sábado, 9 de maio de 2015

Nico quebra hegemonia de Hamilton e larga na pole na Espanha. Massa é 9º

Ferrari não ameaça e treino vira duelo particular entre dupla da Mercedes. Williams se vê ameaçada por STR e RBR. McLaren evolui, mas fica no Q2. Nasr é 15º de Sauber


Por
Barcelona, Espanha
 

As equipes aproveitam a pausa de três semanas antes da chamada temporada europeia para desenvolverem novos pacotes na ânsia de dar um salto de qualidade no grid da Fórmula 1. Mas o longo período sem corridas não foi suficiente para a Ferrari encontrar um modo de colar de vez na Mercedes, ao menos no treino classificatório para o GP da Espanha, válido pela 5ª etapa de 2015. Com isso, o que se viu neste sábado no Circuito Internacional de Barcelona-Catalunya foi um duelo particular entre a dupla das Flechas de Prata. E dessa vez, , quem levou a melhor foi Nico Rosberg. O alemão foi o mais veloz com 1m24s681 e quebrou a série de poles consecutivas de Lewis Hamilton, que havia largado na frente em todas as provas anteriores.
A TV Globo transmite o GP da Espanha domingo, a partir das 9h (de Brasília)

Nico Rosberg Lewis Hamilton Treino classificatório GP da Espanha F1 2015 (Foto: Reuters)
A vez de Nico Rosberg sorrir: alemão quebra 
série de poles de Lewis Hamilton em 2015 
(Foto: Reuters)


A Mercedes não teve concorrência. Após dominar os treinos livres, seus pilotos foram os únicos a baixar da casa de 1m25s na sessão que definiu o grid. Sebastian Vettel, de Ferrari, ficou em terceiro, com 1m25s458, a distantes 0s777 da melhor marca do dia. O tetracampeão dividirá a segunda fila com Valtteri Bottas, da Williams, que assegurou a quarta colocação com 1m25s694.

Nico Rosberg é pole na Espanha (Foto: AP Photo/Emilio Morenatti)
Nico Rosberg em ação no treino classificatório 
para o GP da Espanha (Foto: AP 
Photo/Emilio Morenatti)


Felipe Massa, por sua vez, teve que amargar um indigesto nono lugar. O experiente paulista preferiu deixar a pista somente nos minutos finais do Q3 com o objetivo de economizar pneus, mas acabou sendo prejudicado pela piora das condições da pista. Definitivamente, não foi um bom dia para os brasileiros. Com a Sauber ficando cada vez mais para trás no pelotão intermediário, Felipe Nasr foi eliminado no Q2 e largará apenas na 15ª colocação.

Felipe Massa no treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: Getty Images)
Felipe Massa ficou apenas com o 9º lugar no 
treino classificatório para o GP da Espanha 
(Foto: Getty Images)


A surpresa ficou por conta da dupla de novatos da STR, Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen. Eles ficaram em quinto e sexto, respectivamente, à frente da Ferrari do veterano Kimi Raikkonen. As RBR de Daniil Kvyat (8º) e de Daniel Ricciardo (10º) completaram o top 10. 

Outra expectativa para este sábado era se as McLarens, com pintura nova e atualizações no carro, conseguiriam avançar pela primeira vez à superpole em 2015. Mas apeesar da nítida evolução, Alonso e Button não conseguiram levar o MP4-30 além da 13ª e da 14ª colocações, respectivamente. 

Fernando Alonso com a McLaren no treino classificatório do GP da Espanha (Foto: Getty Images)
Piloto da casa, Fernando Alonso com a McLaren 
de pintura nova em Barcelona (Foto: Getty Images)

grid de largada

Resultado do treino classificatório para o GP da Espanha de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)



q1
Mesmo com os pneus duros, mais lentos, a Mercedes dominou o Q1 com Hamilton em primeiro (1m26s382) e Rosberg em segundo (1m26s490), dando pinta de que não teriam concorrência neste sábado. De compostos médios, Kimi apareceu em terceiro (1m26s637), enquanto Vettel, com os duros, foi apenas o décimo (1m27s534). Massa avançou em quinto, logo à frente de Bottas. Nasr foi o 12º, enquanto seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson foi eliminado juntamente com as Force India de Hulkenberg e Pérez e as Manor de Stevens e Merhi.


Avançaram ao Q2: 
HAM, ROS,RAI, SAI, MAS, BOT, MAL, GRO, VER, VET, RIC, NAS, BUT, KVY, ALO

Eliminados no Q1: 
ERI, HUL, PER, STE, MER


q2
Já com pneus médios, a Mercedes seguiu soberana, dessa vez com Rosberg (1m25s166) à frente de Hamilton (1m25s740). Ambos foram os únicos a baixar da casa de 1m26s. Raikkonen novamente foi quem mais se aproximou das Flechas de Prata (1m26s016), seguido por Felipe Massa, que colocou a Williams à frente da Ferrari de Vettel e do companheiro Bottas. Também se classificaram para o Q3 o quarteto STR e RBR: Verstappen, Sainz, Ricciardo e Kvyat. Nasr acabou em 15º e foi eliminado. Alonso e Button não conseguiram levar a McLaren para o Q3 e ficaram em 13º e 14º. Também caíram fora as Lotus de Grosjean e Maldonado.

Avançaram ao Q3: 
ROS, HAM, RAI, MAS, VET, BOT, VER, SAI, RIC, KVY

Eliminados no Q2: 
GRO, MAL, ALO, BUT, NAS

q3
Na primeira parte do Q3, Rosberg anotou o melhor tempo, 1m24s681, acompanhado pelo parceiro Hamilton, com 1m24s948. Vettel, Bottas, Raikkonen e Verstappen vieram na sequência. Já Massa, Sainz, Ricciardo e Kvyat preferiram continuar nos boxes para economizar pneus visando a parte final da classificação. Nos instantes finais, todos os dez pilotos foram para a pista para a decisão da pole position. No entanto, a pista piorou e nenhum dos competidores conseguiu melhorar suas marcas. Assim, Rosberg nem precisou se esforçar para assegurar a pole position. Massa não fez boa volta e acabou com a nona posição. 


INFO - Circuito GP do Espanha F1 - 2 (Foto: globoesporte.com)

Nenhum comentário: