Filha de mãe brasileira e pai inglês, Weston-Webb nasceu em Porto Alegre, mas deixou país com apenas 2 semanas. Talentosa e bela, surfista ganha espaço na elite
Tatiana Weston-Webb em ação em Gold Coast - Mundial de Surfe (Foto: Felipe Siqueira)
- Tudo bem! Não falo português muito bem. Eu entendo tudo, mas fico envergonhada para falar, desculpe – disse timidamente.
A conversa então seguiu em inglês. Sem problemas, afinal Tatiana deixou o Rio Grande do Sul muito pequena. Mais precisamente com duas semanas de vida. Criada na ilha de Kauai, a surfista de 18 anos é filha de mãe brasileira, a bodyborder gaúcha Tanira Guimarães. Seu pai, Doug Weston-Webb, é inglês, mas foi criado nos Estados Unidos.
- Deixei o Brasil com apenas duas semanas. Meu pai ama o Havaí, assim como minha mãe. Os dois se conheceram lá. Eles amam morar lá - explicou.
FOTOS: Saiba quem são as competidoras que fazem parte da elite em 2015
Mesmo crescendo longe do país e competindo por outra bandeira, Tatiana faz questão de não perder o vínculo com sua terra natal.
- Já fui ao Brasil várias vezes. Minha família mora lá, então vou para lá sempre que posso.
Conheça Tatiana Weston-Webb
(Foto: Editoria de Arte)
E as ligações de Weston-Webb com o país não ficam apenas nas visitas esporádicas. A atleta namora o surfista brasileiro Jessé Mendes, que por pouco não venceu o trials que lhe daria uma vaga na disputa da etapa desta semana na Austrália.
- Estamos juntos desde julho do ano passado – conta.
Tatiana Weston-Webb e o namorado Jessé
Mendes (Foto: Reprodução/Instagram)
Em 2014, Tatiana participou de três etapas do tour substituído atletas machucadas e derrubou atletas de peso no round 2 nos eventos. Neste sábado, ela começou sua primeira temporada completa na elite encarando duas fortes competidoras: a compatriota Carissa Moore (nº 3 do ranking) e a australiana Laura Enever (top 10 no ano passado).
- Eu me sinto uma pessoa de sorte por estar no meio dessas incríveis surfistas neste ano. Acho que o surfe feminino atingiu um patamar diferente. Tenho muito orgulho de fazer parte disso.
Tatiana Weston-Webb em ação em Gold
Coast - Mundial de Surfe (Foto: Divulgação)
E por muito pouco, muito pouco mesmo, a havaiana nascida no Brasil não saiu vitoriosa. Com notas 7,83 e 7,00, Tatiana liderou boa parte da bateria. Mas nos segundos finais, Carissa pegou uma bela onda que, após o cronômetro já zerado, foi classificada pelos juízes como 7,67, dando-lhe a vitória com 15,00 pontos no total.
- Eu sabia que era uma bateria forte, ainda mais que tinha a Carissa, que é tão querida pelos juízes que marca muitos pontos não importa o porquê. Eu sabia que se ela surfasse uma onda do jeito que ela surfou ela alcançaria a pontuação.
Na repescagem, Tatiana enfrentará a sul-africana Bianca Buitendag, sétima colocada da temporada passada. A havaiana nascida no Rio Grande do Sul já pode cair na água neste domingo na Austrália, noite de sábado do Brasil, dependendo da condição do mar. A organização da WSL fará uma chamada às 18h30 de Brasília para avaliar se é possível dar continuidade à competição.
Weston-Webb após sua bateria de estreia na
temporada 2015 (Foto: Felipe Siqueira)
resultados da 1ª fase
2: Sally Fitzgibbons (AUS) 16,56 x Courtney Conlogue (USA) 16,30 x Nikki Van Dijk (AUS) 12,50
3: Silvana Lima (BRA) 18,16 x Stephanie Gilmore (AUS) 14,00 x Bronte Macaulay (AUS) 9,73
4: Dimity Stoyle (AUS) 11,76 x Alessa Quizon (HAW) 10,26 x Tyler Wright (AUS) 6,97
5: Carissa Moore (HAW) 15,00 x Tatiana Weston-Webb (HAW) 14,86 x Laura Enever (AUS) 12,00
6: Lakey Peterson (USA) 15,40 x Coco Ho (HAW) 14,13 x Bianca Buitendag (ZAF) 12,63
baterias da repescagem (2ª fase)
2: Johanne Defay (FRA) x Nikki Van Dijk (AUS)
3: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
4: Tyler Wright (AUS) x Alessa Quizon (HAW)
5: Bianca Buitendag (ZAF) x Tatiana Weston-Webb (HAW)
6: Laura Enever (AUS) x Coco Ho (HAW)
FONTE:
http://glo.bo/1E2lOiK
Nenhum comentário:
Postar um comentário