sábado, 28 de fevereiro de 2015

Federer finaliza "torneio relâmpago" com título sobre Djokovic em Dubai

Suíço ficou, em média, 55 minutos em quadra por partida na competição; contra o sérvio, ele venceu por 2 sets a 0 e chegou ao seu sétimo título do campeonato


Por
Dubai, Emirados Árabes Unidos
 
Federer Final ATP de Dubai (Foto: Reuters)Federer venceu Djokovic na final após salvar sete break points do sérvio (Foto: Reuters)


Se tratando de uma final entre o número 1 contra o número 2 do mundo, pode-se dizer que o tempo de 1h24m de partida foi mais uma vez baixo. Em um torneio que se caracterizou pelos "jogos relâmpagos" de Roger Federer, o suíço confirmou a boa forma que se apresentou ao longo dos cinco jogos em Dubai e garantiu o título da competição pela sétima vez (2003, 2004, 2005, 2007, 2012, 2014 e 2015) após vencer Novak Djokovic na decisão por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5. Em média, Federer ficou 55 minutos em quadra por partida na atual edição do torneio. Foi também a 20ª vitória do suíço contra 17 do sérvio em confronto direto entre eles. O triunfo também interrompeu a série de 11 vitórias consecutivas de Nole na temporada.

O início de jogo demonstrou porquê os tenistas são os dois melhores do mundo no ranking da ATP no momento. Logo no primeiro game, belas trocas de bola, ótimas devoluções de Djokovic, e Federer subindo à rede para matar os pontos. Diferente dos outros jogos em Dubai, quando o suíço encontrou muita facilidade para fechar seus games, o sérvio dava muito trabalho e teve um duplo break point no terceiro game. No entanto, Federer salvou ambos e, após três igualdades, conseguiu confirmar seu serviço.

Apesar da maior consistência de Djokovic nos saques, Federer arriscava bastante nas subidas à rede e tentava intimidar o número 1 do mundo. Apesar do alto número de winners no primeiro set (18), o suíço também somava muitos erros não forçados (15) pelo arrojo. Porém, foi o sérvio que perdeu seu serviço com uma bola para fora no oitavo game, vendo o rival abrir 5/3. Federer sacou para o set e, com mais um erro de Djoko, conseguiu fechar em 6/3 após 37 minutos de jogo.

Djokovic Final ATP de Dubai (Foto: Reuters)
Djokovic teve muita dificuldade com Federer 
e não conseguiu salvar as chances de quebra 
do rival (Foto: Reuters)


No segundo set, os tenistas voltaram mais concentrados em seus saques e foram confirmando sem muita dificuldade. Isso até o oitavo game, quando começou mais um show de Roger Federer. Com um belo winner, Djokovic conseguiu um duplo break point. Porém, com dois aces e outros dois saques perfeitos, o suíço conseguiu salvar a quebra e confirmar seu serviço para delírio do público local. O enredo se confirmou novamente no 10º game, com mais dois aces para confirmar o saque após o sérvio ter dois break points.

Os grandes momentos de Federer no jogo foram irritando Djokovic, que balançava a cabeça em sinal de negativo a cada acerto do rival. No game seguinte, o sérvio teve três chances de confirmar seu serviço, porém, o suíço buscou, chegou à igualdade e conseguiu a quebra após um lindo winner na bola cruzada. Sacando para fechar o jogo, Federer perdeu um match point, precisou salvar um break de Nole, mas conseguiu fechar o confronto em um ótimo saque e voleio na rede. 

em doha, safarova é campeã sobre azarenka

Lucie Safarova no WTA de Dubai (Foto: Getty Images)Lucie Safarova conquistou o título com vitória inédita sobre Azarenka 
(Foto: Getty Images)


Na decisão do WTA de Doha, Lucie Safarova (15ª) levou a melhor sobre Victoria Azarenka (48ª). Ambas chegaram ao torneio sem muitas pompas, já que não eram cabeças de chaves mas desbancaram favoritas, como Petra Kvitova, Caroline Wozniacki e Venus Williams. Em busca de seu primeiro título desde agosto de 2013, quando foi campeã em Cincinnati, a bielorrussa, no entanto, viu a rival mais experiente superá-la por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3 em 1h27m de confronto.

Curiosamente, foi a primeira vitória de Safarova sobre Azarenka. Elas já tinham se encontrado em outras seis oportunidades, porém jamais em uma decisão de campeonato. Com a vitória, a tcheca de 28 anos chegou a seu sexto título na carreira e deve ganhar algumas posições no ranking, se aproximando do top 10.


FONTE:
http://glo.bo/189a69G

Nenhum comentário: