sábado, 28 de fevereiro de 2015

International Board rejeita quarta substituição e uso de vídeo no futebol

Em encontro anual, órgão responsável pelas regras do futebol decide analisar questões por pelo menos mais 12 meses antes de implementá-las no esporte


Por Belfast, I
rlanda do Norte
 

As regras do futebol não devem ter mudanças significativas pelos próximos 12 meses, no mínimo. No encontro anual da International Board, órgão responsável por regular o esporte, em Belfast, na Irlanda do Norte, duas possíveis alterações foram rejeitadas: a quarta substituição em jogos que vão para a prorrogação e o uso de tecnologia de vídeo em partidas para auxiliar os árbitros.

As duas propostas, porém, ainda podem ser aprovadas, após um período maior de análise. A tecnologia em vídeo tinha a possibilidade de ser testada nos jogos da Copa da Holanda na próxima temporada, como ofereceu a Federação Holandesa de Futebol, mas os membros da International Board mostraram cautela e preferiram adiar a liberação por pelo menos 12 meses.

- Esta seria a maior decisão que a International Board tomaria em todos os tempos - disse o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, presente no encontro, resumindo a cautela com que o assunto é tratado.

Reunião da International Board com Jerome Valcke, Fifa (Foto: Divulgação)
Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, participa 
de coletiva da International Board 
(Foto: Divulgação)


Em relação à quarta substituição, proposta pela Fifa, a ideia foi rejeitada de imediato. Entretanto, os órgãos técnicos da International Board farão uma análise maior da questão nos próximos meses.

- A International Board mantém a visão de que três substituições são adequadas – explicou Patrick Nelson, chefe executivo da Federação Irlandesa de Futebol.

A única alteração aceita pelo órgão foi o fim da chamada “punição tripla”. Agora, um jogador que seja expulso por cartão vermelho direto ao evitar uma chance de gol do adversário, concedendo pênalti, não será mais suspenso para a próxima partida.

- Concordamos que esta punição é pesada demais e que precisamos encontrar uma solução para esta questão. Pedimos à Fifa para ver a possibilidade de implementar isso a nível global – explicou Nelson. 


ENTENDA A INTERNATIONAL BOARD

A International Board foi fundada por quatro associações britânicas em 1886 - antes mesmo da Fifa, de 1904 -, quando os responsáveis pelo futebol de Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales se juntaram em Manchester para definirem as regras do jogo. Em 1913, a Fifa passou a fazer parte do grupo. Nas reuniões, cada federação britânica tem um voto, enquanto a Fifa tem quatro, representando os outros 204 países filiados. Para qualquer mudança nas leis, é necessária a aprovação de 3/4 dos votos (seis dos oito).

O primeiro encontro anual, que costuma ser em fevereiro ou março, serve para tratar de assuntos gerais, incluindo as mudanças nas regras. O segundo, geralmente entre setembro e outubro, debate temas ligados a negócios submetidos ao conselho e não tem como intuito interferir dentro das quatro linhas.

Se uma mudança for aprovada (tendo os seis de oito votos da reunião), a medida passa a valer a partir do dia 1º de julho do mesmo ano. Nos últimos anos, algumas novidades saíram do papel, como a permissão de jogos em campos de grama artificial, a proibição de camisas contendo mensagens políticas ou religiosas, a liberação da publicidade em qualquer parte do uniforme e uma alteração na lei de impedimento, onde qualquer parte do corpo, com a exceção dos braços, conta na hora da marcação de um impedimento.


FONTE:

Nenhum comentário: