sábado, 28 de fevereiro de 2015

A exemplo do profissional, Bota lidera Carioca sub-20, e René olha de perto

Sem condições de fazer contratações de peso, treinador acompanha os juniores, atuais campeões estaduais da categoria, que também encaram o Flamengo domingo


Por
Rio de Janeiro

 
Time sub-20 do Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)Além de líder, Botafogo é o atual campeão carioca sub-20 (Foto: Divulgação / Botafogo)


Líder do Campeonato Carioca, com o melhor ataque e o saldo mais positivo da competição. A afirmação vale tanto para o profissional quanto para o sub-20 do Botafogo, que, a exemplo do time de cima, enfrenta o Flamengo domingo no Maracanã. A campanha dos juniores, atuais campeões da categoria e invictos há 16 partidas na competição, supera até mesmo a da equipe de René Simões, já que o aproveitamento dos jovens alvinegros é de 100% dos pontos ganhos.

Mais do que simples vitórias, o desempenho impecável até aqui pode ser o indício de que há uma boa fonte de reforços para um clube que vive grave crise financeira e não tem caixa para buscar reforços caros. E a comissão técnica liderada por René Simões tem monitorado tudo de perto para em breve colher os frutos da base.

- A comissão técnica está bastante atenta à nossa categoria. O fato de estarmos jogando preliminares ajuda. Assim, eu acredito que, quando precisarem, eles vão puxar para o profissional. É uma comissão voltada para a base do Botafogo. Ficamos felizes por isso - explica o treinador da equipe sub-20, Mauricinho.

Time sub-20 do Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)
Time sub-20 do Botafogo tem 100% de 
aproveitamento e melhor ataque do 
Carioca (Foto: Divulgação / Botafogo)


Para o treinador, o perfil de René Simões à frente da equipe profissional faz com que a base seja olhada de uma maneira especial. E, em breve, alguns jogadores do sub-20 deverão subir para o time de cima.

- Isso (promoção de atletas para o profissional) depende muito do perfil da comissão profissional. Eles entendem o processo de formação, acompanham de perto. O René fala conosco constantemente. Não é só importante para o Botafogo, é importante para o Brasil. O Botafogo está com um olhar voltado para isso. A comissão técnica entende que esse processo é importante para o clube. O René é um cara muito atento às categorias de base - completa Mauricinho.

Atualmente, Mauricinho trabalha com 38 jogadores no elenco, e o goleiro Saulo é o único jogador desse time que treina regularmente com os profissionais. Na última semana o volante Dierson participou de algumas atividades. Apesar de o técnico não gostar de falar de possíveis destaques individuais – alega que seria uma opinião muito pessoal –, o atacante Vinicius Tanque vem se destacando na competição e é o vice-artilheiro do Carioca sub-20 com cinco gols marcados (o flamenguista Douglas Baggio lidera a disputa, com sete).

Fernandes Botafogo treino (Foto: Vitor Silva/SSPress)Fernandes subiu para os profissionais e tem se destacado (Foto: Vitor Silva/SSPress)


Para o Campeonato Carioca, o profissional buscou quatro reforços daquele time campeão no ano passado: o zagueiro Igor Rabello, o lateral-esquerdo Jean, o atacante André Luis e o meio-campista Fernandes, que atuou por duas vezes como titular e já até balançou as redes na competição. Cada um com seu perfil, como explica Mauricinho.

- A comparação é inevitável, mas não é bem-vinda. É preciso ter paciência e cuidado. São jogadores em processo de formação, e o René entende isso como ninguém. Fernandes é um jogador de técnica que chega bem no ataque e finaliza. O Jean é bem equilibrado, regular em todos os setores do campo. 

O Rabello é um central de boa postura física, bom posicionamento e entende bem da função. O André finaliza bem e joga pelo alto e pode jogar como 9 ou pelos lados do campo - explica o técnico.

Com 18 pontos, o Botafogo lidera o Carioca sub-20 - quatro à frente do vice Madureira. Adversário de domingo, o Flamengo aparece apenas na sexta colocação, com 12, mas tem o segundo melhor ataque da competição, com 19 gols. O clássico dos juniores está marcado para começar às 13h45 no Maracanã. 

- Estou muito feliz em estar tendo essa oportunidade de jogar pela primeira vez no Maracanã, ainda mais sendo um clássico, nunca tive essa oportunidade. A nossa equipe está muito confiante para a partida de domingo. Vamos com tudo, botando em pratica aquilo que o nosso treinador pede - avalia Mauro, um dos nomes da equipe alvinegra de juniores.


FONTE:
http://glo.bo/1JZtUOr

Nenhum comentário: