sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bruno Schmidt e Thiago levam bronze e garantem título brasileiro no desafio

"Seu Jorge" substitui Alison, cortado por conta de apendicite, e vence Gibb/Patterson ao lado de Schmidt. Ágatha e Bárbara perdem de virada para Walsh e April Ross


Por
Rio de Janeiro


Formada às pressas por conta da cirurgia de Alison para a retirada do apêndice no fim de semana, a dupla Thiago e Bruno Schmidt entrou em quadra sem pressão desde o primeiro dia do desafio Melhores do Mundo. Sempre com o sorriso no rosto, os dois se diziam  satisfeitos só pelo fato de participar e afirmaram desde o princípio que jogariam para se divertir. Mas a tranquilidade era tanta que eles foram passando, avançaram à disputa do terceiro lugar no masculino e, neste sábado, bateram Casey Patterson e Jake Gibb por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/17. Além do bronze, garantiram matematicamente o título antecipado para o Brasil no desafio.

- Representamos o Brasil muito bem e em um nível muito alto. É um aquecimento olímpico. Chegar aqui e subir no pódio é bom demais, porque o Alison ficou fora, fui chamado, estava fora do torneio, não participo de competições internacionais desse nível há dois anos. Não foi um torneio longo, mas estou exausto pela intensidade do evento. O Bruno confiou em mim. Foi maravilhoso. É um resultado expressivo. Subir no pódio agora e representar o Brasil é muito satisfatório - relatou Thiago, apelidado de "Seu Jorge".

Bruno Schmidt e Thiago no Desafio Melhores do Mundo Vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Bruno Schmidt e Thiago se juntaram às pressas 
e terminaram com o bronze (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)


Bruno já havia experimentado a sensação de ficar sem Alison "Mamute". No ano passado, seu parceiro deu uma pausa para curar um problema no joelho que o incomodava desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para o Circuito Brasileiro, escolheu o capixaba Luciano. Juntos, os dois venceram em Porto Alegre, foram vice em São José e caíram nas quartas nas duas últimas etapas, em Fortaleza e João Pessoa. Ou seja, é um jogador que se adapta a novos parceiros rapidamente. "O Mágico" elogiou também os americanos.

- Casey e Gibb tem jogado muito bem o Circuito Mundial nos últimos anos, vem logo atrás de Phil e Rosenthal. Foi bacana demais porque superamos o vento, que atrapalhou. A dificuldade era grande e a revertemos. Não somos um time e acho que o mérito é total do Thiago. Eu não sabia nem se ia vir jogar por conta da situação do Alison e estou feliz de ter seguido no torneio e, claro, ter garantido o título para o Brasil - relatou Bruno Schmidt.

Walsh e Ross vencem as brasileiras e levam bronze (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Walsh e Ross vencem as brasileiras e levam bronze (Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Na disputa feminina pelo bronze, Ágatha e Bárbara Seixas começaram bem, mas sofreram a virada de Kerri Walsh, tricampeã olímpica, e April Ross, medalhista de prata em Londres 2012. O placar ficou em 2 sets a 1, parciais de 21/18, 21/16 e 15/7 no tie-break. Com isso, as estrangeiras garantiram o bronze. Nesta sexta, a dupla brasileira havia batido as mesmas rivais por 21/19 (na fase em que a disputa ainda tinha apenas partidas com um set). Antes disso, a última vez que elas se encontraram foi no Grand Slam de Long Beach, em julho do ano passado, quando as americanas também venceram. Walsh lamentou que os EUA tenham perdido o desafio, mas se disse contente por ela e Ross saírem com o bronze.

- O vento deixou o jogo mais desafiador. Foi uma grande oportunidade para melhorarmos o nosso jogo com o vento. Os brasileiros sempre estão entre os melhores do mundo. O bloqueio deles é muito bom, e o saque é duro. No primeiro jogo contra Ágatha e Bárbara (na sexta-feira), acho que elas usaram o vento a seu favor. Fizemos alguns ajustes para hoje e entramos mais agressivas. O vento virou nosso amigo ao invés de inimigo. Eu sinto que os Estados Unidos ainda estão pegando seu ritmo. Ficamos tristes porque, apesar da falta de ritmo, viemos todos para vencer. Estou orgulhosa que pelo menos eu e April conseguimos sair com uma vitória. É super importante. Os jogos que perdemos foram por pouco. Fiquei feliz por termos jogado aqui, porque é onde serão os Jogos Olímpicos e acho que já deu um gostinho - finalizou Walsh.


01
DOMÍNIO TOTAL DE BRUNO E THIAGO

Bruno Schmidt e Thiago no Desafio Melhores do Mundo Vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Bruno Schmidt e Thiago no desafio Melhores do Mundo
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)


Bruno e Thiago entraram determinados a acabar rapidamente com a partida e garantir o caneco do desafio para o Brasil. "O Mágico" começou afiado no saque. No primeiro set, ele fez quatro aces, sendo dois consecutivos. Os brasileiros abriram 16 a 5, tamanha a superioridade sobre Casey Patterson e Jake Gibb. "Seu Jorge" também surpreendeu com um toquinho de lado, matando Gibb na rede, e marcou em seguida para fechar a primeira parcial em 21 a 8.

Gibb e o "Dragão Vermelho" vieram mais focados na segunda etapa e contaram com algumas falhas dos brasileiros. Bruno errou um levantamento do fundo de quadra, e os americanos abriram vantagem de três pontos. A reação do Brasil se iniciou com um ace de Thiago e seguiu com um toque de Schmidt no ataque. A virada veio com o erro de Casey, que mandou uma bola na rede. Depois, eles administraram a vantagem e fecharam em 21 a 17 após Schmidt explorar o bloqueio de Gibb.


02
WALSH E ROSS SUPERAM ÁGATHA E BÁRBARA

Ágatha e Bárbara Seixas não se intimidaram ao encontrar, do outro lado da quadra, a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira, April Ross, medalha de prata em Londres 2012. As brasileiras demonstraram muita consistência e erraram pouco. Elas abriram seis pontos de vantagem (16 a 10), no primeiro set. Em alguns lances, ficava evidente a qualidade técnica de Walsh, mas ela e sua companheira não foram páreo para a dupla do Brasil, que fechou a primeira parcial em 21 a 18. 
Contudo, Walsh e April Ross voltaram mais fortes no segundo set e eram elas que ditavam o ritmo do jogo, apesar da torcida totalmente a favor das brasileiras na arena em Copacabana e da energia com que Bárbara Seixas e Ágatha jogavam. As americanas fecharam o set por 21 a 16 quando Babi errou uma bola na rede, com a tricampeã olímpica subindo no bloqueio.

 Ágatha e Bárbara Seixas, Desafio Melhores do Mundo Vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Bárbara Seixas bem que tentou, mas não 
conseguiu bater Walsh neste sábado 
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)


No tie-break, a dupla do Brasil cometeu alguns erros. Bárbara errou no bloqueio. Depois, ela e Ágatha deixaram a bola passar no saque de April Ross, e ela foi dentro. As duas até foram bem em alguns lances, como quando Babi deu um toquinho de segunda e enganou Walsh. Mas Ross foi esperta no ataque seguinte para usar a rival no bloqueio, e Walsh fez um ace. O match point saiu com Ross mandando uma bomba para cima de Bárbara, fechando em 15 a 7, e garantindo o bronze.


03
FINAL NESTE DOMINGO COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Os classificados para a final do evento, que distribui US$ 120 mil (cerca de R$ 310 mil), são Pedro Solberg e Evandro, que enfrentarão Hyden e Tri na decisão masculina, enquanto Larissa e Talita farão a final feminina diante de Fopma e Summer Ross. As duas finais acontecem neste domingo a partir das 11h45 e terão a transmissão do SporTV, além de cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes do Canal Campeão podem acompanhar pelo SporTV Play.


FONTE:

Nenhum comentário: