quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Esportes de Verão: Valesca Popozuda desafia equilíbrio em aula de hopping

Série de reportagens apresenta dez modalidades típicas da estação mais quente do ano, com fotos, vídeos, dicas de prática e benefícios ao corpo


Por  
Rio de Janeiro



Praticante de treino funcional, a cantora Valesca Popozuda não precisa de muito esforço para manter as curvas que deixam as invejosas cheias de recalque. Ainda assim, o Esportes de Verão levou a loira para experimentar o Hopping, nova modalidade que promete ser uma das favoritas da estação. No início, ela se sentiu insegura em cima das botas, similares a um par de patins, mas com molas no lugar das rodas.

- A bota parece um patins, mas tem uma mola, ela é meio engraçada. Quando você olha, acha que não vai conseguir fazer nada em cima dela. Mas é um desafio bem legal, parece que ajuda a emagrecer, então vamos tentar - disse antes de começar.

Em poucos minutos, a funkeira já estava pulando, correndo e fazendo coreografias. De acordo com a professora Ingrid Paes, o aluno chega a perder até 800 calorias em 45 minutos de atividade. Além de contribuir para a perda de peso, o esporte pode ser praticado por quem tem problemas nas articulações, pois as botas absorvem 80% do impacto com o solo.

Entre os diversos benefícios da modalidade, também está a promessa de combater a tão indesejada celulite, notícia que empolgou ainda mais a cantora. Após a aula, Valesca recebeu elogios e se mostrou empenhada em continuar a praticar o Hopping. 


- Ela se saiu muito bem! Ficou com um pouco de medo no começo, mas é normal, todo mundo fica. Não é um material tão comum, é uma superfície bem instável - explicou Ingrid.
- Até que não é complicado ficar em cima da bota, pensei que seria pior. A gente pensa que é fácil, mas o Hopping exige muito equilíbrio e coordenação motora. Só de andar já dá uma cansadinha na perna. Eu gostei do esporte, espero fazer várias vezes! - revelou a funkeira.

eu atleta ee valesca mosaico (Foto: eu atleta)



HISTÓRIA
As botas usadas na prática do esporte foram desenvolvidas na Suíça e eram usadas por médicos e fisioterapeutas com o intuito de ajudar na reabilitação de lesões nos tornozelos, joelhos e quadril. Com o passar dos anos, o equipamento foi sendo aperfeiçoado, e hoje mais de 13 países já praticam o Hopping.


ONDE PRATICAR?
A modalidade pode ser feita em qualquer superfície, como na areia, na grama ou no cimento. No caso dos iniciantes, o ideal é que o solo não seja muito irregular. O esporte também pode ser feito dentro de academias, em aulas coreografadas, o que torna a atividade ainda mais dinâmica.


EQUIPAMENTOS
Para praticar o Hopping só é preciso ter as botas específicas da modalidade. Existem muitas opções de modelos disponíveis no mercado, variando de R$ 480,00  a R$ 1.200,00. Recomenda-se o uso de meias bem compridas, para evitar que a bota machuque as pernas.


BENEFÍCIOS PARA O CORPO
O esporte é uma atividade aeróbica de impacto muito reduzido, ajudando na perda e controle do peso. Ele trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e o condicionamento físico. O Hopping melhora os sistemas cardiovascular e respiratório e ativa o sistema linfático - atuando na redução da celulite. Além de trabalhar a região do CORE - músculos das regiões abdominal e lombar responsáveis por estabilizar o corpo - e os membros inferiores de uma maneira geral.


Agradecimento especial à academia Cia Athletica

Valesca Popozuda hopping' (Foto: Luma Dantas)
Valesca Popozuda se diverte durante a aula de 
Hopping com a professora Ingrid Paes 
(Foto: Luma Dantas)


saiba mais

Nenhum comentário: