quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Duda Amorim ganha prêmio de melhor jogadora do mundo de 2014

Campeã mundial, armadora vence eleição da Federação Internacional de Handebol e se torna segunda brasileira a levar o prêmio de melhor do mundo


Por
São Paulo, SP


O Brasil mais uma vez tem a melhor jogadora de handebol do mundo. Eduarda Amorim venceu a eleição promovida pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e foi eleita a número 1 do ano de 2014. O resultado da votação foi divulgado nesta quarta-feira, e a brasileira obteve 35,2% dos votos de fãs e jornalistas. A armadora campeã mundial se tornou a segunda brasileira a conquistar o prêmio. Em 2012, a ponta Alexandra Nascimento também levou o prêmio.

Eduarda Amorim é eleita a melhor jogadora do mundo (Foto: Reprodução/Instagram)
Eduarda Amorim é eleita a melhor jogadora 
do mundo (Foto: Reprodução/Instagram)


- Eu ganhei. Por um dia posso falar que sou a melhor do mundo. Trabalhei muito para isso, mas posso falar que esse resultado também é de vocês (fãs), pela campanha, por todos os votos que vocês deram. É um momento muito feliz da minha carreira. É um momento muito bom também do handebol brasileiro. Tenho que agradecer muito a todas as pessoas que me ajudaram por esse caminho, todos os meus técnicos, a seleção, o COB, todo mundo que deu apoio. Agora acompanhem a seleção. Logo tem Mundial, o Pan e as Olimpíadas - disse Duda.


A armadora, que se recupera em São Paulo de uma cirurgia no joelho esquerdo, concorria com outras quatro atletas, todas eleitas por votação de um júri especializado. Eram elas: a sueca Isabelle Gulldén, a espanhola Marta Mangué, a romena Cristina Neagu e a norueguesa Heidi Loke. As duas última já têm o prêmio no currículo e foram a segunda e a terceira colocadas respectivamente na eleição de 2014. Duda abraçou uma campanha de votos e, assim como Alê em 2012, foi a vencedora - entre os homens, o francês Nikola Karabatic levou o prêmio pela segunda vez.

Duda Amorim faz tratamento do joelho em São Paulo (Foto: Marcos Guerra)Duda Amorim comemora com a mãe Olívia (Foto: Marcos Guerra)


Junto da família, a jogadora que mora e joga na Hungria, já sabe como celebrar. A mãe Olívia prometeu festa em Blumenau, cidade natal da jogadora.

- Vou comemorar. Vai ter uma churrascada. Tem que ter um pouquinho de festa - disse a armadora.

Eleita MVP do Mundial da Sérvia (Jogadora Mais Valiosa), Duda foi peça fundamental para a conquista inédita do título para o Brasil. A armadora já estava acostumada com títulos coletivos e pessoais. Além das conquistas à frente da seleção em 2013, ela se tornou bicampeã da Liga dos Campeões da Europa no ano passado, defendendo o húngaro Gyõri. Duda entrou para a seleção do campeonato continental de clubes na última temporada.

Eduarda Amorim na partida de handebol do Brasil contra Noruega (Foto: AFP)
Campeã mundial, Eduarda Amorim é eleita 
a melhor jogadora do mundo (Foto: AFP)


FONTE:

Nenhum comentário: