quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Reciclagem celeste: sucesso com Moreno inspira aposta em Damião

Time entrosado do Cruzeiro é trunfo para ex-santista melhorar desempenho em 2015, seguindo a fórmula que levou o boliviano ao estrelato após ano ruim no Flamengo


Por
Rio de Janeiro
 
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)



Brasileirão 2014Marcelo Moreno foi superior a Damião nas finalizações e nos gols~

[brasileirão 2013Leandro Damião teve um desempenho melhor do que o boliviano 

brasileirão 2012Média de gols foi praticamente igual entre os atacantes


Uma equipe bem montada se dá ao luxo de poder contratar jogadores que já mostraram ótimo potencial, mas atravessam uma fase ruim. O Cruzeiro é um exemplo disso. O time mineiro contratou Marcelo Moreno mesmo depois de um ano ruim no Flamengo, e o boliviano correspondeu ao investimento. Agora, a diretoria cruzeirense aposta em Leandro Damião para ser trabalhado na "reciclagem celeste" depois de um ano de baixo rendimento no Santos.

O Espião Estatístico fez um levantamento das três últimas edições do Brasileirão para comparar o desempenho dos dois nos quesitos gols e finalizações. Em uma equipe já montada, Damião tem ótima oportunidade para voltar a ser o goleador que se consagrou no Internacional. Bastará para isso repetir a ótima evolução alcançada pelo seu antecessor, que cresceu de rendimento ao atuar ao lado de Ricardo Goulart, artilheiro do Brasileirão-2014 com 15 gols pelo Cruzeiro. 

Comparação entre Damião e Moreno  (Foto: GloboEsporte.com)






Leandro Damião

Leandro Damião centroavante Santos (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Leandro Damião viveu fase ruim no Santos (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)


Os números apontam que o torcedor cruzeirense não tem muito com o que se preocupar em relação ao desempenho recente de Damião em campo. Em 2014, o atacante disputou 26 jogos com a camisa do Santos (18 como titular) e marcou apenas seis gols (média de 0,23 gols por partida). Em 2013 foram 26 jogos pelo Internacional e sete gols (média de 0,19 por partida). No ano anterior, Damião teve a melhor média de tentos na competição nacional nos últimos três anos. Ele participou de 19 jogos pelo Colorado e balançou as redes em sete oportunidades (média de 0,37 gols por partida).  Vale lembrar que Damião jogava o Brasileirão desde 2010 pelo Colorado gaúcho e estava entrosado.

Os números mostram que a queda de rendimento não se limita apenas aos gols. A média de finalizações do atacante também caiu no Santos. No Brasileirão 2012 ele fez 67 arremates, contra 60 em 2013 e 56 em 2014. No Santos, ele precisou de nove finalizações para marcar um gol. Em 2013 no Inter ele balançou a rede a cada 12 finalizações, e em 2012, ele superou os goleiros adversários uma vez a cada 9,6 arremates.

Provavelmente devido à pressão encontrada no Santos após ser contratado por R$ 42 milhões, Damião até mudou suas características. Em 2012, Damião fez 21 assistências para finalizações em 19 jogos (média de 1,11 por partida). Em 2013, foram 27 em 26 jogos (1,04). Mais de 20 assistências para conclusões de companheiros por campeonato no Inter. Mas no Santos, também com 26 partidas disputadas, fez apenas nove assistências (0,35). Um forte indicativo de como teve de mudar no Santos: bola no seu pé virava finalização. Uma mudança e tanto.

Numa equipe extremamente qualificada, com a base do time bicampeão brasileiro mantida, talvez seja o momento certo para Damião se reencontrar, e quem sabe, na temporada 2015, voltar a ser o goleador que se consagrou no Sul e que o torcedor do Cruzeiro tanto espera.

marcelo moreno

Marcelo Moreno comemora gol do Cruzeiro contra o Coritiba (Foto: Getty Images)Marcelo Moreno foi um dos artilheiros do Cruzeiro no Brasileirão com 15 gols (Foto: Getty Images)


A aposta por um goleador desprestigiado não é novidade no Cruzeiro. Em 2013, Marcelo Moreno passou por um momento ruim pelo Flamengo, mas deu a volta por cima no time mineiro e foi uma das peças fundamentais para a conquista do título brasileiro no ano passado, acrescentando à equipe as finalizações de cabeça, pouco aproveitadas na campanha do título de 2013. Damião também é um cabeceador.

Com a camisa do time rubro-negro, o boliviano jogou 16 partidas (10 como titular) e marcou míseros dois gols (média de 0,13 gol por jogo). O boliviano deu 23 arremates no Brasileirão de 2013 (média de 1,44 finalizações por jogo).

Números bem inferiores aos conseguidos no Grêmio, em 2012, e que reapareceram no momento em que ele passou a atuar pelo Cruzeiro no ano passado. Em 28 jogos pelo Tricolor gaúcho, o atacante mandou a bola para as redes 10 vezes (média de 0,36 gols por partida) e arriscou 65 finalizações (média de 2,32 por jogo).

No atual campeão brasileiro, o rendimento foi ainda melhor. Ele disputou 32 jogos (29 como titular) e fez 15 gols (média de 0,47 por jogo), apenas três a menos do que Fred, do Fluminense, que foi o artilheiro da competição.  No quesito finalizações, ele também não deixou a desejar. Foram 94 arremates, obtendo uma média de 2,94 finalizações por partida.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Eduardo Sousa, Guilherme Marçal, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Pedro Venancio, Roberto Teixeira e Valmir Storti.


FONTE:
http://glo.bo/1tEk50X

Nenhum comentário: