terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rio abafa Tandara e bate Praia Clube em partida equilibrada em Uberlândia

Ponteira não faz a diferença, e equipe mineira sofre derrota em sets diretos dentro de casa. Atuais bicampeãs da Superliga assumem momentaneamente a liderança


Por
Uberlândia, MG



A maior pontuadora da Superliga feminina (172 pontos até a 10ª rodada) não foi suficiente para o Praia Clube impor a primeira derrota do Rio de Janeiro nesta edição do torneio. Numa partida equilibrada em Uberlândia (MG), nesta segunda-feira, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho aproveitou os erros das adversárias, conseguiu sofrer pouco com os ataques da ponteira e saiu de quadra com a vitória fora de casa por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/23 e 25/22.

Apesar dos 15 pontos marcados e de ter sido a maior pontuadora do Praia Clube, Tandara foi superada por Gabi, que botou a bola no chão 21 vezes. A melhor jogadora da partida foi a líbero Fabi, do Rio.

vôlei, Praia Clube x Rio de Janeiro (Foto: Assessoria / Praia Clube)
Gabi e Natália se cumprimentam na apresentação 
das jogadoras (Foto: Assessoria / Praia Clube)


- Foi uma bela partida nossa. Jogar no ginásio do Praia não é fácil. A gente conseguiu estudar bem a equipe delas e aproveitamos melhor os finais de set. Abrimos uma vantagem boa que nos deu uma margem no final - comentou Fabi ao final do jogo.

Essa foi a 10ª vitória do Rio na Superliga, e o time segue invicto na competição, agora com 29 pontos, e assume momentaneamente o topo da classificação, com um jogo a mais que Osasco e Sesi (26 ambos). O próximo desafio das atuais bicampeãs do torneio será contra o Osasco, nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube. O Praia Clube, que permanece na quarta colocação, com 18 pontos, encara o São José no mesmo dia, às 19h30, em São José dos Campos (SP).


O jogo

Antes do começo da partida, Bernardinho mostrou preocupação com a principal arma do Praia Clube. Falou em tentar minimizar o estrago de Tandara, maior pontuadora desta temporada da Superliga feminina. Mas as jogadoras do time carioca, invicto na competição, trataram de abafar não só a ponteira, mas todas as rivais de modo geral durante todo o confronto.

vôlei, Praia Clube x Rio de Janeiro (Foto: Assessoria / Praia Clube)
vôlei, Praia Clube x Rio de Janeiro 
(Foto: Assessoria / Praia Clube)


Com muitos erros das adversárias nos fundamentos, o Rio chegou ao primeiro tempo técnico com três pontos de frente. Dos oito pontos da equipe carioca, a metade veio de graça com as falhas do time da casa. Assim que o Rio fez 10 a 6, o técnico Ricardo Picinin chamou a atenção das comandadas, cobrando mais capricho nos passes. A vantagem do Rio caiu para 12 a 11, e o Praia Clube passou a acionar Tandara cada vez mais. O empate veio no 15 a 15, e Natasha, no bloqueio, colocou as anfitriãs em vantagem. O Rio só conseguiu igualar novamente o placar em 18 a 18, depois de uma bela jogada finalizada por Gabi no fundo da quadra. O time carioca ganhou confiança e passou a dominar o fim de set, perdendo apenas mais um ponto até o final da parcial.

Ao contrário do primeiro set, foi a vez de as jogadoras do Rio cometerem erros demais. Porém, a equipe do técnico Bernardinho ainda conseguiu manter a disputa equilibrada, sem dar folga no marcador para as oponentes. Tandara e Ju Costa  guiavam o time da casa em quadra, mas não era o suficiente para superar as adversárias. Já no segundo tempo técnico o Rio liderava o set, e Bernardinho colocou em quadra a levantadora reserva Giovana por alguns minutos. Com Fofão de volta a quadra, Natália levou as cariocas ao set point. Depois de um saque para fora, Gabi tentou ultrapassar duas vezes o bloqueio adversário e, na segunda, explorou a marcação para encerrar o set.

No terceiro set, Tandara perdeu força, enquanto Gabi mantinha um bom desempenho no ataque carioca. A vantagem do Rio chegou a ser de sete pontos (13 a 6). Se Tandara ficou mais escondida em quadra, Natasha passou a ser a principal via de escape do Praia Clube, e a "gordura" do Rio caiu drasticamente: 14 a 12. Aos poucos a camisa 16 do time mineiro foi voltando à velha forma, mas do outro lado Juciely, Carol e Natália complicavam a vida das anfitriãs. No final do set, o bloqueio do Praia Clube funcionou bem (23 a 21) e deu uma esperança para o time da casa. Porém, Carol deu o primeiro match point para o Rio. Depois de um ponto conquistado pelo Praia, Tandara acabou atacando muito mal detrás da linha dos três metros, jogando a bola na rede, e o Rio encerrou a partida em sets diretos.


FONTE:
http://glo.bo/13s4hTg

Nenhum comentário: