terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Arthur Zanetti, Martine Grael e Kahena Kunze vencem Prêmio Brasil Olímpico

Campeão olímpico nas argolas leva prêmio pela segunda vez, enquanto dupla da vela debuta com o troféu. Lais Souza é homenageada e Flavia Saraiva é Atleta da Torcida


Por
Rio de Janeiro



Arthur Zanetti, Martine Grael e Kahena Kunze foram os grandes vencedores da 16ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, na noite de gala do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado na noite desta terça-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ídolo da ginástica artística, campeão olímpico, mundial e vice-campeão mundial em 2014 nas argolas, Zanetti levou o prêmio pela segunda vez (ele já havia sido premiado em 2012). Martine e Kahena, campeãs mundiais neste ano na classe 49erFX da vela, receberam seu primeiro troféu do Prêmio Brasil Olímpico, mas mantiveram a tradição da modalidade, que no ano passado teve Jorge Zarif premiado. A noite também foi de homenagens para o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que levou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, maior honraria do esporte brasileiro, e a ex-ginasta Lais Souza, responsável por anunciar o prêmio de Atleta da Torcida, novidade da festa em 2014.

Arthur Zanetti levou a melhor sobre Marcus Vinicius D'Almeida, do tiro com arco, e Thiago Splitter, do basquete. Já Martine e Kahena venceram a judoca Mayra Aguiar e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática. Os vencedores foram escolhidos por um júri de especialistas no esporte, com transmissão ao vivo do SporTV.

Arthur Zanetti, prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Arthur Zanetti, Aldo Rebelo, Pezão, Martine 
Grael, Nuzman e Kahena no ato final do 
Prêmio Brasil Olímpico 2014
(Foto: André Durão 
/ Globoesporte.com)


- Para falar a verdade, é mais difícil estar aqui do que competindo. Quero agradecer a todos que votaram. Estou muito feliz pelo resultado. Quero agradecer a minha família. Cheguei aqui por conta deles. A todos os meus amigos, que treinam comigo e me incentivam, a todos os meus patrocinadores, sem eles, com certeza, nenhum atleta estaria aqui. Muito obrigado - disse Arthur Zanetti, dizendo-se nervoso.

Surpresas com o prêmio, Martine Grael e Kahena Kunze misturaram suas falas, com o microfone trocando de mãos. Elas disseram que não esperavam a conquista, mas agradeceram a todos que apoiam a vela e dividiram o prêmio com os demais atletas presentes.

Prêmio Brasil olímpico - Arthur Zanetti (Foto: André Durão )Zanetti com o prêmio de melhor do ano na ginástica artística (Foto: André Durão )


- Uma grande honra receber esse prêmio, não estávamos esperando. É uma surpresa muito grande. Dividiria com todos os atletas que estão aqui pelo esforço e dedicação. Todos merecem. Não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que fazem parte do nosso esporte - disseram Martine e Kahena.

Pela primeira vez o Prêmio Brasil Olímpico também premiou o Atleta da Torcida, que teve votação pela internet, nas redes sociais. O esportista "mais popular" no mundo virtual foi Flavia Saraiva, da ginástica artística, de 15 anos, com 23% dos votos. Flavinha recebeu prêmio de R$ 30 mil e troféu e foi anunciada por Lais Souza, também homenageada da noite.

Flavia ganhou três medalhas nas Olimpíadas da Juventude em Nanquim, na China. Concorreram Cesar Cielo (natação), Diego Hypolito (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Matheus Santana (natação), Tiago Splitter (basquete), Aline Ferreira (luta), Flavia Saraiva (ginástica artística), Larissa e Talita (vôlei de praia), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Mayra Aguiar (judô) e Sheilla Castro (vôlei). Assista a mais vídeos do Prêmio Brasil Olímpico no catálogo de vídeo dos SporTV.COM.

Dois jovens dos Jogos Escolares da Juventude também foram homenageados, em lembrança que se estendeu a todos os atletas que participaram das duas edições realizadas em 2014, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Fabrício Ruan Rocha, do badminton, e Rafaela Raurich, da natação, receberam placas do COB. Os estrangeiros Morten Soubak, técnico da seleção feminina de handebol, e Jesus Morlán, técnico da canoagem de velocidade, receberam os prêmios de melhores técnicos do ano em modalidades coletivas e individuais.
lais souza emociona presentes


O momento de maior emoção do Prêmio Brasil Olímpico ficou por conta da homenagem do Comitê Olímpico do Brasil (COB) à jovem Lais Souza. No início do ano ela sofreu acidente em Salt Lake City, nos Estados Unidos, enquanto treinava em uma pista de esqui para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia.

Lais fraturou a terceira vértebra e ficou tetraplégica. Sorridente, Lais foi a responsável por anunciar o prêmio de Atleta da Torcida, dado para Flavia Saraiva, da mesma modalidade que ela começou sua carreira no esporte. Ela recebeu aplausos e emocionou a todos, levando a judoca Mayra Aguiar ao choro. 

- Vou chorar. Nessa noite especial, gostaria de agradecer a todas as instituições que me ajudaram e continuam me ajudando. A todos que rezaram pela minha melhora, mas hoje estou representando a torcida do Brasil, para quem votou para os nossos atletas. Estou muito ansiosa para saber quem é o grande campeão dessa noite - disse Lais, levando ao choro alguns dos atletas presentes. 

Lais Souza, prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Lais Souza ao lado de Flavia Saraiva no 
Theatro Municipal (Foto: André Durão 
/ Globoesporte.com)


Em seguida, Fernanda Gentil, que dividiu a apresentação do evento com Otaviano Costa, levou até Lais o nome do premiado, e ela foi a responsável por ler o nome do vencedor. Lais, que pode dar nome a uma lei de apoio aos atletas nacionais, está de volta ao Brasil depois de meses de tratamento nos Estados Unidos, em Miami, onde recebeu doses de células-tronco. Ela vai seguir seu tratamento no país. Como ginasta, Lais representou o Brasil em competições como os Jogos Pan-americanos (2003 e 2007), e Olimpíadas (2004 e 2008).

vanderlei cordeiro é aplaudido de pé

Prêmio Brasil olímpico - Vanderlei Cordeiro de Lima (Foto: André Durão )Vanderlei Cordeiro ao lado de Torben Grael (Foto: André Durão )


Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima foi aplaudido de pé pelos atletas e dirigentes presentes no Theatro Municipal. O ex-atleta recebeu a maior honraria do esporte brasileiro, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em respeito a sua carreira e feitos enquanto competidor. 


No telão, sua trajetória, desde o começo no esporte, foi mostrada, com grande destaque para os Jogos de 2004, quando Vanderlei liderava a prova da maratona e acabou atrapalhado por um torcedor, ficando com o bronze e ganhando mais tarde a medalha Pierre de Coubertin, dada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo seu espírito olímpico. Torben Grael foi o responsável por entregar o troféu para Vanderlei.

- Só queria dividir esse prêmio com todas as pessoas que fizeram parte da minha vida e da minha história. Minha família, meus treinadores, colaboradores no clube. Tudo que significou hoje, devo ao esporte. Obrigado ao esporte, ao Brasil. E saudações olímpicas a todos vocês, muito obrigado - disse Vanderlei Cordeiro de Lima.

Homenagens aos jovens de Nanquim

Antes do início da premiação dos destaques nas 43 modalidades em 2014, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) prestou homenagem aos 97 atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, no mês de agosto. Um vídeo foi exibido no telão, mostrando o resultado do Time Brasil, que mais que dobrou seu recorde de medalhas, com 6 ouros, 8 pratas e um bronze. Os atletas presentes na premiação subiram ao palco e receberam placas pela participação e resultados conseguidos.

Brasil Olímpico - Atletas Jogos da Juventude  (Foto: André Durão )
Jovens do Time Brasil que esteve em Nanquim 
são homenageados (Foto: André Durão )


Hugo Calderano foi bronze no tênis de mesa. Marcus Vinícius D'Almeida foi prata no tiro com arco. Bianca Rodrigues, prata nas equipes continentais do hipismo. Matheus Santana foi prata no revezamento misto e nos 50m livre da natação, sendo ouro nos 100m livre. Orlando Luz foi prata no simples e ouro nas duplas com Marcelo Zormann, no tênis. No vôlei de praia feminino, Duda e Paty foram ouro. No taekowondo, Edival Marques foi ouro, assim como Layana Colman, no judô. Ela também foi prata nas equipes continentais. Flávia Saraiva, na ginástica, conquistou três medalhas, sendo prata na trave, ouro no solo e prata no individual geral.


saiba mais

confira os melhores do ano em cada modalidade

Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete – Tiago Splitter
Boxe – Robson Conceição
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiróz
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Rafael Andriato
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Flavio Cipriano
Desportos na Neve – Isabel Clark
Desportos no Gelo – Isadora Williams
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar Junior
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Camila Lopes Gomes
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski
Golfe – Rafael Becker
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Márcio Carvalho Jorge
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Bruno Mendonça
Judô – Mayra Aguiar
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Lutas – Aline da Silva Ferreira
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Nado sincronizado – Giovana Stephan
Natação – Matheus Santana
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Felipe Perrone
Remo – Fabiana Beltrame
Rúgbi – Julia Sardá
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Taekwondo – Edival Marques (Netinho)
Tênis – Marcelo Melo e Bruno Soares
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinícius D´Almeida
Tiro Esportivo – Rodrigo Bastos
Triatlo – Pâmela Oliveira
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de praia – Juliana e Maria Elisa

Vôlei – Fabiana Claudino


FONTE:
http://glo.bo/1GNpOC4

Nenhum comentário: