domingo, 9 de novembro de 2014

Dorival assume responsabilidade pela derrota e diz: "Demos um passo atrás"

Treinador reconhece que Atlético-MG foi superior e diz que Palmeiras "tem tido todas as chances para se firmar, mas não tem sido competente nos momentos importantes"


Por
São Paulo



O Palmeiras teve uma atuação ruim e ainda corre sério risco de rebaixamento. Foi o que disse o técnico Dorival Júnior, após a derrota para o Atlético-MG, por 2 a 0, na noite deste sábado, no Pacaembu. Chamando para si a responsabilidade pelo resultado ruim, o treinador reconheceu que "nada deu certo" contra o Galo e reiterou, várias vezes, a importância de a equipe não se deixar abater. Faltando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, o Verdão pode terminar a 33ª rodada a apenas dois pontos do Z-4, caso o jogo entre Figueirense e Chapecoense termine empatado e o Vitória vença o São Paulo em Salvador, neste domingo.

A preocupação é ainda maior porque, na próxima rodada, o Palmeiras encara o São Paulo no Morumbi, muito provavelmente sem Valdivia, convocado pela seleção chilena e que dificilmente terá a liberação para o clássico.


Confira a entrevista coletiva de Dorival Júnior

Atuação da equipe- Hoje tudo o que tentávamos não dava certo, sempre um detalhe favorecia ao Atlético. É até difcil encontrar explicação. A equipe não vinha se comportando dessa maneira. Sucumbimos diante de um adversário que foi melhor e mereceu o resultado.
O Palmeiras vem tendo todas as oportunidades para se firmar, mas não tem sido competente em momentos importantes
Dorival Júnior


Time entrou relaxado?- Eu vinha alertando durante a semana que só valorizaria o resultado que conquistamos na Bahia se tivéssemos uma atuação igual hoje aqui. Agora é uma rodada a menos, amanhã muita gente pode encostar, o campeonato vai afunilando e nos encontramos nesta situação que não queríamos. O Palmeiras vem tendo todas as oportunidades para se firmar, mas não tem sido competente em momentos importantes.


Falta elenco?- É uma situação difícil de se analisar, o Palmeiras precisa ter forças para sair dessa situação como vinha mostrando em outros jogos. Mesmo em algumas derrotas vínhamos jogando bem, diferente de hoje, que não mostramos qualidade nenhuma. Essa questão de elenco é para ser discutida depois. O que precisamos é que todos os jogadores se doem ao máximo. Foi uma jornada terrível hoje. Pela campanha que tivemos, não podemos nos dar ao luxo de errar duas vezes seguida, e o Palmeiras precisa buscar força para se recuperar já na rodada seguinte



Falta de maturidade do time?- Jogador só amadurece quando passa por todas as situações possíveis. Nossa equipe está sendo reformulada ao longo do campeonato, a zaga é jovem. À exceção do jogo do Goiás e hoje, vínhamos fazendo boas partidas.


Dorival Junior Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Dorival Júnior admite: Palmeiras ainda corre 
risco de rebaixamento (Foto: Marcos Ribolli)


Risco de rebaixamento
- Nós que estamos deste lado aqui temos sempre um pé atrás. Eu coloquei na coletiva de ontem
(sexta-feira) pra vocês que esta situação poderia se inverter em duas rodadas. No futebol, a distância entre céu e inferno é de um palmo. Ela vira da noite para o dia. Quando almejávamos uma tranquilidade maior na competição, demos um passo atrás. Não temos como relaxar. O Palmeiras não tem esse direito. Nossa situação é muito complicada. Não aprendemos a lidar com esse tipo de situação.

No futebol, a distância entre céu e inferno é de um palmo. Ela vira da noite para o dia. Quando almejávamos uma tranquilidade maior na competição, demos um passo atrás. Não temos como relaxar. O Palmeiras não tem esse direito. Nossa situação é muito complicada
Dorival Júnior


Arrepende-se de entrar com Allione e Mazinho?
- Não, de maneira nenhuma. Tive três meias e não conseguimos criar. Erramos em que aspecto? A maneira como o Atlético-MG se comportou é que criou um desconforto pra gente. Não é a definição de nomes. Na teoria, tínhamos todas as condições de ter uma boa atuação, porque eram três meias chegando no Henrique. mas isso não aconteceu.


Sem Valdivia no clássico?Aqui são todos profissionais e sabemos que precisamos logo nos recuperar. Este clássico pode representar a reação definitiva, independentemente de quem for a campo. Sabemos que num determinado momento o Palmeiras não poderá contar com o Valdivia, mas temos de superar


Importância de jogar na Arena Palmeiras- Pode ser o diferencial, a partir do momento que você atua no seu campo, com seu torcedor, tem de buscar força para reverter esse quadro. O torcedor tem feito sua parte. Nós vínhamos fazendo também, mas no jogo de hoje, infelizmente, não.


Surpreendeu-se com os reservas do Atlético-MG?
- Nós já sabíamos desde a véspera que eles viriam com esse time, e nos preparamos para isso, mas o Atlético foi superior à nossa equipe desde os 10 minutos iniciais e mereceu o resultado. Temos de ser realistas. Nossa marcação não encaixou e nossa armação foi anulada. Nada deu certo.
Eu, como treinador, assumo o resultado. Não tem essa de caçar bruxas. O resultado é do treinador, a responsabilidade é minha, e agora temos de trabalhar para o jogo contra o São Paulo
Dorival Júnior


Postura da equipe- Nós que estamos aqui deste lado não entendemos como as pessoas criam algumas coisas. Depois da vitória sobre o Bahia, vi muita gente dizendo que o Palmeiras já estava tranquilo e não corria mais risco. Mas não é assim! A rodada da semana que vem passa a ser de risco, como vinha sendo. Não dá para relaxar num campeonato como o nosso, onde qualquer resultado pode acontecer e vitória representa três pontos. Nenhuma equipe fez com o Palmeiras o que o Atlético fez hoje. O relaxamento não pode acontecer, ainda mais com o Palmeiras, que já errou tudo o que poderia errar na competição.


Responsabilidade pela derrota- Eu, como treinador, assumo o resultado. Não tem essa de caçar bruxas. O resultado é do treinador, a responsabilidade é minha, e agora temos de trabalhar para o jogo contra o São Paulo.


Nenhum comentário: