domingo, 9 de novembro de 2014

Djokovic e Federer retomam batalha pelo nº 1 em Londres; veja as chances

Com larga vantagem, sérvio está mais próximo de encerrar o ano no topo. Torneio começa domingo, com suíço em quadra e brasileiros nas duplas


Por
Rio de Janeiro



Roger Federer já foi seis vezes campeão do Torneio dos Campeões da ATP (ATP Finals). Novak Djokovic, três, tendo vencido as duas últimas edições. E nesta temporada, tanto o suíço quanto o sérvio brigam por algo além do troféu de campeão do torneio, que começa neste domingo, em Londres, e conta com os oito melhores tenistas do ano. Ambos têm a ambição de somar pontos suficientes na competição londrina para encerrar 2014 no posto de número 1 do mundo. O SporTV2 transmite ao vivo o Torneio dos Campeões da ATP, e os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.

 Tenis ATP World Tour Finals, Roger Federer, Stan Wawrinka, Andy Murray, Milos Raonic, Marin Cilic, Kei Nishikori and Novak Djokovic. (Foto: Getty Images) 
Finalistas posam com a taça na arena em 
Londres (Foto: Getty Images)

Quem está mais perto de encerrar a temporada na liderança do ranking da ATP é Djokovic, atual número 1 do mundo. Depois do terceiro título no Masters 1.000 de Paris e beneficiado pela eliminação de Federer nas quartas de final do torneio francês, Nole (apelido de Djokovic) abriu 1.310 pontos de vantagem para o suíço. O sérvio tem prevista a retirada de 150 pontos referentes à final da Copa Davis do ano passado (a Sérvia está fora da decisão deste ano), mas ganhar os três jogos da primeira fase ou ser finalista em Londres já será o suficiente para ele se manter no topo do ranking até o final do ano. Djokovic está no Grupo A e estreia na segunda-feira, às 18h (de Brasília), contra o croata Marin Cilic, estreante e campeão do US Open. A chave também conta com o suíço Stan Wawrinka, campeão do Aberto da Austrália, e o tcheco Tomas Berdych.


1ª fase Semifinal Final
Cada vitória dá 200 pontos Vitória rende
400 pontos
Vitória vale
500 pontos

- Eu vejo isso (ser número 1 ao final do ano) com mais clareza agora do que há uma semana. Isso é fato. Me ajuda eu ter ganhado o título em Paris. Estou jogando bem e me sentindo bem jogando indoor (quadra coberta). Cada partida, cada jogo que eu ganho me deixa mais próximo do número 1 ao final do ano - comentou Djokovic, depois do tricampeonato em Paris, quando obteve a 27ª vitória consecutiva em quadra coberta.

Apesar do cenário favorável ao rival, Federer ainda tem chance de ultrapassá-lo. Dono do maior número de participações em finais na temporada (foram cinco títulos e cinco vice-campeonatos em 2014 até agora), o suíço precisa ser finalista em Londres se quiser sonhar voltar à liderança do ranking, posto em que esteve durante o recorde de 302 semanas, mas que não ocupa desde o começo de novembro de 2012. Federer estreia no domingo, às 18h (de Brasília), contra o estreante canadense Milos Raonic pelo Grupo B, que tem também o britânico Andy Murray, de volta após ter ficado fora do torneio no ano passado por conta de uma cirurgia nas costas, e o japonês Kei Nishikori, que também estreia na competição.


saiba mais
- Eu sempre achei que as coisas seriam resolvidas em Londres. Se eu serei o número 1 ao final do ano ou uma ou duas semanas depois no ano que vem, não importa muito. Novak parece estar bem preparado, de qualquer maneira - disse Federer, após a queda justamente para Raonic nas quartas de final em Paris.

 Tenis ATP World Tour Finals, Roger Federer, Stan Wawrinka, Andy Murray, Milos Raonic, Marin Cilic, Kei Nishikori and Novak Djokovic. (Foto: Getty Images)
Tenistas entram na onda da "selfie"
(Foto: Getty Images)


Além do Torneio dos Campeões, Federer ainda tem a oportunidade de somar um máximo de 225 pontos com a participação na final da Copa Davis - Suíça e França disputam o título entre 21 e 23 de novembro, em Lille. Cada vitória em jogos "vivos" (quando a série ainda não está definida) rende 75 pontos, e ele ainda ganhará mais 75 pontos caso vença duas dessas partidas, e a Suíça ainda conquiste o título inédito.

O Torneio dos Campeões da ATP não terá o espanhol Rafael Nadal, vice-campeão em 2013, na disputa neste ano. Ele se recupera de uma cirurgia para curar uma apendicite, realizada na última segunda-feira.

Djokovic vai encerrar o ano como número 1 do mundo se:
- chegar à final do Torneio dos Campeões
- vencer os três jogos da fase de grupos do Torneio dos Campeões


Para Federer terminar o Torneio dos Campeões no topo do ranking:
- precisa ser campeão invicto, e Djokovic vencer no máximo um jogo da fase de grupos e não chegar à final
- precisa ser campeão se vencer apenas dois jogos na fase de grupos, e Djokovic perder todos os jogos da primeira fase

Cenários em que Federer será número 1 se vencer um jogo "vivo" da final da Davis:
- se Djokovic fechar a primeira fase com duas vitórias, Federer precisa ser campeão invicto do Torneio dos Campeões e Djokovic estar fora da final
- se Djokovic fechar a primeira fase com uma vitória, Federer precisa ser campeão com o mínimo de duas vitórias na fase de grupos e Djokovic estar fora da final
- se Djokovic fechar a primeira fase sem vitórias, Federer precisa ser campeão independentemente da campanha na fase de grupos
- se Djokovic fechar a primeira fase sem vitórias, Federer precisa ser vice-campeão e ter ficado invicto na fase de grupos


montagem tênis duplas ATP Finals Melo/Dodig e Soares/Peya (Foto: Editoria de Arte)
Peya/Soares e Dodig/Melo chegaram às 
semifinais no ano passado (Foto: 
Editoria de Arte)


Brasil representado novamente nas duplas

Pelo segundo ano consecutivo, Bruno Soares e Marcelo Melo participam do Torneio dos Campeões da ATP. Assim como na temporada passada, em que foram semifinalistas nas duplas em Londres, os mineiros estão em grupos diferentes na primeira fase.

Terceira melhor dupla do ano, Soares e o austríaco Alexander Peya estão no Grupo A junto com os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan (campeões do US Open), com o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, e com o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt (campeões do Aberto da Austrália). Melo e o croata Ivan Dodig, que formam a sétima melhor parceria da temporada, estão no Grupo B ao lado do canadense Daniel Nestor (CAN) e o sérvio Nenad Zimonjic (SER), dos franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin (campeões de Roland Garros), e dos espanhóis Marcel Granollers e Marc López (vice-campeões de Roland Garros e do US Open).

Dos duplistas brasileiros, Melo será o primeiro a entrar em quadra. No domingo, às 16h (de Brasília), ele e Dodig enfrentam Nestor e Zimonjic. Soares e Peya jogam no dia seguinte, às 10h (de Brasília), contra Rojer e Tecau.


Confira a programação dos primeiros dias do Torneio dos Campeões:

Domingo, dia 9
10h - Julien Benneteau/Edouard Roger-Vasselin x Marcel Granollers/Marc López
12h - Kei Nishikori x Andy Murray
16h - Daniel Nestor/Nenad Zimonjic x Ivan Dodig/Marcelo Melo
18h - Roger Federer x Milos Raonic


Segunda, dia 10
10h - Alexander Peya/Bruno Soares x Jean-Julien Rojer/Horia Tecau
12h - Stan Wawrinka x Tomas Berdych
16h - Bob Bryan/Mike Bryan x Lukasz Kubot/Robert Lindstedt
18h - Novak Djokovic x Marin Cilic



FONTE:
http://glo.bo/10G83WE

Nenhum comentário: