segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Caminho inverso: nos Jogos Escolares, sergipana completa coleção de ouros

Com apenas 16 anos, Duda Lisboa vence ao lado de Ana Carolina e inclui conquista no currículo que já tem Jogos Olímpicos da Juventude e outras competições de base


Por
João Pessoa


Se para a maioria dos participantes os Jogos Escolares da Juventude servem como início da trajetória dentro do esporte, o caminho percorrido pela sergipana Duda Lisboa foi justamente o inverso. Fenômeno precoce no vôlei de praia, a jovem de apenas 16 anos conquistou tudo o que foi possível antes de tornar-se vencedora na edição de 2014 do evento estudantil, em João Pessoa-PB. Campeã olímpica da juventude em Nanquim recentemente, a atleta possui também títulos brasileiros e mundial.

Duda vôlei de praia (Foto: Divulgação / COB)
Duda Lisboa completou coleção de conquistas 
após vitória nos Jogos Escolares da Juventude 
(Foto: Divulgação / COB)


Com 1,81m, Duda herdou da família a paixão pelo vôlei. Tanto que é num centro de treinamento montado pela mãe, a 20km de Aracaju, que a atleta promissora pratica a modalidade. Projetando as Olimpíadas de 2020, a conquista recente veio ao lado da companheira Ana Carolina.

-Ser campeã dos Jogos Escolares foi um sonho para mim. Era o único título da base que faltava, e agora consegui completar. Meu objetivo daqui em diante é ir em busca do sonho olímpico. Acho que 2016 está muito perto, meu foco são os Jogos de 2020, em Tóquio. Lá terei 22 anos, e com certeza estarei em condições de lutar por uma medalha.

Duda, que tem como inspiração Guto e Maria Elisa, também vai competir no vôlei de quadra nos próximos dias, mas terá que desfalcar a equipe sergipana devido ao Campeonato Sul-Americano Adulto, no Equador, onde enfrentará adversários mais velhos. Mesmo com a importante competição a caminho, ela valoriza demais o título na base.

- A participação nos Jogos Escolares é muito importante para todos os atletas que estão aqui. Hoje já sou praticamente uma atleta profissional, mas o importante é começar do início. Cada torneio é uma experiência a mais, e ninguém pode desistir das coisas só porque está errando ou perdendo. É nas derrotas que temos os nossos maiores aprendizados - resume com bastante maturidade.



FONTE:
http://glo.bo/10HQZjb

Nenhum comentário: