segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Apesar de outro revés, técnico Cecílio se anima com atuação do Criciúma

Treinador do Tigre parabeniza os jogadores pela entrega na derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro: “Faz crer que temos condição de conseguir” escapar da degola


Por
Belo Horizonte



O Criciúma perdeu pela quinta vez seguida no Campeonato Brasileiro. Mas o revés por 3 a 1 para o Cruzeiro fez o técnico Toninho Cecílio se animar (veja os melhores momentos no vídeo). A valentia e a coragem dos jogadores, que cumpriram a proposta de tentar surpreender o adversário em contra-ataques, foram sinais de que a estratégia poderia ter sido eficaz. O Tigre passou a maior parte do confronto em vantagem no placar. Isso e postura do time foram muito elogiados pelo comandante tricolor.

Toninho Cecílio reconhece que a situação do clube fica ainda mais complicada por ter apenas cinco jogos para tentar fugir da lanterna e arrancar para fora da zona do rebaixamento. No entanto, ganhou um alento para que isso aconteça.

- Quando escolhe trabalhar com futebol tem que aceitar esta situação, ninguém falou que seria fácil. A atuação me faz levantar com mais energia para o trabalho, e assim vamos. É obrigação de um profissional fazer bem feito, tentar ao máximo a vitória. Não gosto de trabalhar com desanimo, em qualquer circunstância. Uma atuação desta me faz crer que temos condição de conseguir. A primeira coisa é reconhecer dificuldade, e que dependemos só de nós ainda. O segundo ponto é estabelecer uma linha de trabalho, que chega no ápice na sexta e sábado, no próximo jogo, contra o Grêmio. Todo mundo está sentido a derrota, mas quero chegar com todos de cabeça erguida e acessos. Não queria perder, mas perdemos de pé, tivemos uma boa situação e que poderíamos ter saído daqui com um empate. Vamos tentar reunir as forças. Não se pode recuar, tem que ser forte. Temos que ir de pé, cabeça erguida – disse o técnico, na entrevista após a partida. 

Veja a íntegra da coletiva a seguir.

Lucca Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)
Criciúma chegou a estar na frente do placar pela 
maior parte do tempo de jogo (Foto: Fernando 
Ribeiro/Criciúma EC)


Avaliação- Acho que o Criciúma adotou a estratégia adequada, acertamos. Mas no primeiro tempo deveríamos ficar mais com a bola na frente, erramos nisso. Dar a bola toda hora para o Cruzeiro é arriscado. No segundo tempo acho que a barreira abriu no primeiro gol sofrido. Um erro, embora a equipe tenha nos enchido de esperança pela atuação, os jogadores foram firmes. Abrimos barreira quando se tem que tomar cuidado pela fase. Fizemos o Cruzeiro crescer, por isso botei o João Vitor. O Cruzeiro voltou do intervalo avassalado, no tudo ou nada. Busquei equilíbrio porque o João Vitor é experiente, tirei o Cortez, que estava com cartão amarelo, para termos mais posse, estabilizar o jogo. Era esperado que viessem com tudo. Aí tomamos o segundo gol de um rebote, que faz parte do jogo. Então fui mexendo e fazendo alterações para dar maior mobilidade. Eu tenho um jeito de pensar futebol, se nós estivéssemos na 10ª rodada, poderia ter entrado com algum jogador a mais de velocidade, mas acho que nesta altura e com adversário que enfrentamos, acho que foi certo. Crescemos após o segundo deles, A gente merecia ao menos empatar, com gol do Maurinho que não ocorreu, a penalidade não marcada. Ele o Bruno Lopes entraram bem, o banco funcionou, tenho que enaltecer isso. Eu acho que a gente vai só sair desta situação com este espírito. Merecia um resultado melhor, o terceiro gol foi coisa de final de jogo, mas que não poderia ocorrer, os jogadores estavam bem esgotados.  
 Temos cinco partidas e digo com convicção, eu não vou recuar um centímetro. Hoje, a atuação dos jogadores vai fazer com que eu não recue nenhum centímetro. Saio daqui mais confiante, porque a equipe me deu esta atuação com personalidade, querendo, comprometida com os objetivos.
Toninho Cecílio


Estratégia
- Eu tive três oportunidades de posicioná-los durante a semana. Pela possiblidade deles, me agradaram bastante. O Cortez fez o que foi determinado, tenho que parabeniza-lo. Ajudou, tentou fazer o melhor e foi bem no jogo. Tirei para ter mais uma opção, e pelo amarelo. Não gosto de tirar jogador por cartão amarelo ainda no intervalo, gosto do time guerreando. O time estava desempenhando o que pedi. Gostei do time, o Cruzeiro não entrou com bola trabalhada na área. Jogamos futebol com o Cruzeiro longe da área de decisão, salvo uma jogada ou outra. Uma postura boa, fomos bem, todos os jogadores foram e executaram bem.    


Arbitragem
- Eu vou deixar a arbitragem para diretoria e imprensa. Foi pênalti, pelos critérios que tem sido adotado, claramente foi pênalti. A arbitragem foi fora do ponto, num jogo decisivo para os dois times. O árbitro cometeu um erro gravíssimo contra nós. Espero que se corrija e seja melhor no futuro. Tenho que ter calma, foco na equipe, no trabalho e no treino. A equipe me sinalizou algo importante para a sequência. A cada rodada que passa não pontuamos, mas ainda depende de nós. Temos cinco partidas e digo com convicção, eu não vou recuar um centímetro. Hoje, a atuação dos jogadores vai fazer com que eu não recue nenhum centímetro. Saio daqui mais confiante, porque a equipe me deu esta atuação com personalidade, querendo, comprometida com os objetivos. Acredito que o Bruno foi o melhor jogador da rodada, a qualidade dele não se discute. Queria muito dizer isso. O menino treina muito, comprometido demais com o clube e fioa feliz pela atuação dele.  


Segundo tempo
- Pela necessidade do Cruzeiro e o padrão do Marcelo Oliveira, de mexer rápido, pensei que iríamos ter mais espaço no segundo tempo. Minha zaga esteve bem postada. Eles iniciaram sem referência, sem o Moreno, e colocaria a referência no segundo tempo. Assim, teria mais espaço no meio de campo, foi minha leitura. Tomamos na bola parada, e ele preocupa nas bolas alçadas e pesou no jogo, no resultado. Acho que poderia com o time bem postado ter a superioridade no meio e quem sabe sermos superiores na partida.  


Próximo jogo, contra o Grêmio, no sábado
- Eu não vou me comprometer cedo com escalação. Vou estudar Grêmio, é adequado trabalhar partida e partida nesta fase, com calma e estudo, para não errar. Se entrar eu entrar com três atacantes de velocidade (Lucca, Maurinho e Bruno Lopes), não tenho ninguém de velocidade para mudar no jogo. Tenho que pensar nisso, ir com calmar. Tenho bons jogadores e depender do Grêmio. É obvio que as necessidades fazem parte da análise, da escalação. É ter uma cautela, jogar com inteligência para jogar em casa.  


Desfalques
- Gostaria de ter maior número de atletas, perdi os dois atacantes de referência (Souza e Zé Carlos) por problemas médicos, o Roger (Gaúcho), um jogador de mobilidade, faz falta. O Fábio Ferreira fez uma grande partida, nos ajuda muito. Neste momento, o clube pede que o treinador aglutine, ter esta linha de abraçar a todos, de entender que vai usar a todos, de sair da posição com nossa força. Espero recuperar um ou outro. Não posso abrir mão de ninguém.  


Souza e Zé Carlos- Foram vetados pelo departamento médico e até o momento não tive resultado de reavaliação. Não abro mão deles, vão ajudar. Às vezes se sente dor e não dá no exame, já vi ocorrer no futebol. Acredito que a gente consegue recuperá-los, que não têm lesão grave. Trabalho de forma prática. Eles sentiram, o DM vê e dá posição. Eu espero contar com os dois. São importantes, jogadores que vão nos ajudar, como já nos ajudaram. O DM reavalia e o que tiver para passar, me passa. Se puderem, vão treinar normalmente.




FONTE:

Nenhum comentário: