sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Botafogo paga parte e ganha 10 dias de prazo para quitar caso Elkeson

Clube ganha benevolência da Fifa ao explicar que tem receitas bloqueadas, mas consegue depositar montante com ajuda de torcedores


Por
Rio de Janeiro


Elkeson comemora gol pelo Guangzhou Evergrande (Foto: Reprodução / Facebook)
Dívida do Botafogo por transferência de 
Elkeson em 2012 (Foto: Reprodução /
 Facebook)

O dia foi de intensa mobilização em General Severiano. Mas ao fim do expediente desta sexta-feira, o Botafogo conseguiu, ao que parece, solucionar em parte a questão que pode influenciar diretamente em seu futuro no Campeonato Brasileiro. No último dia de prazo estabelecido pela Fifa, o Alvinegro pagou uma parte dos R$ 800 mil referentes ao mecanismo de solidariedade sobre a venda de Elkeson ao Guangzhou Evergrande, da China, em 2012. Agora o clube tem 10 dias para quitar o restante e, caso não o faça, poderá perder seis pontos na competição.

A quantia paga nesta sexta-feira foi doada por dois torcedores do Botafogo que já contribuíram em outras ocasiões. Ela foi somada a outros empréstimos, compondo o montante. O clube, então, enviou um ofício à Fifa, explicando que não poderia pagar o valor completo neste momento por conta de sua crise econômica – principalmente por estar com todas as receitas bloqueadas judicialmente. Então, a entidade aceitou o argumento e estabeleceu o prazo de 10 dias para que o restante da dívida seja pago.

O Botafogo fará o pagamento ao Guangzhou, que por sua vez vai repassar o valor ao Vitória, beneficiado por ser o clube formador de Elkeson. A decisão da Fifa é de agosto de 2013, mas desde então o Alvinegro vinha tentando mecanismos para adiar a execução da dívida, até que foi estabelecido o ultimato.

Caso não consiga quitar a dívida em 10 dias, o Botafogo ainda não perderá automaticamente os seis pontos no Brasileirão. O caso será submetido a um julgamento da Fifa, mas a pena já foi aplicada a outros clubes do Brasil, como Guarani e Betim (MG).


FONTE:
http://glo.bo/1xYp5dY

Nenhum comentário: