quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Federer despacha surpresa francesa e avança às quartas de final em Paris

Número dois do mundo, suíço derrota Lucas Pouille por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. Na próxima fase do Masters 1.000, Federer enfrenta Milos Raonic


Por  
  Paris



Após uma difícil estreia no Masters 1.000 de Paris, em que precisou de três sets com dois tie-breaks para superar o anfitrião Jeremy Chardy, 30º colocado do ranking mundial, Roger Federer fez valer a força do seu saque para avançar às quartas de final, nesta quinta-feira, na França. Campeão dos últimos torneios que disputou, o Masters 1.000 de Xangai e o ATP da Basileia, o suíço, número dois do mundo, se impôs sobre Lucas Pouille, surpresa francesa de apenas 20 anos, vencendo por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, em 1h14. Na próxima fase, Federer mede forças com o canadense Milos Raonic.

Roger Federer vence francês Lucas Pouille no Masters 1.000 de Paris (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Roger Federer elimina francês Lucas Pouille 
nas oitavas em Paris (Foto: FRANCK FIFE 
/ AFP)


O número 2 do mundo não sofreu nenhuma chance de quebra de saque na partida e cedeu apenas 12 pontos em 10 games no seu serviço. O suíço acertou quatro aces e levou a melhor em 27 dos 29 pontos disputados no primeiro serviço, o que refletiu um aproveitamento de 93%. Federer está motivado para recuperar a liderança do ranking mundial. Seus resultados recentes diminuíram para apenas 490 pontos a diferença para o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo. Para voltar ao topo, o suíço precisa chegar à final do Masters 1.000, desde que Djokovic seja derrotado por Gael Monfils. Se Federer for campeão, ele também pode atingir o seu objetivo caso o sérvio não seja finalista.


saiba mais

Pouille, por sua vez, não esperava nem mesmo participar do Masters. O jovem de apenas 20 anos entrou no qualificatório como convidado, despachou dois cabeças de chave e entrou para a chave principal, na qual somou mais duas vitórias. A primeira foi sobre o croata Ivo Karlovic e a segunda contra o italiano Fabio Fognini. A boa campanha lhe credenciou para as oitavas de final diante do seu ídolo, Federer. Apesar da eliminação em Bercy, Pouille subirá pelo menos 40 posições no ranking e atingir a melhor colocação na carreira.

O jogo


O duelo começou equilibrado, com trocas de igualdade. Os tenistas confirmavam os seus serviços sem sustos, até que Federer adotou uma postura mais agressiva. No sétimo game do primeiro set, o suíço pressionou o rival e conseguiu a primeira quebra da partida: 4/3. Em seguida, ele sacou forte, atrapalhou a recepção de Pouille e ampliou: 5/3. O francês não se intimidou, manteve o saque e freou o ex-número um do mundo. Não por muito tempo. De zero, Federer levou a melhor sobre o adversário e fechou a parcial por 6/4, em 29 minutos.

A disputa ficou ainda mais acirrada no segundo set. Embora não tenha tido nenhuma chance de quebra diante do ídolo, a promessa francesa impôs dificuldades para Federer, principalmente, com boas devoluções. O suíço apostou na sua arma de saque e voleio e cresceu em momentos decisivos.

 Após salvar break-points no terceiro e no quinto games, Pouille não resistiu ao suíço no sétimo. Federer pressionou e conseguiu mais uma quebra para fazer 4/3. Na sequência, confirmou o saque com tranquilidade, mas o francês se redimiu ao vencer o game seguinte com 100% de aproveitamento: 5/4. O suíço não desperdiçou a chance de fechar o jogo e selou a vitória ao vencer novamente por 6/4.

No próximo desafio, Federer terá pela frente um antigo freguês em busca de uma vaga na semifinal em Paris. Raonic perdeu os últimos seis jogos para o suíço, incluindo as semifinais de Wimbledon e Cincinnati nesta temporada. Se vencer, o tenista da Basileia impede que o canadense de 23 anos se classifique para o ATP Finals, já que ele precisa ter uma campanha melhor que a do espanhol David Ferrer a fim de garantir a oitava vaga para a compet


FONTE:
http://glo.bo/1tmZmLr

Nenhum comentário: