quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Equipe quer coroar temporada de despedida da levantadora com título do torneio; campeã olímpica diz que Roberta assumirá mais responsabilidade e elogia Giovana


Por
Rio de Janeiro

 
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)Fofão é inspiração para o Rio de Janeiro, que mira o deca (Foto: Divulgação/Marcio Rodrigues/MPIX)

A inspiração está logo ali, ao alcance dos olhos. Ver Fofão, aos 44 anos, chegar com sorriso no rosto para cada treino e disposta a encarar o alto nível de cobrança de Bernardinho faz com que cada integrante da equipe do Rio de Janeiro se motive a dar um algo a mais. Mais do que o décimo título da Superliga, todos querem que a última temporada da levantadora seja memorável. O nome da campeã olímpica é lembrado toda vez que a pergunta sobre expectativa para a edição 2014/2015 é feita. Toda vez que falam sobre o retrato da superação. É assim que Bernardinho enxerga a sua capitã.  


- Fofão representa esse trabalho. O que move uma pessoa de 44 anos a estar no meio de meninas tão novas? A paixão. Não tem outra resposta. Ela no último ano sofreu fisicamente (com uma lesão na panturrilha) e temos que ter mais sabedoria para manter a integridade dela durante o campeonato. Fofão representa uma grande motivação para as pessoas e se quiser permanecer no projeto (que completa 18 anos) quando parar, vai permanecer. As jogadoras representativas não nos deixam - disse o treinador, durante a apresentação oficial do elenco, numa casa em Santa Teresa.

Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei (Foto: 
Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


Roberta foi tantas vezes a segunda levantadora, que tem agora que aproveitar a oportunidade. Ela está preparada. Eu vou precisar ter mais cuidado para não ter problemas de lesão porque não vou ter condições psicológicas para enfrentar mais uma. Já fiz trabalho de reforço no local para aguentar bem"
Fofão

A tendência é que a experiente jogadora seja poupada em alguns jogos, fazendo com que Roberta, sua reserva imediata, assuma mais responsabilidade nesta edição da competição. A preparação já vem sem feita há algum tempo.

- Ela jogou mais de 50% das partidas na temporada passada. Na semifinal, Fofão voltou. A expectativa é que jogue mais. O legado de substituir Fernanda Venturini e Fofão é pesado. Ela vem assumindo bem o papel. Não é falar: "Pega que o carro de F-1 é seu.  É toda uma preparação, passando de piloto de teste até assumir o volante do carro (sorri).

Fofão torce para que Roberta "esteja sempre bem". Sabe que precisará muito dela para chegar inteira até a final que tanto deseja disputar. Sabe que terá de aumentar os cuidados com a panturrilha. Não quer pensar em voltar a viver o drama da temporada passada. Na ocasião, foram quase dois meses convivendo com dúvidas. Odiava fazer fisioterapia. Teve medo de não conseguir se recuperar a tempo. Teve medo de retornar às quadras e sentir aquelas dores novamente. 


Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Fabi acredita que a próxima temporada será 
especial para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


- Roberta foi tantas vezes a segunda levantadora, que tem agora que aproveitar a oportunidade. Ela está preparada. Eu vou precisar ter mais cuidado para não ter problemas de lesão porque não vou ter condições psicológicas para enfrentar mais uma. Já fiz trabalho de reforço no local para aguentar bem. Essa é uma lesão complicada porque eu me desloco muito. E nosso time mudou a característica, vai jogar com mais velocidade com a chegada da Andréia. Se o passe, que foi nosso problema, chegar redondinho, fica fácil. Então, Roberta tem que arrasar, e eu descanso - diverte-se Fofão.

Tem tudo para ser uma temporada especial. Fofão é muito mais que um motivo para a gente tentar o deca. Respeito demais a decisão dela de parar. Duvido que alguém alcance essa marca dela, de jogar até 45 anos. Fofão é uma jogadora histórica para o vôlei mundial"
Fabi

Os elogios são estendidos também para Giovana, levantadora de 20 anos, uma das cinco novas peças do elenco.

- Você vão ouvir falar muito dela. É uma levantadora nata, tem velocidade, bom toque, pensa bem o jogo e é esperta. Ela está enchendo os olhos da comissão técnica. Estou feliz de poder ver uma jogadora assim surgindo.

E as companheiras têm o mesmo sentimento quando falam sobre a honra de estarem sob a batuta de Fofão nesses últimos meses de sua carreira

.
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)Para Bernardinho, Fofão é o retrato da superação (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


- Tem tudo para ser uma temporada especial. Fofão é muito mais que um motivo para a gente tentar o deca. Será o motivo histórico para nós. Respeito demais a decisão dela de parar. 

Duvido que alguém alcance essa marca dela, de jogar até 45 anos. Fofão é uma jogadora histórica para o vôlei mundial e tem tido a oportunidade de conviver com pessoas que têm contribuído demais para que ela passe por este momento duro. O fim é inevitável, mas estamos tentando fazer com que os dias sejam menos doídos para ela. Todo mundo quer participar desse momento da vida dela. Nós queremos fazer uma final épica, os outros querem dizer que fizeram parte do jogo de despedida dela, mas que eles ganharam. Fofão é alguém que merece seu lugar no esporte, merece ser eterna - disse a líbero Fabi.

O primeiro compromisso do Rio de Janeiro na Superliga será contra o Rio do Sul, no dia 7 de novembro, às 21h30, no ginásio do Tijuca. Nesta temporada, a equipe disputará ainda a Copa Brasil, em janeiro, e o Sul-Americano, em fevereiro. Caso conquiste o título, terá o direito de disputar o Mundial de Clubes, em maio.


Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Drussyla e Gabi tiram foto de cartão-postal 
carioca (Foto: Divulgação / Marcio 
Rodrigues / MPIX)

Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Equipe do Rio de Janeiro posa com o Cristo 
Redentor como pano de fundo (Foto: 
Divulgação/Marcio Rodrigues/MPIX


F0NTE:

Nenhum comentário: