Após estar perdendo por 2 sets a 0, Thomaz salva match point para vencer Pablo Andujar e empatar confronto com a Espanha na repescagem da Davis
Thomaz Bellucci vibrava, orquestrando um coro de uma torcida barulhenta. Foi assim, na garra, que o número 83 do mundo arrancou uma virada diante de Pablo Andujar depois de estar perdendo por 2 sets a 0. Nem mesmo uma polêmica decisão da arbitragem de anular uma dupla falta do espanhol que daria uma quebra ao brasileiro tirou o foco. O barulho, que teria atrapalhado o 44º do ranking da ATP, tomou o ginásio do Ibirapuera nesta sexta-feira. Bellucci salvou um match point no quarto set para vencer por 3 a 2 - parciais de 3/6, 6(6)/7, 6/4, 7/5 e 6/3 em uma batalha de 4h02. O Brasil está vivo e com novo fôlego no confronto com a Espanha pela Copa Davis, agora empatado em 1 a 1 (confira no vídeo o ponto da vitória).
Bellucci, que mora e treina em São Paulo, foi empurrado pela torcida, que fez muito barulho, obrigando a arbitragem a parar um game por alguns minutos e pedir silêncio, como é regra no tênis. O barulho também fez o árbitro mandar voltar uma dupla falta que daria uma quebra a Bellucci no quarto set - o juiz foi muito vaiado pela torcida por isso. Sentado no espaço reservado à equipe brasileira, Guga também deu seu suporte, ovacionado pelo público. E se Guga afirmou que era preciso jogar 120% para vencer a Espanha, Bellucci mostrou que é possível se superar e deu a vitória de presente ao capitão João Zwetsch, aniversariante da sexta-feira.
Depois da derrota de Rogério Dutra Silva diante de Roberto Bautista Agut e da grande virada de Bellucci, o confronto entre Brasil e Espanha terá mais um capítulo neste sábado, às 14h. Invicta na Davis desde 2010, a dupla Bruno Soares e Marcelo encara a parceria de Marc López e David Marrero para tentar colocar os anfitriões em vantagem no duelo, que se encerra com mais dois jogos de simples no domingo. O SporTV2 transmite ao vivo todos os jogos da Copa Davis, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real. Os assinantes do canal ainda podem ver o duelo pelo SporTV Play.
Belluci bate Andujar em partida de
mais de quatro horas no Ibirapuera,
em São Paulo (Foto: Andre Casado)
A torcida no ginásio do Ibirapuera ainda se recuperava do baque sofrido por Rogerinho na abertura do confronto diante de Bautista Agut quando Bellucci entrou em quadra. Ao contrário do companheiro de time, o número 1 do Brasil começou bem a partida, sacando firme e soltando bolas vencedoras mesmo no serviço de Andujar. Só que, a exemplo de seu compatriota, o espanhol não baixou o nível técnico da partida e sequer foi ameaçado quando esteve no saque. Bellucci, por sua vez, errou muito no quarto game e sofreu a quebra. Andujar soube manter a vantagem para fechar em 6/3.
Bellucci novamente começou bem uma parcial. Ele salvou dois break points no primeiro game do segundo set e conseguiu a quebra na sequência para abrir 2 a 0. Reforçada pela presença de Gustavo Kuerten, a equipe brasileira puxou o canto das arquibancadas: “Olê, olê, olê, olá, Guga, Guga!”. Apesar da animação da torcida, Andujar, estreante na Davis, não se intimidou, aproveitou os erros do brasileiro para vencer quatro games seguidos. Bellucci se reencontrou em quadra e confirmou seus serviços seguintes. Só que Andujar se mostrava superior tecnicamente, com deixadinhas e um belo smash. Bellucci se irritou ao perder o oitavo game e lançou a raquete ao chão pela primeira vez.
Mas o brasileiro não perdeu a cabeça de vez, cresceu e conseguiu mais uma quebra para empatar em 5/5. Ele ainda confirmou o serviço e chegou a ter o triplo set point em um 12º game interrompido. A arbitragem parou o jogo para pedir que a torcida brasileira fizesse silêncio quando a bola estivesse em ação, como pede o protocolo do tênis. Depois de retomado, o game foi totalmente de Andujar, que teve tranquilidade para fazer cinco pontos seguidos e levar a disputa para o tie-break. Bellucci chegou a abrir 3/0 no game decisivo, mas Andujar retomou o controle da partida e, em seu segundo set point, levou mais uma parcial: 7/6 (6).
Depois de chegar tão perto de levar o set, Bellucci juntou forças para iniciar a terceira parcial com tudo. De cara, ele quebrou o saque de Andujar e confirmou o serviço na sequência para abrir 2/0. O equilíbrio então ditou o tom. Game a game, os tenistas confirmavam seus serviços. Bellucci então chegou ao décimo game sacando para o set. Desta vez, ele não deu espaço para a reação espanhola, dominou o game com direito a uma deixadinha genial, que fez o Ibirapuera aplaudir de pé. O brasileiro levou a parcial e se manteve vivo: 6/4.
O equilíbrio permaneceu, e o apoio da arquibancada cresceu a favor de Bellucci, tanto que foi o pivô de uma polêmica. No quinto game do quarto set, o espanhol cometeu uma dupla falta que daria a quebra ao brasileiro. Só que a arbitragem mandou voltar o ponto, considerando que Andujar foi atrapalhado pelo barulho no momento do saque. O espanhol já até estava sentando, conformado com a quebra. A equipe brasileira reclamou muito. A torcida vaiou por alguns minutos a atitude rara do juiz. Foi preciso o capitão brasileiro João Zwetsch pegar o microfone e pedir o silêncio quando a bola estivesse em ação.
Andujar aproveitou a chance para virar o game. Bellucci, porém, não se abalou com o erro e venceu enquanto esteve no saque. Ele até salvou um match point no décimo game para empatar em 5/5. O brasileiro também fez a torcida vibrar ao acertar um lindo lobby antes de quebrar o espanhol e passar à frente. Bellucci sacou para o set e confirmou o serviço com um ace: 7/5.
O brasileiro manteve o roteiro dos outros quatro sets e abriu a parcial decisiva quebrando Andujar. Foi a vez do espanhol de lançar a raquete ao saibro do Ibirapuera. Com segurança, Bellucci abriu 2/0 e fez mais um lobby espetacular.
Aandujar reagiu e empatou, mas o anfitrião não deixou o espanhol virar, conseguiu mais uma quebra e abriu 4/2. O brasileiro manteve a vantagem de dois games até 5/3, quando conseguiu quebrar Andujar com duas bolas vencedoras para fechar em 6/3. O barulho enfim estava liberado e bem-vindo. A virada incrível deu novo fôlego ao Brasil, que pode continuar sonhando com uma vaga na elite mundial da Davis em 2015.
Vitória de Bellucci deixa duelo entre
Brasil e Espanha empatado por 1 a 1
na Copa Davis (Foto: Vipcomm)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário