sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Espetacular, Federer vira para cima de Monfils e vê Cilic na semifinal

Após perder os dois sets iniciais, ex-número 1 se agiganta, salva dois match points, dobra francês e segue na luta pelo sexto título do US Open


Por Nova York


Com uma virada sensacional, Roger Federer está nas semifinais do US Open. Após perder as duas primeiras parciais, o ex-número 1 do mundo derrotou o francês Gael Monfils por 3 a 2 (4/6, 3/6, 6/4, 7/5 e 6/2) nesta quinta-feira em Nova York (já madrugada de sexta no Brasil) e se classificou para a próxima etapa do Aberto dos Estados Unidos.

Um dos tenistas com os melhores resultados após Wimbledon, Federer chegou ao torneio americano bastante cotado para ser o campeão deste ano, e, salvando dois match points no quarto set, confirmou na prática o favoritismo, mantendo vivo o sonho de conquistar o sexto título do US Open e o 18º Grand Slam da carreira.

Roger Federer, US Open (Foto: Getty)
Federer vibra muito após a sensacional 
virada sobre Monfils (Foto: Getty)

Marin Cilic será o adversário do suíço numa das semifinais que acontecem neste sábado. O croata garantiu a vaga ao vencer o tcheco Tomas Berdych em sets diretos, com as parciais de 6/2, 6/4 e 7/6(4).

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar pelo SporTV Play as partidas do torneio.


O jogo

Federer teve grande facilidade para confirmar seu primeiro serviço no jogo. Em um minuto, não perdeu um ponto sequer. A história foi diferente no quinto game da partida, quando o suíço, mesmo tendo salvado três break points, acabou tendo o saque quebrado com duas bolas para fora. Monfils a esse ponto esbanjava a determinação e a descontração que lhe são usuais, tanto que pegara o ex-número 1 do mundo de surpresa com um contra-ataque de voleio no fundo da quadra. Com um Federer menos produtivo que no começo do jogo, o tenista francês conseguiu manter a vantagem valendo-se do bom saque e saiu na frente ao vencer o primeiro set.
Para piorar a situação de Federer, Monfils abriu o segundo set com quebra. E nem mesmo uma leve torção de tornozelo fez diminuir a intensidade do tenista francês. O número 3 do mundo tentou buscar alternativas para superar a forte defesa do oponente, mas os muitos erros que cometia o prejudicaram. Monfils teve um duplo set point no saque de Federer e, na segunda tentativa de fechar o set, o francês trocou bolas até o suíço atacar na rede.

tenis roger federer us open (Foto: Reuters)
Federer em momento de irritação 
(Foto: Reuters)

Disposto a inverter o panorama da partida, Federer partiu para cima. Quebrou o saque do adversário na abertura do terceiro set e se irritou bastante quando Monfils igualou o placar em 2/2. O ex-líder do ranking não se abalou e voltou a ficar em vantagem com uma quebra quando subiu à rede para converter o break point. Mais regular nos golpes de fundo de quadra, o suíço não deu mais chances de ser surpreendido pelo rival e venceu o terceiro set.

Ainda faltava mais uma parcial para Federer corrigir o prejuízo e equilibrar o duelo. Ele dava sinais de vigor para se manter vivo no jogo, como quando, no segundo game, ganhou um rali de 21 trocas de bola e salvou um break point. Mas lhe faltou a regularidade de outrora: conquistou a quebra no terceiro game; na sequência perdeu o game de serviço e bateu forte com a raquete na rede, responsável por amortecer um voleio do suíço que Monfils contra-atacou para empatar em 2/2. 

Os dois jogadores se equipararam, e Federer esbanjou tranquilidade no momento mais importante da partida até então. Salvou dois match points consecutivos quando Monfils liderava o quarto set por 5/4 e depois foi a vez de o suíço faturar a quebra, com duas duplas faltas seguidas do francês. Federer não vacilou na hora de confirmar o serviço, fez o 7/5 e forçou o quinto set.

Revitalizado pela reação evidente, Federer começou com tudo a quinto e decisiva parcial, já quebrando o serviço do francês e confirmando o seu em seguida. Com 2/0 de frente, o ex-número 1 do mundo jogou a pressão para o desestabilizado adversário. Sobrando em quadra, Roger Federer só fez confirmar sua incontestável categoria e selou a sensacional vitória fulminando a parcial em 6/2.


Roger Federer x Gael Monfils, US Open (Foto: Getty)
Monfils esteve com a vitória nas mãos, 
mas sucumbiu ao talento do suíço 
(Foto: Getty)


FONTE:

Nenhum comentário: