sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Campeã mundial, Mayra Aguiar agora é segunda no ranking mundial de judô

Federação Internacional atualiza lista após Mundial na Rússia com Chibana e Rafael Silva como líderes, e Sarah Menezes, Érika Miranda e Maria Suelen em segundo


Por Rio de Janeiro


A Federação Internacional de Judô divulgou o novo ranking da modalidade após contabilizar os resultados do Campeonato Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, no último mês, e a campeã Mayra Aguiar subiu duas posições entre as meio-pesados (78kg), e agora ocupa a segunda colocação na lista, apenas 60 pontos atrás francesa Audrey Tcheumeo, adversária que a brasileira bateu na decisão do último dia 29.

- O meu objetivo é sempre estar entre as quatro primeiras do ranking para poder sair bem nas chaves nas competições ao longo do ano. Então, fico feliz pela posição - disse Mayra após o anúncio do novo ranking mundial.

Mayra Aguiar com medalha Mundial de Judô (Foto: EFE)
Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro 
na Rússia e subiu para a segunda 
colocação no ranking (Foto: EFE)


Os demais medalhistas brasileiros do Mundial mantiveram suas posições no ranking. Maria Suelen Altheman, prata na categoria pesado (+78kg), aparece atrás da bicampeã mundial e atual campeã olímpica, a cubana Idalys Ortiz. Bronze na categoria meio leve (52kg), Érika Miranda também permaneceu em segundo, atrás da bicampeã mundial Majlinda Kelmendi, judoca da República do Kosovo.

Rafael Silva, o Baby, segue na liderança dos pesados (+100kg), ainda à frente do francês Teddy Riner que, com o sétimo título mundial individual conquistado na Rússia, ocupa a segunda colocação, 340 pontos atrás do brasileiro. David Moura, quinto colocado no Mundial, agora é o sétimo na mesma categoria.

- Vejo a posição no ranking como uma representação da consistência de resultados que venho apresentando desde 2012, sempre chegando ao pódio nas principais competições do circuito. Acredito que isso é o mais importante. É continuar trabalhando pra me manter no topo da categoria - disse Baby, que ficou com o bronze em Chelyabinsk.

Rafael Silva Baby medalha mundial judô (Foto: Rafal Burza / CBJ)Rafael Silva ficou com o bronze no Mundial, mas segue líder dos pesados (Foto: Rafal Burza / CBJ)

O Brasil ainda tem outro líder no ranking mundial. Charles Chibana também é o número um na sua categoria, a meio-leve (66kg). Ele perdeu na sua terceira luta no último Mundial. A campeã olímpica Sarah Menezes segue na segunda colocação na categoria ligeiro (48kg), depois de perder logo na estrela na Rússia. Ela está atrás da mongol Urantsetseg Munkhbat. Ainda entre os ligeiros, Felipe Kitadai e Eric Takabatake, que estiveram no Mundial, estão em quinto e décimo-quinto lugares respectivamente. O primeiro deles perdeu na primeira luta, e o outro chegou à terceira fase na Rússia.

Dois judocas brasileiros aparecem na terceira posição em suas categorias. Victor Penalber, que caiu na repescagem após perder na quartas de final do Mundial, está atrás do georgiano Avtandili Tchkrishvili, campeão mundial, e do francês Loic Pietri, medalhista de bronze. Rafaela Silva, quinta no Mundial, foi superada pela francesa Automne Pavia, algoz dela na disputa pelo bronze, e pela alemã Miryam Roper. Medalhista de bronze em Pequim nas Olimpíadas, Ketleyn Quadros é a oitava colocada na mesma categoria.

A posição dos outros brasileiros que estiveram no Mundial de Chelyabinsk não variou muito. Alex Pombo (73kg) é o sexto e Tiago Camilo (90kg) está na 13ª posição. Luciano Correa é o 10º, melhor brasileiro na categoria meio-pesado.

No feminino, a melhor brasileira na categoria meio-médio é Mariana Barros, na décima-segunda colocação. Ela não foi ao Mundial por conta de uma lesão. Mariana Silva, substituta dela e com duas vitórias na Rússia, é a 18ª. Bárbara Timo (70kg) é a vigésima colocada.


Nenhum comentário: