segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bernardinho formaliza protesto no Mundial: "Rasgaram o regulamento"

Único invicto da competição e primeiro de sua antiga chave, Brasil não se beneficia no sorteio e acaba caindo no Grupo da Morte, ao lado de Polônia e Rússia


Por Direto de Lodz, Polônia


O domingo não terminou do jeito que Bernardinho esperava. Além da preocupação com Murilo, Wallace e Sidão, que deixaram a partida contra a Rússia lesionados, o técnico ainda assistiu pela TV ao sorteio que definiria os adversários do Brasil na terceira fase do Mundial da Polônia. Viu o regulamento ser mudado e tratou de formalizar seu protesto. Passou a mão no telefone e falou com um representante da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) - presidida pelo brasileiro Ary Graça -, deixando claro que entendia, mas não aceitava. Com as alterações, a seleção não se beneficiou por ser a única equipe invicta da competição e primeira de sua antiga chave. Acabou caindo no Grupo da Morte, que tem Polônia e Rússia. 

Brasil x Finlândia Mundial vôlei Bernardinho (Foto: Divulgação/FIBV)
Bernardinho diz que Federação fez 
nova trapalhada com o regulamento   
(Foto: Divulgação/FIBV)


Além disso, a tabela indicava que não seria possível ter dois segundos colocados na mesma chave dos triangulares. No entanto, a dos tricampeões mundiais conta com os dois.

- O que vale é a palavra e ela tem que ser honrada. Não respeitaram o que estava escrito. Rasgaram o regulamento. Não podemos colocar isso como um álibi. Nós temos é que jogar. É errado, mas é o que é. O grande pecado e a dor é que fomos o primeiro da chave e não vamos ter o benefício técnico de jogar em dias alternados. Faremos dois jogos diretos, com tempo mínimo de descanso, com jogadores contundidos. Por que escolheram a Polônia jogar em dias alternados? Foi uma pequena vantagem de algo que não foi respeitado. Pode não prejudicar, mas também pode. É mais uma grande trapalhada da Federação em relação aos regulamentos. O de 2010 era vergonhoso. E a Polônia se levantou contra a vergonha daquele regulamento. Mas voltaram a repetir, a não respeitar o que estava programado. Não há treinadores participando da formulação daquilo. Acho também que as fases deveriam ter mais peso e a distância entre as fases deveria ser maior - afirmou.


Mundial de vôlei - treino Brasil (Foto: Danielle Rocha)
Sidão, Murilo e Wallace durante o 
treino na Atlas Arena, em Lodz 
(Foto: Danielle Rocha)


Embora ressalte que um direito tenha sido tirado de seu time, o técnico diz que não pode contaminar os jogadores.

- Eu não quero ficar como aquele que sempre reclama (risos). Mas para mim o que é certo, é certo. Vamos recuperar os jogadores e pegar uma embalada Polônia, grande equipe. É hora do mata-mata e temos que sobreviver. 



saiba mais

A boa notícia é que Sidão, que sentia dores no joelho direito, já está liberado para a partida contra os anfitriões. O central participou de uma parte do treino desta segunda-feira, na Atlas Arena. Wallace, com uma entorse no tornozelo esquerdo, foi poupado. Murilo também. Os exames apontaram um estiramento leve na coxa direita do ponteiro. Os dois ainda são dúvida para o confronto. Uma reavaliação será feita amanhã.

- O Wallace melhorou de ontem pra hoje, mas o Murilo é mais difícil. O Wallace é pouco provável, seria esse o termo. E o Sidão não é problema. Vamos esperar mais 12 horas pra ver a evolução do quadro. O Murilo talvez tenha feito sua melhor partida contra a Rússia e sentiu. É uma pena. Em um momento que começou a se tornar efetivo no ataque.


Ali atrás, ele já tinha destaque. Chegou a ocupar a vice-liderança entre os melhores passadores do Mundial. De olho comprido na quadra, o bicampeão mundial e medalhista olímpico não escondeu o desejo de poder ajudar seus companheiros contra os poloneses. 

- Vou tentar jogar amanhã - disse Murilo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/bernardinho-formaliza-protesto-no-mundial-rasgaram-o-regulamento.html

Nenhum comentário: