sexta-feira, 11 de julho de 2014

Vaticano afirma que Papas ainda não sabem se verão final da Copa juntos

Porta-voz minimiza especulações sobre possível encontro entre Francisco e Bento XVI para partida entre Alemanha e Argentina e pede "pausa para a paz" no domingo


Por Roma, Itália

A final da Copa do Mundo dividirá o Vaticano. A partida entre Alemanha e Argentina no próximo domingo, no Maracanã, fez surgir a dúvida na imprensa que cobre o dia a dia na sede da Igreja Católica: Bento XVI e Francisco assistirão a decisão juntos? O Vaticano não se manifesta sobre tal possibilidade e tenta afastar tal especulação. Mas vê a situação como “divertida e interessante” e pede para que os torcedores usem o momento para uma “pausa para a paz”, segundo noticia desta sexta-feira da agência Reuters.

Papa Francisco com a camisa da Argentina (Foto: Reuters)
Papa Francisco é reconhecido por sua 
paixão pelo futebol (Foto: Reuters)

Joseph Ratzinger, alemão e antecessor de Francisco, tem 87 anos e não é um grande fã de futebol. Mas uma fonte ouvida pela Reuters apontou que a situação única como a final da Copa do Mundo pode fazer diferença. A fonte, um oficial veterano no Vaticano, que trabalha tanto para o argentino, quanto para o alemão, disse que ainda não há uma decisão sobre se assistirão à partida juntos. 


saiba mais

Aproveitando o apelo com o momento, o Conselho para Cultura do Vaticano, o qual inclui esportes, pediu um momento de silêncio no domingo para que “coisas importantes sejam pensadas”, como a paz, e sugeriu o instante de reflexão para todas as instituições envolvidas no jogo. 

- Vamos ter uma pausa para a paz. Na Grécia antiga havia pausa nos conflitos durante os Jogos Olímpicos. Por que não na Copa do Mundo? Por que não um momento de silêncio, uma trégua? – declarou o Monsenhor Melcher Sanchez de Tosca y Alameda, subsecretário do Conselho, que também anunciou a hashtag #PAUSEforPeace (PAUSAparapaz, em português) para ser usada durante o jogo.  

Desde sua aposentadoria, Bento XVI, de 87 anos, vive em reclusão em um antigo convento do Vaticano. Quando era arcebispo de Munique, ia a algumas partidas do Bayern. Já o Papa Francisco, de 77 anos, é reconhecido por sua paixão pelo futebol, sobretudo pelo San Lorenzo. 


FONTE:

Nenhum comentário: