sexta-feira, 11 de julho de 2014

Em revanche fria, Van Gaal minimiza discussão e rivalidade com Felipão

Treinador holandês prefere esquecer bate-boca com técnico brasileiro e pede apenas para ele "se ater aos fatos"


Por Brasília


Van Gaal Holanda coletiva (Foto: Agência Reuters)Louis van Gaal em coletiva (Foto: Agência Reuters)

Felipão e Louis van Gaal têm uma rivalidade antiga, que cresceu nesta Copa do Mundo com um bate-boca na primeira fase. Mas diante de uma disputa de terceiro lugar com clima de final de festa, o técnico holandês preferiu não aumentar esta história com mais um capítulo nesta sexta-feira durante a entrevista coletiva da Holanda antes do jogo contra o Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Nesta Copa do Mundo, os dois já se estranharam. Van Gaal insinuou que o Brasil estava sendo favorecido pela Fifa e Felipão respondeu de forma grosseira o chamando de “burro ou mal intencionado”. Tudo começou quando o técnico holandês reclamou bastante da definição de horários da última rodada da primeira fase. O Grupo B - da Holanda, Espanha, Chile e Austrália - acabou sendo definido antes do Grupo A - de Brasil, Croácia, Camarões e México - já que a Fifa marcou os duelos do Grupo B para às 13h e os do Grupo A para às 17h quando, teoricamente, o natural seria ser o contrário. 

Com isso, o Brasil entraria em campo com a possibilidade de “escolher” o rival da próxima fase. Como haveria nas oitavas de final o confronto entre o primeiro e o segundo colocado de cada chave, a seleção brasileira entraria em campo sabendo exatamente o que precisaria fazer para enfrentar cada um (no caso, Holanda ou Chile).

Nesta sexta-feira, Louis Van Gaal, que também virou desafeto do ex-jogador Rivaldo durante a passagem de ambos pelo Barcelona, recomendou ao brasileiro "se ater aos fatos"

- Eu sempre me atenho aos fatos. E o fato foi que o Brasil começou jogando primeiro a Copa do Mundo. Estava no Grupo A, como primeira equipe. E depois jogou a partida decisiva da primeira fase depois de nós. Agora, novamente os brasileiros jogaram antes e tivemos que entrar em campo um dia depois. Esses são fatos. Não vou lutar contra os fatos. A pergunta é: Por que isso? Scolari precisa pensar sobre isso. E ele pode fazer isso. 


Eu sempre me atenho aos fatos. E o fato foi que o Brasil começou jogando primeiro a Copa do Mundo. Estava no Grupo A, como primeira equipe. E depois jogou a partida decisiva da primeira fase depois de nós. Agora, novamente os brasileiros jogaram antes e tivemos que entrar em campo um dia depois. Esses são fatos. Não vou lutar contra os fatos. A pergunta é: Por que isso? Scolari precisa pensar sobre isso. E ele pode fazer isso
Louis van Gaal

Depois da classificação da Holanda contra o México nas oitavas de final, Luiz Felipe Scolari voltou a ironizar Van Gaal falando que “em todos os jogos das oitavas, nenhum tinha sido decidido por conta de um pênalti mal assinalado" e que isso foi com "uma certa equipe que desconfiava favorecimento ao Brasil”. Van Gaal não chegou a responder o brasileiro na época.

A rivalidade entre os dois é antiga. Diante de uma equipe comandada pelo holandês, Felipão teve uma das maiores decepções da sua carreira, em 1995, ao perder com o Grêmio a final do Mundial de Clubes para o Ajax, da Holanda. Na época, o treinador brasileiro reclamou muito da arbitragem e foi rebatido por Van Gaal. O Grêmio teve o zagueiro Rivarola expulso no segundo tempo. E o Ajax venceu a partida nos pênaltis.

Depois de ter menosprezado a disputa do terceiro lugar, Van Gaal busca um novo objetivo para animar o grupo holandês enfrentar o Brasil. E parece que já encontrou.

- Viemos para cá com um objetivo. E tínhamos a esperança e fé que iríamos conseguir isso. Podemos não ser a melhor equipe em qualidade, mas somos a equipe mais difícil de se vencer. Agora, queremos o terceiro lugar e a marca de sair desta Copa sem perder nenhum dos sete jogos - disse Van Gaal lembrando que a derrota para a Argentina aconteceu nos pênaltis após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

Brasil e Holanda se enfrentarão no Estádio Nacional no sábado, às 17h (de Brasília).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/em-revanche-fria-van-gaal-minimiza-discussao-e-rivalidade-com-felipao.html

Nenhum comentário: