sexta-feira, 18 de julho de 2014

Massa destaca evolução da Williams do 1º para o 2º treino: "Saí contente"

Após brasileiro ser 11º na parte da manhã, equipe mexe no carro e piloto fecha o dia com o sexto melhor tempo na sexta-feira de atividades para o GP da Alemanha


Por Direto de Hockenheim, Alemanha

Felipe Massa durante os treinos da Fórmula 1 em Hockenheim, palco do GP da Alemanha (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Massa antes dos treinos em Hockenheim (Foto: Reprodução/Twitter)

Sexto mais veloz da sexta-feira de treinos livres para o GP da Alemanha, Felipe Massa ficou satisfeito com o desempenho de sua Williams em Hockenheim. Após ter anotado o 11º tempo na sessão da manhã, o brasileiro conta que a equipe mexeu em seu carro, que melhorou consideravelmente para a atividade da tarde.

- Saí contente. Fomos competitivos. Não só no sexto tempo que fiz, mas na simulação de corrida o carro também se mostrou equilibrado. A gente conseguiu evoluir bastante da primeira sessão para a segunda, e o carro se mostrou mais equilibrado. E isso é importante para o fim de semana. Espero ter um carro competitivo amanhã, mas, mais do que isso, um carro pronto para domingo. Pode ser que o dia seja chuvoso – disse o piloto.
Este foi o primeiro dia de sessão da Fórmula 1 após a proibição do FRIC (sigla em inglês para suspensões dianteira e traseira interconectadas), sistema que estabiliza a altura do carro e evita que solavancos, principalmente nas curvas, prejudiquem a tração. Massa explicou o trabalho que as equipes tiveram para ajustar seus carros.

- O FRIC mexe na altura do carro em diversas partes da pista. A gente tem que trabalhar em cima para achar o caminho ideal. A gente mexeu muito da primeira sessão para a segunda e o carro se mostrou mais equilibrado na segunda, mas tem mais o que melhorar para a amanhã. Mas é um trabalho no acerto do carro, nada que mude o carro completamente.

Para muitos, a proibição do FRIC foi uma artimanha da FIA para conter a imensa superioridade da Mercedes, que possui quase o dobro de pontos da RBR, segunda colocada no Mundial de Construtores. Nesta sexta-feira, porém, as Flechas de Prata continuaram andando na frente, com Lewis Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em segundo. Daniel Ricciardo, da RBR, foi o terceiro, apenas 1 décimo mais lento que o britânico, mais veloz do dia. Perguntado se a proibição do FRIC ajudou a RBR, Massa deu sua opinião:
- Difícil de ter uma certeza. Eles (RBR) têm um carro que economiza muito bem o pneu. Estamos em uma pista onde a temperatura é muito alta. Isso faz diferença em um carro que tem mais carga aerodinâmica. Sem dúvida, isso ajuda a RBR fazer um bom tempo. Agora, vamos esperar para a corrida. A Mercedes, sem dúvida, com FRIC ou sem FRIC, é o melhor carro.

Felipe Massa nos treinos livres para o GP da Alemanha (Foto: Getty Images)
Felipe Massa nos treinos livres para o 
GP da Alemanha (Foto: Getty Images)

Questionado também sobre as arquibancadas vazias durante os treinos livres na Alemanha, Massa respondeu com bom humor:

- Acho que eles continuam tomando cerveja e comemorando depois da Copa do Mundo e comemorando ainda.

Os pilotos voltam à pista neste sábado, a partir das 6h00 (horário de Brasília) para o 3º treino livre em Hockenheim, com exibição ao vivo do SporTV. A TV Globo transmite o treino classificatório do GP da Alemanha em novo formato. A partir das 9h35 da manhã (de Brasília) de sábado, mostrando ao vivo os momentos decisivos para formação do grid de largada. O SporTV transmite na íntegra e ao vivo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília) de domingo, ao vivo na TV Globo. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. 

* colaborou Felipe Siqueira, do Rio de Janeiro


INFO - Circuito GP da Alemanha Hockenheim (Foto: Editoria de Arte)


FONTE:

Nenhum comentário: