segunda-feira, 21 de julho de 2014

Fabiano de Paula fura quali e disputa seu primeiro ATP em Gstaad, na Suíça

Tenista da Rocinha obtém três vitórias e vai estrear em chave principal de torneios deste nível, contra o esloveno Blaz Rola. Bellucci também joga e pega Gerald Melzer


Por Rio de Janeiro

O carioca Fabiano de Paula conquistou um grande resultado na última rodada do qualificatório para o ATP 250 de Gstaad, neste domingo, na Suíça. O tenista da comunidade da Rocinha, atual número 458 do mundo, surpreendeu o anfitrião Aleksander Sadecky com uma vitória em sets diretos: um duplo 6/4. Com o resultado,   se credenciou para disputar pela primeira vez um torneio ATP.

- A sensação de poder disputar meu primeiro ATP é a melhor possível, mas sempre com os pés no chão, pois terá muita coisa pela frente ainda. Só tinha a agradecer a toda minha equipe por toda a dedicação e paciência, essa vitória não é apenas minha, mas deles também - disse o tenista, que viajou ao lado do técnico Eduardo "Duda" Matos em sua série pela Europa.

Na estreia na chave principal, Fabiano vai enfrentar o esloveno Blaz Rola, 80º do ranking mundial. Outro brasileiro em Gstaad, o paulista Thomaz Bellucci, número 93 do mundo e duas vezes campeão do torneio suíço (2009 e 2012), estreia contra o austríaco Gerald Melzer, 148º do ranking.

Fabiano de Paula fura quali e disputa, em Gstaad, na Suíça, seu 1º ATP  (Foto: Divulgação)
Fabiano de Paula fura quali e disputa seu 
1º ATP em Gstaad, na Suíça 
(Foto: Divulgação)

Atual 442º colocado do ranking mundial, Fabiano caiu justo na chave do principal favorito do quali em sua estreia, o espanhol Albert Ramos. No entanto, o adversário desistiu da disputa e o carioca acabou medindo forças com Quentin Robert, no primeiro jogo da rodada dupla do último sábado. Após vencer o francês por 6/1 e 6/3, ele eliminou o boliviano Federico Zeballos por 7/6 (7/5) 3/6 6/3. Com o resultado, ele assegurou a vaga na última rodada do torneio classificatório.

Na final contra Alexander Sadecky, o tenista da Rocinha mostrou eficiência ao quebrar o serviço do suíço. Dos nove breakpoints, Fabiano levou a melhor em três. Segurar a pressão do adversário, que contou o apoio da torcida, foi outro fator importante na partida. Sadecky teve 14 chances de quebra, mas conseguiu apenas uma. 

No ano passado, o carioca se arriscou no qualificatório para o ATP 250 de Bogotá, mas foi superado pelo australiano Chris Guccione na última rodada do torneio classificatório. Em evolução no cenário nacional, ele ainda tem pouca experiência no exterior. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/fabiano-de-paula-fura-quali-e-disputa-seu-primeiro-atp-em-gstaad-na-suica.html

Nenhum comentário: