terça-feira, 10 de junho de 2014

De olho no topo do ranking, Brasil faz maratona de Grand Slams na Europa

Primeiro parada é Moscou, de quarta a domingo. Em 2013, M.Clara/Carol foi campeã Evandro/Emanuel levou prata e Ricardo/Álvaro Filho bronze


Por Moscou, Rússia


A seleção brasileira de vôlei de praia irá enfrentar uma maratona de cinco Grand Slams consecutivos na Europa em busca da liderança do Circuito Mundial. Três deles em um intervalo apenas dois dias. Com o fim do Circuito Brasileiro 2013/2014, o torneio internacional, que oferece pontuação e premiação mais altas em comparação ao Open, é o principal objetivo dos times ao longo desta temporada. E a primeira parada será Moscou, de quarta-feira a domingo. A capital da Rússia recebe uma etapa pela nona vez na história.

O Brasil será representado no torneio principal masculino por Ricardo/Álvaro Filho, Pedro Solberg/Emanuel e Evandro/Vitor Felipe. Alison e Bruno Schmidt terão que disputar o qualifying para chegarem à fase de grupos. No feminino, Talita/Taiana, Maria Clara/Carol e Ágatha/Bárbara Seixas estreiam na disputa feminina principal, enquanto Juliana/Maria Elisa terá que partir do qualifying em busca do primeiro título no Circuito Mundial.

Imagem da arena onde acontece o Grand Slam de Moscou, na Rússia (Foto: Divulgação / FIVB)
Imagem da arena onde acontece o Grand 
Slam de Moscou, na Rússia 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Moscou é o segundo Grand Slam da temporada 2014, após a disputa em Xangai, na China. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã também soma 800 pontos na briga pelo topo do pódio, contra 500 de um título de uma etapa do Open. Em maio, as duplas brasileiras passaram um período de treinos no Brasil durante um intervalo entre competições.

- Nos preparamos para este período, pois sabemos que será uma sequência grande de jogos importantes contra as melhores duplas do mundo. Os Grand Slams são a oportunidade de aumentar bastante a pontuação e estamos focadas nisso, já que o campeonato ainda está bem embolado, com as duplas bem próximas umas das outras. Corrigimos detalhes nos treinamentos e vamos colocar em prática para evoluirmos cada vez mais - disse Maria Elisa, terceira colocada do ranking mundial, ao lado de Juliana, apenas 60 pontos atrás das líderes, as chinesas Fan Wang/Yuan Yue.

Bom retrospecto e Copa do Mundo

Maria Clara e Carol foram campeãs do Grand Slam de Moscou em 2013 (Foto: Divulgação / FIVB)
Maria Clara e Carol (à direita): 
campeãs do GrandSlam de Moscou 
em 2013 (Foto: Divulgação/FIVB)

O histórico aponta para boas 
participações do Brasil em etapas realizadas na capital russa. Em oito edições do torneio masculino, foram nove medalhas conquistadas, três delas de ouro. No feminino, por sua vez, foram disputadas seis etapas em Moscou, com seis pódios para o país, incluindo dois ouros. Na temporada passada, as irmãs Maria Clara e Carol subiram ao posto mais alto do pódio, enquanto Evandro/Emanuel foram prata e Ricardo/Álvaro Filho bronze.

Depois de Moscou, o Circuito Mundial segue para as etapas de Berlim, na Alemanha, e Stavanger, na Noruega. E paralelo a tudo isso, ocorrerá a disputa da Copa do Mundo no Brasil. Apesar do foco nas competições nas areias europeias, os atletas garantem que irão acompanhar os jogos pela televisão.

- É impossível não pensar em Copa do Mundo, claro, o país está vivendo esse momento, ansioso pelo Mundial. Estamos na torcida pela Seleção Brasileira, acredito muito no grupo que vai disputar o Mundial, que estamos no caminho certo para o hexacampeonato. Se o Brasil chegar à decisão, vamos ver a final na Suíça... Mas precisamos focar no Circuito Mundial e é isso que estamos fazendo - disse Bruno Schmidt.

No primeiro dia de disputas, na próxima quarta-feira, será disputado o qualifying, com 24 duplas. Os atletas jogam em eliminatórias simples e oito times em cada naipe se classificam para o torneio principal, juntando-se aos outros 24 já garantidos pelo ranking. Em seguida, as duplas são distribuídas em oito grupos de quatro, que jogam entre si. Os oito primeiros de cada chave avançam direto às oitavas de final, enquanto os segundos e os terceiros colocados disputam a repescagem. As semifinais, disputa de terceiro lugar e finais serão realizadas no domingo.

Brasil no Circuito Mundial 2014:

Open de Fuzhou
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Xangai
Ágatha/Bárbara Seixas - bronze
Open de Puerto Vallarta
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata


Próximas etapas do Circuito Mundial 2014:

11 a 15/06 - Moscou (Rússia) - Masculino/Feminino - Grand Slam
17 a 22/06 -Berlim (Alemanha) - Masculino/Feminino - Grand Slam
24 a 29/06 - Stavanger (Noruega) - Masculino/Feminino - Grand Slam
8 a 13/07 - Gstaad (Suíça) - Masculino/Feminino - Grand Slam
15 a 20/07 - Haia (Holanda) - Masculino/Feminino - Grand Slam
22 a 27/07 - Long Beach (EUA) - Masculino/Feminino - Grand Slam
29/07 a 3/08 - Klagenfurt (Áustria) - Masculino/Feminino - Grand Slam
19 a 24/08 - Stare Jablonki (Polônia) - Masculino/Feminino - Grand Slam
23 a 28/09 - Brasil - Masculino/Feminino - Grand Slam
7 a 12/10 - Xiamem (China) - Masculino/Feminino - Open
28/10 a 2/11 - Parana (Argentina) - Masculino/Feminino - Open
4 a 9/11 - Doha (Qatar) - Masculino - Open
25 a 30/11 - Chennai (Índia) - Masculino/Feminino - Open
3 a 7/12 - La Reunion (França) - Masculino - Open
9 a 14/12 - Durban (África do Sul) - Masculino/Feminino - Open



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/de-olho-no-topo-do-ranking-brasil-faz-maratona-de-grand-slams-na-europa.html

Nenhum comentário: