domingo, 20 de abril de 2014

Vettel ignora ordem da RBR. Ricciardo minimiza: 'Não quero iniciar conflitos'

Com ordem para deixar companheiro passar, alemão resiste no início, mas acaba cedendo a posição. Australiano é superior a tetracampeão em corridas e treinos


Por Xangai, China


Se no GP do Bahrein, a RBR ordenou a Sebastian Vettel que abrisse caminho para Daniel Ricciardo, que estava mais rápido, neste domingo, na etapa da China, a incômoda mensagem surgiu no rádio do tetracampeão mais uma vez. O alemão assentiu, mas, na pista, tentou resistir às investidas do companheiro, que tinha pneus mais novos e era mais veloz, desobedecendo às ordens da equipe - como fez em 2013 na Malásia. Contudo, a resistência se mostrou sem sucesso, já que o australiano realizou a ultrapassagem na segunda tentativa e chegou em quarto, uma colocação à frente do atual campeão.

- Eu não sabia o que ele estava falando no rádio durante a prova. Também não sabia qual era a estratégia, mas eu o ultrapassei. Não quero iniciar nenhum tipo de conflito.


saiba mais

Vettel, por sua vez, admitiu ter resistido inicialmente, mas garantiu que deixou o companheiro ultrapassá-lo assim que descobriu estarem em estratégias diferentes.

- Eu abri para Daniel assim que soube que estávamos em estratégias diferentes. Quando me pediram da primeira vez, não entendi, já que estávamos com os mesmos pneus, diferentemente do Bahrein. Por isso chequei duas vezes. Quando a equipe disse que estávamos com táticas diferentes, eu decidi deixá-lo passar, além de perceber que não conseguiria mais segurá-lo.

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no GP da China de 2014 (Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no 
GP da China de 2014 
(Foto: Getty Images)

Já Ricciardo reconheceu não ter certeza se o alemão cedeu ou não a posição.
- Para ser honesto, eu não sei. Só fiquei sabendo o que a equipe disse para ele agora, então, eu não sabia disso durante a prova. Por isso, não sei se ele errou ou se deixou espaço, mas consegui passá-lo e segui meu caminho.

A verdade é que a situação está ficando tensa na RBR, já que o australiano tem completa vantagem sobre o companheiro. Até o momento, o piloto recém-chegado na escuderia austríaca leva vantagem sobre Vettel em treinos classificatórios (3 x 1) e corridas (2 x 1), mas fez questão de minimizar o episódio e dizer que, independentemente das disputas, não quer iniciar conflitos com o parceiro de time. O tetracampeão mundial admite que ainda não encontrou o ajuste ideal de seu carro:

- Eu ainda não estou onde gostaria com o carro. Mas esse é um processo em desenvolvimento. Espero que nas próximas corridas eu dê passos na direção correta – admitiu.

Circuito Circuito GP da China (Foto: Editoria de arte)


FONTE:

Nenhum comentário: