Apontada como uma das mais emocionantes dos últimos tempos, corrida tem vitória maiúscula de Hamilton sobre Rosberg, pódio de Pérez e acidente cinematográfico
Esteban Gutierrez ficou de cabeça para baixo após ser tocado por Pastor Maldonado (Foto: AFP)
saiba mais
Não, você não está vendo errado. Pastor Maldonado mereceu todos os "troféus" acima. Conhecido pelo currículo recheado de trapalhadas, o venezuelano voltou a aprontar das suas. Restando 16 voltas para o fim da prova, o piloto da Lotus saía dos boxes enquanto Esteban Gutiérrez cruzava a reta principal. No momento em que o mexicano contornava normalmente a curva 1, Maldonado tentou colocar por dentro e acertou em cheio a Sauber, que foi lançada pelo ar e capotou, em um acidente cinematográfico. Após ver o mundo de cabeça para baixo, Gutiérrez demorou alguns segundos para se recuperar do susto. Ele fez exames de precaução e foi liberado. Maldonado ainda disse não ter culpa no cartório. Mas a direção de prova não perdoou: além do stop and go durante a prova, o venezuelano foi punido com cinco posições no grid da próxima corrida e ainda levou três pontos na carteira. Os fãs da F-1 também não perdoaram e brincaram com a fama de barbeiro do piloto. Veja as montagens!
Batida de Pastor Maldonado no GP do
Bahrein virou piada na internet (Foto:
Reprodução/Twitter)
O acidente provocado por Pastor Maldonado provocou a entrada do safety car, para a retirada do carro de Esteban Gutiérrez. A essa altura da prova, Hamilton liderava com boa vantagem sobre Rosberg. Mas a entrada do carro de segurança quase mudou a história da prova. Como todos os pilotos precisam usar, pelo menos uma vez, cada um dos dois pneus designados pela corrida, Lewis ainda precisava colocar os compostos médios, mais lentos que os macios que Nico pôs em sua última visita aos boxes. E aí, nas voltas finais, com a diferença para o britânico reduzida a zero pelo safety car, o alemão da Mercedes tinha mais dois grandes trunfos nas mãos para abocanhar a vitória: pneus mais velozes e a possibilidade de usar a asa móvel, por estar a menos de 1s para o carro da frente. Todos pensavam que a vitória estava nas mãos do alemão, mas...
...mas o que Rosberg não contava é que Hamilton estava em um dia muito, mas muito inspirado. E quando o campeão de 2008 está inspirado, é difícil superá-lo. Contrariando todas as expectativas, o britânico conseguiu conter a pressão do companheiro de equipe. Foi uma aula de pilotagem. Em um duelo de tirar o fôlego, Lewis fechou a porta de todas as formas. E quando Nico colocou do lado no fim da reta, o inglês teve a calma e a inteligência para dar um “X” de tirar o torcedor mais sonolento do sofá. Mais que um triunfo, o resultado deste domingo foi uma demonstração de força de Hamilton, no duelo que promete se estender até o fim do ano valendo a taça de 2014. Após a prova, os amigos de infância exaltaram o duelo épico: "Parecia nossos tempos do kart".
Hamilton e Rosberg comemoração GP
Bahrein F1 (Foto: Reuters)
Hamilton no top 10 da Fórmula 1
De quebra, Hamilton chegou à sua 24ª vitória na carreira, passou Nelson Piquet e igualou a lenda Juan Manuel Fangio no top 10 dos maiores vencedores da categoria. Apesar da "derrota", Rosberg se mantém na liderança do campeonato, com 61 pontos contra 50 de Lewis. Confira a classificação completa.
Felipe Massa largou em sétimo e chegou em sétimo. Mas engana-se quem acha que a corrida dele foi monótona. Tudo começou com uma de suas especialidades: uma largada incrível. Depois de ver o companheiro Valtteri Bottas à frente no grid após a polêmica ordem de equipe do GP da Malásia, o brasileiro precisou de apenas uma curva para superar o finlandês e pular para terceiro, deixando para trás também Button, Raikkonen e Pérez. Na sequência, ele e Bottas passaram a maior parte da prova brigando com as Force India pela “vitória” nas corridas dos “mortais”, já que as Mercedes eram imbatíveis. Porém, no fim, com uma estratégia de três paradas nos boxes contra duas dos demais rivais e surpreendido pela entrada do carro de segurança, a dupla da Williams acabou perdendo terreno para os pilotos da RBR, terminando em sétimo e oitavo. Para Massa, o 'safety car destruiu sua estratégia'. Apesar de não ter chegado na posição que gostaria, superar Bottas foi importante para o trabalho de Massa de se impor dentro da equipe.
E se as Williams acabaram ficando para trás, quem “venceu” a “corrida dos mortais” foi um inspirado Sergio Pérez. Para levar o carro da Force India pela primeira vez ao pódio no ano, o mexicano precisou superar, por toda a corrida, a concorrência de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg (quinto), da dupla da Williams e dos pilotos da RBR, Daniel Ricciardo (quarto) e Sebastian Vettel (sexto). Após a prova, Pérez e a equipe comemoraram o resultado como se fosse uma vitória. O time não sabia o que era subir ao pódio desde 2009, e o mexicano, desde sua passagem pela Sauber em 2012, já que em 2013 amargou um jejum devido ao péssimo carro da McLaren.
Sergio Pérez e Force India comemoram
pódio no GP do Bahrein
(Foto: Divulgação)
Enquanto Mercedes, Williams, Force India e RBR foram as protagonistas da prova, as grandes decepções ficaram por conta de dois times grandes: Ferrari e McLaren.Toda vez que um piloto do pelotão da frente parava nos boxes, não tinha a menor dificuldade para superar os carros vermelhos e prateados. Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em discretíssimo nono lugar e ainda ergueu o braço comemorando. Seria ironia? Pelo menos ele deixou para trás – pela terceira vez em três provas – seu parceiro Kimi Raikkonen, que fechou a zona de pontuação. Já a McLaren foi o único time de motor Mercedes que andou mal. Jenson Button e Kevin Magnussen não figuraram em momento algum entre os ponteiros e abandonaram, ambos com problemas na embreagem.
Homenagens a Schumacher
Fora
da pista, o clima no circo da F-1 era de otimismo com
as recentes boas notícias vindas de Grenoble, França, sobre o estado de
saúde de Michael Schumacher. Durante a semana, a assessora Sabine Kehm
revelou que o heptacampeão tem demonstrado “momentos de consciência e
despertar”.
Jornais europeus dizem que Schumi já responde a estímulos visuais e a
vozes. O
circuito do Bahrein prestou homenagens ao maior campeão da categoria. A
primeira curva foi batizada com o nome dele e a frase “Nossos
pensamentos e orações estão com você” foi escrita no guard rail.
Homenagem do Circuito Internacional
do Bahrein a Michael Schumacher
(Foto: Divulgação)
Circuito Internacional do Bahrein (Foto:
Arte Esporte)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário