Com Williams difícil de controlar na pista molhada, brasileiro não se classifica para a superpole e terá que largar em 13º. Vettel volta a brilhar e arranca segundo lugar
A típica chuva do fim de tarde na Malásia resolveu cair com
força neste sábado, tumultuando o treino classificatório que definiu o grid da
corrida deste domingo, que será transmitida ao vivo da TV Globo a partir das 5h
(horário de Brasília). Em uma atividade marcada pelo atraso em seu início, rodadas
e até batidas, a série de imprevistos não impediu a Mercedes de comprovar seu
favoritismo e mostrar que é a equipe a ser batida neste começo de temporada.
Com uma atuação impecável, Lewis Hamilton anotou sua segunda pole position em
duas etapas em 2014. Já seu companheiro Nico Rosberg, vencedor do GP da
Austrália e líder do campeonato, acabou surpreendido por um inspirado Sebastian
Vettel. Após os problemas na 1ª etapa, o tetracampeão da RBR voltou a brilhar,
arrancando o segundo lugar no grid. Fernando Alonso, que quase abandonou o
treino após quebrar a suspensão de sua Ferrari ao bater na STR de Daniil Kvyat,
conseguiu voltar à pista graças ao rápido trabalho do time italiano e ainda
emplacou um quarto lugar.
Lewis Hamilton conquistou a pole
position no treino classificatório
para o GP da Malásia
(Foto: Getty)
Em mais uma classificação disputada sob chuva, a Williams voltou
a mostrar a instabilidade apresentada em Melbourne na pista molhada. Felipe
Massa teve dificuldades para controlar o FW36. Além disso, no Q2, uma escolha
errada de pneus da equipe, que arriscou os intermediários fez o piloto perder
minutos preciosos. No fim, com pneus de chuva extrema novamente, o brasileiro
teve apenas mais uma tentativa de volta rápida, mas não conseguiu passar do 13º
tempo, ficando fora da disputa da superpole. Seu companheiro de equipe, Valtteri
Bottas, fechou em 16º, evidenciando a limitação do carro britânico na pista
molhada.
A famosa chuva do fim da tarde malaia resolveu cair – e
muito forte – pouco antes da hora marcada para o início do treino
classificatório. Com a pista encharcada e muita neblina, a direção de prova
optou por adiar o começo da atividade. A chuva deu uma trégua e, quase uma hora
depois, o pilotos foram autorizados a irem para a pista. Com uma ótima drenagem
do asfalto e o calor forte em Sepang, muitos competidores optaram logo de cara pelos
pneus intermediários.
A Mercedes correu para mandar seus pilotos para a pista
primeiro. E Rosberg e Hamilton confirmaram a superioridade das Flechas de Prata
ao anotarem os melhores tempos do Q1 (1m57s183 e 1m57s202, respectivamente).
Vettel foi quem mais se aproximou, quatro décimos atrás. Felipe Massa avançou
com tranquilidade, em nono.
Faltando poucos segundos para o fim do Q1, Marcus Ericsson
perdeu o controle de sua Caterham ao tocar na zebra na traiçoeira pista molhada
e bateu, carregando para a pista detritos do carro e uma placa de isopor de
patrocínio. O treino encerrou precocemente esta parte do treino, tirando as
chances de Pastor Maldonado (Lotus), Adrian Sutil (Sauber), Jules Bianchi
(Marussia), Kamui Kobayashi (Caterham), Max Chilton (Marussia) e o próprio
Ericsson tentar uma vaga no Q2.
As condições climáticas voltaram a apertar no Q2 forçando os
pilotos a usarem os pneus para chuva extrema. Com a visibilidade reduzida,
Alonso não viu a aproximação de Daniil Kvyat e tocou sem querer na STR do jovem
russo. O choque quebrou a suspensão da Ferrari do espanhol. Mas a equipe italiana
trabalhou rapidamente, consertou a peça danificada e mandou o bicampeão de
volta à pista em poucos minutos.
Com Massa fora da zona de classificação, a Williams arriscou
colocar pneus intermediários no carro do brasileiro. Mas a escolha se mostrou
equivocada e o piloto perdeu um tempo precioso em busca de uma vaga no Q3. Na
pista com compostos de chuva, o brasileiro teve apenas mais uma tentativa de
volta rápida e acabou conseguindo apenas o 13º tempo, ficando fora da superpole.
Seu companheiro de equipe, Bottas, ficou com o 16º lugar, comprovando a
dificuldade do carro britânico na pista molhada. Também foram eliminados:
Daniil Kvyat (STR), Esteban Gutiérrez (Sauber), Sergio Pérez (Force India) e
Romain Grosjean (Lotus).
Hamilton liderou o Q2 com 1m59s041 e Rosberg fez o terceiro
tempo. A dupla da Mercedes teve a companhia dos carros da RBR no pelotão da
frente.
Vettel foi o segundo e Ricciardo, o quarto. Fecharam os classificados:
Hulkenberg (Force India), Alonso (Ferrari), Raikkonen (Ferrari), Button
(McLaren), Magnussen (McLaren) e Vergne (STR).
No Q3, com exceção da dupla da McLaren, que optou pelos
intermediários, todos os demais pilotos preferiam os pneus de chuva extrema.
Mas a chuva seguia forte e Magnussen retornou aos boxes para trocar seus
compostos. Button preferiu insistir em sua escolha e acabou pagando caro
depois.
Raikkonen foi o primeiro a marcar tempo, ainda acima da casa
dos 2min. Na sequência, Hamilton emplacou uma boa volta (1m59s431) e assumiu a
ponta.
Vettel quase bateu o tempo do britânico, ficando apenas a 0s055. Na
sequência, apareciam Alonso e Rosberg.
Nos minutos finais, a chuva apertou bastante, impedindo os
pilotos de ameaçarem a pole de Lewis. Mesmo assim, Rosberg ainda conseguiu
encaixar uma boa volta e “roubou” a terceira posição do espanhol da Ferrari.
Confira o grid de largada para o GP da Malásia:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486 +0s055
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050 +0s619
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175 +0s744
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541 +1s110
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218 +1s787
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712 +2s281
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213 +2s782
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078 +3s647
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053 +4s622
Eliminados no Q2:
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351 +3s310
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369 +3s328
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460 +3s419
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511 +3s470
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756 +3s715
16) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885 +3s844
Eliminados no Q1:
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074 +4s891
18) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131 +4s948
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702 +5s519
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 +6s412
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388 +7s205
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407 +7s224
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486 +0s055
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050 +0s619
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175 +0s744
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541 +1s110
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218 +1s787
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712 +2s281
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213 +2s782
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078 +3s647
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053 +4s622
Eliminados no Q2:
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351 +3s310
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369 +3s328
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460 +3s419
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511 +3s470
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756 +3s715
16) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885 +3s844
Eliminados no Q1:
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074 +4s891
18) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131 +4s948
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702 +5s519
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 +6s412
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388 +7s205
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407 +7s224
Circuito Internacional de Sepang,
palco do GP da Malásia
(Foto: Editoria de arte)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário