sábado, 29 de março de 2014

CBF divulga 'vantagem' diante de adversários na preparação para Copa

Seleção brasileira trabalha há quase um ano em parceria com patrocinador para recuperar e deixar jogadores em seu auge durante o Mundial no Brasil


Por Londres, Inglaterra


Em um esporte de alto rendimento como o futebol, qualquer vantagem que se obtenha sobre o adversário pode fazer a diferença no resultado de um jogo ou campeonato. Foi pensando nisso que a CBF iniciou um projeto inovador, junto com a Gatorade, uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira, para aprimorar a recuperação de atletas.

A CBF acredita que a iniciativa possa fazer a diferença principalmente por três fatores. Primeiro, o pouco tempo de preparação para a Copa do Mundo - serão apenas 15 dias. O fato da maioria dos atletas ter disputado a temporada europeia inteira e não ter férias é outro. Por fim, a necessidade de recuperação rápida entre os jogos durante a Copa, em meio aos deslocamentos entre cidades - se o Brasil chegar até a final serão sete jogos em um mês. Por isso, a recuperação desempenhará papel fundamental.


paulinho parreira evento gatorade (Foto: Cassio Barco)
Paulinho é um dos jogadores que 
participa do tratamento e 
garante já sentir os 
benefícios (Foto: 
Cassio Barco)

Seleção e Gatorade tem um acordo exclusivo. Só o Brasil contará com a nova tecnologia durante a Copa do Mundo. O trabalho é focado na hidratação dos jogadores, o que parece ter pouca importância, mas segundo pesquisas do GSSI, o centro de estudos científicos da marca, pode fazer grande diferença no aprimoramento da recuperação.

O projeto começou a ser executado um pouco antes da Copa das Confederações do ano passado e vinha sendo mantido em sigilo pelas duas partes. Cientistas do GSSI testaram os atletas da Seleção antes, durante e depois de treinamentos e amistosos preparativos. A colheita de informações foi feita através da urina e do suor dos jogadores.

Depois dos exames, cada atleta que atua pela seleção brasileira passou a receber em casa um kit personalizado, com uma solução específica para sua necessidade. Alguns gastam menos líquido, outros precisam repor massa, e por isso a necessidade de terem suas fórmulas ajustadas de forma diferente. Tudo isso é conversado com fisiologistas e departamento médico dos clubes, que dão suporte ao projeto.


paulinho parreira evento gatorade (Foto: Cassio Barco)
Parreira representou a Seleção em 
evento do patrocinador em Londres 
(Foto: Cassio Barco)

Até a garrafa utilizada pelos atletas para ingerir a bebida é de última tecnologia. Um sensor com infravermelho no gargalo capta exatamente quanto cada jogador está bebendo. Esta informação é passada por bluetooth para um tablet, que fica com a comissão técnica. Com os dados do que cada um precisa e do quanto está ingerindo no momento, é possível corrigir a hidratação em tempo real. Na maior parte dos casos, os jogadores bebem menos do que deveriam.

Paulinho, do Tottenham e da Seleção, participou de uma demonstração para a imprensa em Londres. O volante correu em uma esteira, acompanhado pelos profissionais que fazem a medição dos níveis de hidratação do atleta. Paulinho está no programa desde o começo e revela que já sentiu diferença após o início do tratamento personalizado.

- Logo no segundo jogo da Copa das Confederações, teve um lance que consegui dar uma arrancanda com a bola, no finalzinho do jogo, que não conseguiria se não estivesse bem preparado - recorda.

A CBF foi representada no evento pelo diretor técnico Carlos Alberto Parreira. Segundo o dirigente, o projeto ajudou a seleção brasileira a identificar problemas que não tinha conhecimento.

- Em algumas situações individuais ficou claro que o jogador já estava desidratado antes de começar o jogo. É importante eles saberem e chegarem no nível ideal.

Parreira ainda usou uma história da Copa de 70 para explicar o quão significativo pode ser o avanço anunciado nesta semana.

- Sempre que eu via o Pelé nos intervalos de treinamentos e jogos, estava sempre sentado, ou deitado com as pernas esticadas. Ele dizia que estava relaxando para poupar a musculatura para as partidas, era um homem a frente de seu tempo. É uma pequena vantagem, mas que pode fazer grande diferença. É o mesmo caso na hidratação hoje - completa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/03/cbf-divulga-vantagem-diante-de-adversarios-na-preparacao-para-copa.html

Nenhum comentário: