sábado, 29 de março de 2014

Em 13º, Felipe Massa lamenta Williams lenta na chuva: 'Não tinha o que fazer'

Assim como na Austrália, classificação da Malásia é disputada em pista molhada e piloto lamenta queda de rendimento: 'Bem atrás do que nosso carro permite no seco'


Por Kuala Lumpur, Malásia


massa cai no q2
Williams não vai bem na chuva e brasileiro é eliminado

nada felizDecepcionado, piloto volta aos boxes com semblante fechado

vida difícil
Em entrevista à TV Globo, Massa diz que 'não tinha o que fazer'

Não foi dessa vez que Felipe Massa conseguiu uma boa posição de largada em sua nova fase da carreira na Williams. Assim como na Austrália, o treino classificatório para o GP da Malásia foi disputado sob chuva. E, mais uma vez, ficou evidente que o carro da equipe britânica não possui bom rendimento na pista molhada. Com dificuldades para encaixar uma volta rápida no Q2, o brasileiro acabou eliminado e terá que partir da 13ª posição do grid. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, fechou em 15º (mas perdeu três posições por atrapalhar Daniel Ricciardo e largará em 18º), deixando clara a limitação do FW36 em condições adversas. A pole position ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes. Em entrevista à TV Globo nos boxes do Circuito Internacional de Sepang, Massa admitiu que não “tinha muito o que fazer” para conseguir uma melhor posição.

- Foi uma classificação muito difícil. Não e novidade que nosso carro não rende quando acontece uma situação como essa. E hoje foi difícil achar o caminho. Na Austrália a gente ainda conseguiu uma posição um pouquinho melhor. Mas aqui não tinha nem como. Aqui era claro que não tinha o que fazer. Em uma condição de chuva como essa o carro não rende e a diferença é muito grande para as outras equipes. Estamos largando bem atrás daquilo que nosso carro permite em uma condição de seco, sem dúvida.

Felipe Massa com a Williams no treino classificatório para o GP da Malásia (Foto: Reuters)
Felipe Massa com a Williams no treino 
classificatório para o GP da Malásia 
(Foto: Reuters)


Horários Circuito GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)

Durante o Q2, por causa de uma orientação equivocada de seu engenheiro, Massa ainda perdeu minutos preciosos ao arriscar colocar pneus intermediários. Com a pista ainda muito molhada, o piloto paulista precisou retornar aos boxes para recolocar os compostos de chuva extrema. Ele ainda teve tempo de anotar mais uma volta cronometrada, mas não conseguiu passar da 13ª posição. Para Massa, independentemente do equívoco na estratégia, não havia o que fazer para obter uma melhor colocação.

- Eu estava com pneus de chuva no começo do Q2 e perguntava como estavam os outros carros com pneus intermediários. E parece que o Bottas estava melhorando um setor dele e meu engenheiro falou que ele estava melhorando e eu pensei: “se ele está melhorando com o intermediário, vamos arriscar”. Acho que foi uma falta de informação. Eu parei, botei intermediário, saí estava muito molhado, não dava, parei, botei outro pneu de chuva e consegui dar uma volta. Não é que não andei. Andei com os dois tipos de pneus, mas não tinha muito o que fazer.

O GP da Malásia está marcado para as 5h da manhã deste domingo (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo. O GloboEsporte.com acompanha as emoções da segunda etapa da temporada 2014 em Tempo Real.

Circuito GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)

Circuito Internacional de Sepang, palco
 do GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)


.FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/em-13-felipe-massa-lamenta-williams-lenta-na-chuva-nao-tinha-o-que-fazer.html

Nenhum comentário: