quinta-feira, 6 de março de 2014

São Paulo afunda 'tiki-taka' do Audax com goleada e se classifica

Em noite de trapalhadas do goleiro Felipe Alves, Tricolor constrói placar no segundo tempo e garante vaga nas quartas de final do Paulistão
 
A CRÔNICA 
 
por Carlos Augusto Ferrari
 
Luis Fabiano tentou, perdeu gols, detonou a arbitragem por um pênalti não marcado. Isso foi no primeiro tempo. Porque no segundo ele decidiu o jogo. O “tiki-taka” do Grêmio Audax viveu uma noite de “Os Trapalhões”, e o São Paulo não perdoou. Com todos os gols na etapa final, dois do Fabuloso, um de Osvaldo e outro de Souza (aproveitando vacilos incríveis do adversário), o Tricolor goleou a equipe de Osasco por 4 a 0, no Morumbi, e se classificou para as quartas de final do Campeonato Paulista com três rodadas de antecedência.

Luis Fabiano gol, São Paulo x Grêmio Osasco Audax (Foto: Ricardo Nogueira/Agência Estado) 
Luis Fabiano comemora, com Felipe Alves 
desolado ao fundo (Foto: Ricardo 
Nogueira/Ag. Estado)
 
O Tricolor poderia ter decidido a partida com 45 minutos, mas perdeu chances e reclamou muito de uma penalidade de Camacho em Luis Fabiano não marcada pelo árbitro Antônio Rogério Batista do Prado. Na etapa final, a expulsão de André Castro e as tentativas do goleiro Felipe Alves de ser o novo Higuita abriram caminho para a vitória. A festa foi tanta que, no fim, a torcida são-paulina passou a gritar "toca pro goleiro", que disse não se arrepender dos erros e que permanecerá fiel ao estilo "tiki-taka". Até ganhou elogios de Rogério Ceni por conta disso.


saiba mais

Com o sexto triunfo no torneio, o São Paulo chega aos 21 pontos e já garante ao menos o segundo lugar do Grupo A – o Linense perdeu para o Corinthians e só pode chegar a 19. Tricolor e Timão fazem o clássico do próximo domingo, às 16h, no Pacaembu.

O Audax fica mais distante da briga por uma vaga no mata-mata, mas ainda continua com chances. O clube da região metropolitana permanece com 17 pontos, em quarto lugar no Grupo B. Na terça, pega o XV de Piracicaba, às 19h30m, no interior.

Paulo Henrique Ganso jogo São Paulo e Audax (Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press) 
Paulo Henrique Ganso voltou a ser titular do 
São Paulo (Foto: Rodrigo Gazzanel / 
Futura Press)
 
Tiki-taka de Osaco

Foi por centímetros, talvez milímetros ou por aqueles caprichos do futebol que o São Paulo não acabou com a eficiência do “tiki-taka” versão Osasco logo nos primeiros minutos. O enorme gramado do Morumbi se transformou em uma tentação para o quase sempre eficiente estilo de jogo do Grêmio Audax, uma das surpresas do Paulistão.

O Tricolor fez o que se imaginava jogando em casa: adiantou a marcação para impedir que os defensores adversários não trocassem as dezenas de passes até encontrar espaço. Deu certo logo no primeiro minuto. Faltou sorte a Ganso, titular novamente. Depois de recuperar a bola, Pabón cruzou e o camisa 10 desviou bonito de primeira, acertando a trave.

O susto não impediu que o Audax continuasse com sua até irritante estratégia de tocar a bola à exaustão. O São Paulo teve problemas para marcá-la, principalmente em seu campo defensivo. Rafinha deu muito trabalho se movimentando pelos lados. A tática, porém, deixa espaços e, em um deles, Osvaldo cruzou com precisão. Luis Fabiano subiu livre e cabeceou rente ao poste esquerdo de Felipe Alves.

As lamentações do Fabuloso aumentaram pouco depois com um pênalti não marcado. Souza roubou a bola na intermediária, Ganso tocou e o centroavante disparou. Após driblar um marcador na área, ele foi empurrado por trás por Camacho, perdendo a chance de chutar. Pênalti ignorado pelo Antônio Rogério Batista do Prado.

As tentativas do camisa 9 teimavam em não entrar. De cabeça, ele perdeu mais uma chance logo em seguida e foi à loucura. O Audax levou perigo em uma cobrança de falta de André Castro. Ceni espalmou. Antes do fim, outra chance são-paulina, agora esbarrando na sorte do Audax. Após cobrança de escanteio, Didi desviou contra a própria meta e acertou a trave.

Luis Fabiano comemoração São Paulo contra Audax Osasco (Foto: Davi Ribeiro / Agência Estado) 
Luis Fabiano comemora um de seus gols sobre o 
Audax (Foto: Davi Ribeiro / Agência Estado)
Goleada com ajuda do Audax

O São Paulo voltou para o segundo tempo apertando ainda mais a marcação e não demorou a tirar proveito. Logo no segundo minuto, André Castro errou na saída de bola e cometeu falta violenta sobre Osvaldo. Como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Era o que o Tricolor precisava para sufocar. Reinaldo, em um chute de longe, obrigou Felipe Alves a salvar no ângulo.

A marcação mais eficiente do São Paulo fez o “tiki-taka” virar um pesadelo para o Audax. A começar pelo goleiro. Com o chutão proibido, Felipe Alves abusou e errou em demasia. Após driblar Luis Fabiano na área, o goleiro entregou a bola de presente para Souza na área. O volante passou por ele, mas, desequilibrado, perdeu a chance.

O gol do Tricolor estava cada vez mais próximo e saiu para decidir a partida. Aos seis, Pabón cruzou na cabeça do Fabuloso. Desta vez, o camisa 9 ganhou da zaga e cabeceou forte, no canto esquerdo. Dois minutos mais tarde, a dupla funcionou de novo. Após belo passe do colombiano na área, o centroavante chutou forte para ampliar.

Felipe Alves não se contentou com os erros anteriores e continuou arriscando demais. Errando demais também. O goleiro se atrapalhou ao tocar uma bola, Osvaldo ficou com ela e bateu bonito para fazer o terceiro. A noite ainda não estava completa para o arqueiro. Com a vitória mais do que garantida, a torcida do São Paulo passou a gritar “toca pro goleiro”.

Antes do fim, mais uma lambança do Audax. Com nova saída de bola errada, Souza invadiu a área, driblou o goleiro com o corpo e tocou para as redes. Foi o primeiro gol dele pelo Tricolor. Vaga garantida.

comemoração São Paulo contra Audax Osasco (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net) 
Jogadores do São Paulo comemoram a vitória 
sobre o Audax (Foto: Rubens 
Chiri / saopaulofc.net)
 
 
 
FONTE:
 

Nenhum comentário: