quinta-feira, 27 de março de 2014

Rio e Campinas tentam confirmar favoritismo e garantir vaga na semi

Times precisam vencer nesta sexta-feira para avançar na Superliga sem precisar de um terceiro duelo nas quartas de final


Por Rio de Janeiro

Dois times podem garantir, nesta sexta-feira, sua vaga na Superliga Feminina de vôlei. Para isso, Rio de Janeiro e Campinas precisam vencer respectivamente Pinheiros e São Caetano, que tentam forçar o terceiro duelo no confronto das quartas de final. O SporTV transmite as duas partidas, e o GloboEsporte.com acompanha o duelo entre cariocas e paulistas em Tempo Real.

Rio de Janeiro x Pinheiros
Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)Gabi é um dos destaques do Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)

Atual campeão da Superliga, o Rio de Janeiro jogará com o apoio da torcida no Maracanãzinho, a partir das 19h. O técnico Bernardinho espera que suas comandadas encaixem o saque e acertem os passes para ter uma vitória mais tranquila em relação ao primeiro jogo contra o Pinheiros, quando as cariocas venceram no tie-break.

- Precisamos limitar as sequências de erros. Temos que procurar não tomar decisões erradas, como enfrentar um bloqueio desnecessariamente. Assim fazemos com que o principal fundamento do Pinheiros funcione. É importante também termos lucidez na relação saque/passe. Sacando bem, nosso sistema defensivo tem mais facilidade de atuar. Sabemos que temos uma deficiência no passe, mas também precisamos passar melhor, ter regularidade, para dar tranquilidade para nossas levantadoras. O que espero é que não concedamos pontos ao adversário facilmente. Não fez o passe perfeito, mas não leva o ponto. Isso é importante para ganharmos confiança - disse Bernardinho.

O Rio de Janeiro terá força máxima. A levantadora capitã Fofão pode voltar ao posto de titular no lugar de Roberta. Depois de fazer a diferença no primeiro duelo, as estrangeiras Mihajlovic e Sarah Pavan também estarão em quadra. Completam o time a ponteira Gabi, a líbero Fabi e as centrais Juciely e Carol.

Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)
Andréia é a veterana e líder do 
Pinheiros (Foto: Ricardo Bufolin)

O Pinheiros, por sua vez, acredita que pode conseguir a virada mesmo jogando fora de casa. O jovem time terá mais uma vez como destaque as ponteiras Ellen e Samara. Completam a equipe Lara, Vivian, Macris, a líbero Léia e a capitã Andréia, a veterana e líder do grupo.

- Não sinto um peso grande por ser a mais experiente. Hoje, na quadra, me sinto muito mais à vontade e confiante e devo isso à experiência que acumulei ao longo desses anos de vôlei. E confesso que gosto dessa responsabilidade. Tenho a sensação de que essa confiança que as meninas depositam em mim me move. Muitas vezes não é um ponto que preciso fazer, mas, sim, passar uma palavra de incentivo, uma cobrança ou uma orientação - disse Andréia.

São Caetano x Campinas
Tandara ponteira Campinas vôlei feminino (Foto: Felipe Christ / Amil)Após entorse no tornozelo, Tandara será reavaliada antes do jogo desta sexta (Foto: Felipe Christ/Amil)

Segundo colocado na fase de classificação, o Campinas tenta confirmar o favoritismo para depois tentar quebrar a hegemonia de Rio de Janeiro e Osasco, que fazem a final da Superliga desde a temporada 2004/2005. Para isso, um passo importante pode ser dado no confronto com o São Caetano, fora de casa, às 21h30m.
  
- Estamos em um mata-mata e temos que pensar jogo a jogo. Claro que temos o sonho de disputar uma final, mas a nossa decisão agora é contra o São Caetano. Ganhamos a primeira, mas não esperamos facilidades na casa deles, que têm um time que joga com muita velocidade no ataque. Precisamos jogar bem e sempre com atenção ao sistema defensivo - disse o técnico José Roberto Guimarães.

Depois de vencer por 3 a 0 no primeiro confronto, o Campinas pode ganhar o reforço de Tandara. A maior pontuadora da competição, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, será reavaliada antes da partida em São Caetano do Sul. Rosamaria está pronta para assumir o posto de oposta caso Tandara seja desfalque novamente. Completam a equipe Natália, Walewska, Kristin, Carol Gattaz, Claudinha e a líbero Michelle.

O São Caetano, por sua vez, acredita que o fator casa pode ser decisivo a seu favor. O técnico Hairton Cabral volta a montar o time com Roberta, Sabrina, Thaisinha, Silvana, Mara, Carol e a líbero Nine.

- O Campinas já entrou favorito na série e, depois da primeira vitória, ficou ainda mais. Porém, nós não vamos abandonar a disputa. Vamos lutar até o fim. Sabemos que é difícil, mas queremos tentar surpreender. Não jogamos o que poderíamos na primeira partida e trabalhamos bastante, especialmente a ansiedade e o nervosismo, já que muitas jogadoras nunca tinham disputado essa fase como titulares. Estou confiante de que agora vamos jogar melhor - disse Hairton Cabral.

Hairton Cabral, técnico do vôlei do São Caetano (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Técnico Hairton Cabral crê em 
evolução do São Caetano (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)


FONTE:

Nenhum comentário: