sexta-feira, 21 de março de 2014

Renato refuta desculpas, diz que Flu 'passeou' e garante: 'Vamos reverter'

Técnico acredita que time não tem como jogar tão mal no Maracanã e aposta na eficiência para evitar vexame com eliminação na primeira fase da Copa do Brasil

Por Direto de Horizonte, CE

Na última vez em que disputou uma Copa do Brasil pelo Fluminense, Renato Gaúcho foi campeão. Passados sete anos, a realidade após a estreia na competição é outra. O Tricolor errou muito, perdeu diversas chances e foi derrotado por 3 a 1 para o Horizonte, no Ceará, na noite desta quinta-feira. A situação complicada em que os jogadores deixaram o campo foi motivo de crítica dura pelo treinador, que, ao mesmo tempo, garante que avançará à próxima fase.

Renato refuta desculpas, diz que Flu 'passeou' e garante: 'Vamos reverter' (Foto: Thaís Jorge)Renato refuta desculpas, diz que Flu 'passeou' e garante: 'Vamos 
reverter' (Foto: Thaís Jorge)
 
- Não tenho dúvida alguma de que vamos reverter o placar. Se a gente aproveitar 30% das chances que tivemos hoje, passamos para a próxima fase. Hoje nós passeamos em campo. Já havia alertado isso para os jogadores na preleção. Isso é uma Copa do Mundo para eles (Horizonte). Se desse uma chance, eles iam aproveitar. E não deu outra. Os jogadores saem exaustos do campo todos os dias de tanto treinar finalizações. Agora quem entra em campo são eles. Passo tranquilidade para eles e passo confiança. Agora é pensar no jogo de domingo (pelo Carioca) e depois no jogo de volta contra o Horizonte - analisou Renato, em discurso semelhante ao do meia Wagner na saída de campo.

Nada de desculpas
 Não é possível que joguemos tão mal no Maracanã como jogamos hoje. Não vamos repetir essa atuação.
 Renato Gaúcho, após derrota para o Horizonte

 Além da eficiência ofensiva, outro ponto abordado foram as condições do estádio Domingão. Mas o comandante tricolor rejeitou qualquer justificativa neste sentido, reforçando que o desempenho ruim é que contribuiu para o revés. Agora, não permite uma nova queda de produção.

- Não é possível que joguemos tão mal no Maracanã como jogamos hoje. Não vamos repetir essa atuação. Temos somente que aproveitar as chances que desperdiçamos. Não adianta dar desculpas de iluminação e gramado. Eles (Horizonte) têm seus méritos. Criaram muito porque demos muito espaço para eles. - avisou.

Fred e Walter
Sobre a dupla de ataque testada pela primeira vez por Renato com Fred e Walter entrando como titulares, o treinador avaliou positivamente o desempenhos dos dois, especialmente na primeira metade da partida.

- Eles se deram bem. Se procuraram, se acharam. No primeiro tempo principalmente. Criaram algumas situações de gols. É a primeira vez que eles começam um jogo. Tem que dar um desconto. No segundo tempo o 'Waltinho", devido ao gramado pesado também, cansou um pouquinho e tive que tirar. No mais, principalmente no primeiro tempo, eles tiveram bem.

Contusões de Conca e Diguinho
Renato ainda explicou as substituições que realizou no intervalo, entre elas a saída de Conca, autor do único gol do Fluminense e um dos mais lúcidos durante os primeiros 45 minutos.

- Conca está com dores musculares. Temos mais um jogo no Maracanã contra o Horizonte, temos um jogo importante no domingo, temos uma semifinal. Não tínhamos que correr esse risco com ele hoje. Já o Diguinho vem de uma batida forte. Está com joelho bastante inchado, por isso poupamos.

Biro-Biro
Substituto de Diguinho no intervalo contra o Horizonte, a entrada Biro-Biro dava a impressão de que o Fluminense entraria para a segunda etapa mais ofensiva. No entanto, o jovem jogador acabou também exercendo funções de marcação, pois, segundo Renato, Biro-Biro teria fôlego para exercer a dupla função.

- O Biro-Biro tem 19 anos. O Biro-Biro tem que ir e voltar e quando terminar o jogo, tem que dar dez voltas na pista. O Neymar faz isso na Seleção Brasileira. Coloquei ele para jogar com três atacantes e ele tem que voltar. É garoto, sabe fazer isso e sempre jogou dessa forma. Não jogou diferente de todas as vezes que precisei, e outros treinadores precisaram dele.

Maratona de jogos
Pensando na maratona de jogos decisivos no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, Renato descarta possibilidade de escalar uma equipe mista para os confrontos. De acordo com o treinador, quem tiver condições de jogar, vai para o campo.
 
- É força máxima. Não tem time misto. Daqui para frente, seja do Carioca ou da Copa do Brasil, quem tiver bem, vai jogar. Para o jogo contra o Volta Redonda, vamos aguardar até sábado para ver se a gente não tem nenhum problema de lesão. A partir de sábado defino quem vai viajar.

 Agora é tirar o foco da derrota, aprender com os erros. É outro jogo, outro campeonato. A gente precisa da vitória no domingo. Vamos trabalhar para buscar esses três pontos. 

A partida de volta acontece no dia 10 de abril, no Maracanã. O Flu precisa vencer por 2 a 0 para se classificar. Se repetir o placar, a disputa da vaga na segunda fase vai para os pênaltis. Caso o Horizonte marque dois gols, a equipe de Renato Gaúcho terá de fazer cinco. Em caso de triunfo carioca por apenas um gol de diferença, passam os cearenses.

Antes, no domingo (23), o Fluminense encara o Volta Redonda pelo Campeonato Carioca no Estádio Moacyrzão, em Macaé. Em seguida, encara mais um desafio pelas semifinais do estadual contra um adversário ainda não definido.


saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2014/03/renato-refuta-desculpas-diz-que-flu-passeou-e-garante-vamos-reverter.html

Nenhum comentário: