sexta-feira, 21 de março de 2014

Campeã mundial resgata as origens em Maceió e mira o pódio 'em casa'

Natural de Aquidauana (MS), Talita jogava na quadra até descobrir paixão pelo vôlei de praia nas areias de Pajuçara, que recebe etapa do Brasileiro

Por Direto de Maceió, AL

 Talita retorna a Maceió vôlei de praia  (Foto: Arquivo Pessoal) 
 Talita volta à Praia de Pajuçara, onde 
começou no vôlei, em busca do titulo 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
Quando deu os primeiros passos no vôlei de quadra em Aquidauana, paraíso perdido no interior do Mato Grosso do Sul, Talita não imaginava o que o destino lhe reservava. Aos 14 anos, deixou a família e os amigos para ir à capital do estado em busca do sonho de jogar profissionalmente. Passou dois anos em Campo Grande até se mudar para Maceió (AL), cidade que tem um lugar especial em sua carreira. Foi nas areias da Praia de Pajuçara que aquela adolescente de 16 anos descobriu a paixão pelo vôlei de praia. Até decidir o rumo que iria seguir, se dividia entre as areias e os treinos nas quadras pelo CRB.


saiba mais

Aos 31, ela resgata as origens no lugar onde tudo começou. Ao lado de Taiana, Talita briga pelo título da última etapa do Circuito Brasileiro “em casa”, de sexta-feira a domingo, na arena montada na Praia de Pajuçara, conhecida pelas águas cristalinas e as piscinas naturais a dois quilômetros da costa.

- Quero apresentar o meu melhor vôlei e buscar uma vaga na final no lugar que eu gosto tanto e fui tão bem acolhida. O objetivo é ficar entre as três primeiras colocadas. Esta é a etapa que eu mais gosto. Me sinto em casa em Maceió, onde tudo começou. Fui muito feliz aqui e sempre visito a cidade. Além da etapa, eu costumo ir duas a três vezes por ano. Passei o Ano Novo lá, inclusive. 

Jogava na quadra, mas comecei a disputar algumas etapas na praia. Só fui me dedicar apenas ao vôlei de praia quando fui morar no Rio para jogar com a Jacqueline (Silva) - disse Talita, radicada no Rio de Janeiro há 12 anos.

 Talita retorna a Maceió vôlei de praia  (Foto: Arquivo Pessoal) 
Natural de Aquidauana (MS), Talita jogou no 
CRB, em Maceió, ainda no vôlei de quadra 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
Atual campeã do Circuito Mundial e medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos, a atleta lembra com carinho da época em que viveu em Maceió, de 1998 a 2001. A turma de amigos do CRB era inseparável, e o apartamento de Talita era um ponto de encontro dos jovens, que também gostavam de passar os dias nas belas praias da região, seja nos passeios de jangada ou nos banhos de sol no "Caribe Brasileiro".

- Era tudo adolescente e o nosso grupo era muito unido. No primeiro ano, eu dividia o apartamento com duas meninas, depois, passei a dividir com uma amiga. Gostei de jogar no CRB, era um time muito bacana. Estávamos sempre juntos na praia, na casa de alguém ou no nosso apartamento. Eu morava na Praia de Pajuçara e batia muita bola por lá, mas também gostava de ir à Praia do Francês, Prainha... É uma pena não termos muitos registros dessa época, mas não tínhamos dinheiro para revelar foto (risos). O que eu mais sinto saudades de morar na cidade é o clima entre os amigos. Fiz grandes amizades e é muito bom ver na torcida pessoas que marcaram a minha vida - contou a jogadora, tema de samba-enredo em Aquidauana.

 Talita retorna a Maceió vôlei de praia  (Foto: Arquivo Pessoal) 
Talita no Ano Novo em Maceió, onde 
reencontrou amigos da adolescência 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
O ano de 2013 foi especial para Talita. Além da conquista mundial, a sul-matogrossense foi eleita a melhor do vôlei de praia pelo Prêmio Brasil Olímpico. A Federação Internacional de Vôlei, por sua vez, a premiou em quatro categorias: melhor bloqueio, melhor atacante, melhor jogadora ofensiva e dupla do ano. Ela também foi destaque na eleição de personalidade nas areias. 

Atualmente, Talita e Taiana ocupam a terceira colocação no Circuito Brasileiro 2013/2014, mas estão fora da disputa pelo título.

Nas areias da Praia de Pajuçara, apenas duas duplas brigam pelo título da temporada: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Juliana/Maria Elisa (CE/PE). A disputa foi equilibrada ao longo de todo o campeonato. Até duas etapas atrás, por exemplo, emas estavam empatadas na ponta. Mas com o título na penúltima etapa, em João Pessoa (PB), a paranaense e a carioca abriram 80 pontos na liderança (2.800 contra 2.720). As atuais campeãs brasileiras podem até terminar uma posição atrás de Juliana e Maria Elisa que, ainda assim, levam o bicampeonato.

Entre os homens, Ricardo e Márcio conquistaram o título antecipado desta edição nas quartas de final da etapa paraibana.

Saiba como foi o Circuito Brasileiro 2013/2014:

2013
1ª etapa - Recife (PE)
Campeões: Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Emanuel (ES/PR)


2ª etapa - Vitória (ES)
Campeões: Lili/Rebecca (ES/CE) e Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB)


3ª etapa - Rio de Janeiro (RJ)
Campeões: Maria Clara/Carol (RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)


4ª etapa - Guarujá (SP)
Campeões: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Emanuel (ES/PR)


5ª etapa - São José (SC)
Campeões: Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Alison/Emanuel (ES/PR)



2014
6ª etapa - São Luís (MA)
Campeões: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Ricardo/Márcio (BA/CE)


7ª etapa - Natal (RN)
Campeões: Talita/Taiana (AL/CE) e Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ)


8ª etapa - João Pessoa (PB)
Campeões: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ)


9ª etapa - Maceió (AL) - 21 a 23 de março

Super Praia - Salvador (BA) - 9 a 13 de abril


saiba mais
Talita e Taiana comemoram ouro no Chile (Foto: Otavio Furtado/Blue Comunicação) 
Taiana e Talita com a medalha de ouro do Sul-
Americano no Chile (Foto: Otavio Furtado/
Blue Comunicação)
 
 
FONTE:
 

Nenhum comentário: