quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sempre ligado: Inter supera falta de luz de 45 minutos e bate Juventude

campeonato gaúcho

Vitória de 2 a 1 sobre caxienses tem queda de energia com duração de tempo inteiro.De camisa amarela, He-Man e Aránguiz garantem a Abel campanha superior a 90%

Por Novo Hamburgo, RS

O Inter troca de casa e de cor de camisa, enfrenta jogo em data incomum e sobrevive até a uma quase interminável queda de luz. O que não muda e se mantém sempre ligada, como chama perene, é a doce rotina de vencer no Gauchão. Assim foi na noite desta terça-feira, ao bater o Juventude por 2 a 1, mandando novamente no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, três dias depois do marcante retorno ao Beira-Rio. O resultado, construído com gols do eficiente Rafael Moura e do melhor em campo Aránguiz (Zulu descontou), mantém o Colorado invicto e absoluto na liderança do Grupo A, com 25 pontos em 27 possíveis, após nove rodadas do estadual.

A vitória tranquila, com tons de celebração pela estreia da camiseta amarela, criada pela fornecedora colorada em homenagem à Seleção na Copa, também teve seus momentos de atrito. Sobretudo por parte de Abel Braga. Irritado com o apagão no Vale, iniciado aos 20 minutos do primeiro tempo, período ainda sem gols e de superioridade de seu time, foi aos microfones para reiterar a sua inconformidade com a saída do Beira-Rio após o primeiro evento-teste no sábado.

– O Vale é a nossa segunda casa, mas o Beira-Rio já foi inaugurado, tem quatro geradores… Luz não vai faltar lá – alfinetou.



saiba mais

Além da bronca do técnico, os jogadores trataram de esquentar o clima em campo. Houve alguns episódios tumultuados, com troca de empurrões e agressões. Num deles, Fabrício, até então destaque vermelho no ano, acabou expulso junto com o zagueiro oxigenado Diogo. Sem o lateral, portanto, mas com o conforto da luz do dia, o Inter volta ao Gauchão no domingo, às 16h, em visita ao Veranópolis, na Serra. Antes, nesta quarta, às 21h, o time sub-23, com reforços de Índio e Caio mede forças com o Wanderers, do Chile, na reinauguração do estádio que leva o nome do ex-zagueiro e ídolo colorado Elias Figueroa, em Valparaíso. Já o instável Juventude, que não vence há cinco rodadas e só tem nove pontos, recebe no Alfredo Jaconi o São José, às 16h de sábado.

D'alessandro e Rafael Moura comemoram, Internacional x Juventude (Foto: Nabor Goulart/Agência Estado) 
D'Alessandro e Rafael Moura comemoram gol 
sobre Juventude no Vale (Foto: Nabor 
Goulart/Agência Estado)
 
Laterais só são parados por apagão

Antes da falta de luz, Abelão precisou conviver com desfalques. Três, no total. Juan, Alex e Jorge Henrique, vetados pelo departamento médico, deram lugar a Ernando, Alan Patrick e Otávio. Ao menos, havia o retorno do lateral Gilberto. Uma novidade providencial. Partiu do jovem jogador, cara nova na temporada, tramas importantes. Quando não era ele, era Fabrício, o outro lateral. Em bombardeios pelos lados, o Inter dominava o primeiro tempo.

Aos dois minutos, Aránguiz já caía na área e pedia pênalti, inexistente. Depois, Alan Patrick cruzava para o artilheiro de 2014 Fabrício emendar de cabeça e encontrar a defesa de Fernando. 


Aos dez, Gilberto oferecer a Aránguiz, que seria acionado oito minutos depois por D'Ale. O massacre ainda sentia falta da chance clara. Que estava totalmente desenhada. Nem a confusão entre Rafael Moura e Diogo, uma interminável troca de empurrões, foi capaz de amainar o bom jogo colorado. Precisou um apagão para tal.

As lâmpadas dos refletores do Vale foram se esvaindo a partir dos 20 minutos. Luz, só mesmo pelos telefones celulares dos torcedores, que mais pareciam embalar alguma canção romântica de show internacional. A espera enervou Abel. Não só pela declarada insatisfação em sair do Beira-Rio, mas também pelo bom momento que vivia o seu time. Já o Juventude, de Geraldo Delamore, não escondia o alívio com a pausa forçada.

Gol e expulsões


A luz só voltaria 45 minutos depois. O hiato no breu em nada alterou o panorama do reinício da partida. O Inter seguiu amplamente superior, tocando a bola com tranquilidade no meio-campo e fazendo das beiradas do gramado o caminho mais seguro para empilhar lances de perigo. Mas ainda lhe faltava a chance clara de gol. Não faltava mais. Após envolvente arrancada de Otávio, Rafael Moura recebeu na entrada da área e deslocou o goleiro: 1 a 0, aos 32 minutos.

Renovado em 2014, He-Man chegou ao seu quarto gol no ano, igualando-se a outro renegado da temporada passada, Fabrício. Mas o lateral, num lance, colocou o início promissor sob risco. 

Trocou tapas e empurrões com o também destemperado Diogo – ambos foram expulsos. Isso que Fabrício havia prometido, ainda na pré-temporada, colocar a cabeça no lugar e ficar longe de confusões... O incidente deixou a partida interrompida por preciosos cinco minutos, dando a sufocante sensação de que o atormentado primeiro tempo, de apagão, truculência e só um gol, jamais teria fim. E só se encerrou mesmo uma hora e meia depois de seu início.

Aránguiz coroa atuação com golaço

Já a superioridade colorada não findou. Atravessou a calmaria dos vestiários no intervalo e aportou no segundo tempo. O merecido 2 a 0 chegou aos sete minutos. Aránguiz, figura de maior destaque em campo, cobrou falta com precisão. Golaço no Vale. Foi curiosamente após o gol colorado que o Juventude resolveu ingressar na área de Muriel, até então um espectador inerte do confronto. Mas o cabeceio de Douglas não encontrou as redes vermelhas.

Sinal claro de um relaxamento natural do Inter, que elegeu o segundo tempo como o momento perfeito para seu "apagão" particular. Permitiu, inclusive, um gol do Juventude, de Zulu, em escanteio aos 36 minutos. Tudo bem. Até porque a usina colorada já fora bem usada para manter, com dois gols e atuação segura, a campanha quase impecável no Gauchão 2014.


inter 2 x 1 juventude
Muriel; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alan Patrick (Claudio Winck); D'Alessandro e Otávio (João Afonso); Rafael Moura (Wellington Paulista)
Fernando; Robinson, Rafael Pereira, Diogo e Julinho; Mika, Héverton, Leandro Melo (Jardel) e Diogo Oliveira (Leandro Franco); Douglas (Ocanto) e Zulu
Técnico: Abel Braga
Técnico: Geraldo Delamore
Gols: Rafael Moura (I), aos 32 minutos do 1º tempo; Aránguiz (I), aos 7, e Zulu (J), aos 34 do 2º tempo. 

Cartões: Paulão (I); Fernando, Diogo Oliveira, Zulu, Robinson, Leandro Melo (J).
Expulsões: Fabrício e Diogo
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2014/02/sempre-ligado-inter-supera-falta-de-luz-de-45-minutos-e-bate-juventude.html

Nenhum comentário: