quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Kardec conta com ajuda de Neymar e sonha repetir Grafite para ir à Copa

Centroavante do Verdão mira reedição da dupla com craque do Barça na Seleção, onde tenta chegar de última hora como jogador do Al-Ahli fez no Mundial de 2010

Por São Paulo

“Nessa vida nada é por acaso. Para quem nasceu predestinado, a vitória demora, mas vem”. O trecho da música do compositor Juninho Thybau resume bem o momento de Alan Kardec, do Palmeiras. Não à toa, o atacante escolheu a canção como trilha sonora da sua carreira. Após idas e vindas entre Vasco, Santos, Benfica e Verdão, ele reconhece viver seu auge. Tanto que vê seu nome especulado na Seleção às vésperas da Copa do Mundo. 

Kardec nunca foi chamado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, mas pode aparecer no amistoso final contra a África do Sul, no dia 5 de março, em Johanesburgo, o último antes do chamado para a Copa do Mundo. Depois de selecionar 16 atletas que atuam fora do país, o comandante convocará nos próximos dias três jogadores do Brasil, sendo dois atacantes. O centroavante se encaixa no perfil requisitado por Felipão (jogador de área) e surge como opção em um momento de instabilidade de Fred, cujas lesões atrapalham, e Jô, em baixa desde o Mundial de Clubes. 

A intenção do palmeirense é repetir o feito de Grafite, convocado por Dunga para um amistoso contra a Irlanda, do qual participou por 27 minutos e carimbou sua vaga na Copa do Mundo de 2010 na última chance antes do Mundial. À época no Wolfsburg, da Alemanha, hoje ele está no Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. 

mosaico - De olho na Copa: Kardec admite ansiedade por convocação (Foto: Editoria de Arte)
- Sabendo agora dessa história do Grafite, minha esperança aumenta. Ele teve poucos minutos e conseguiu estar na Copa. Vou aproveitar todo o tempo que eu tiver no Palmeiras até a futura convocação. Se tiver de jogar 5, 10 ou 50 minutos vou dar o meu melhor. A oportunidade pode aparecer só uma vez e você precisa estar preparado - diz. 

Para ser convocado, nada melhor do que marcar em dois clássicos seguidos, contra São Paulo (2 a 0) e Corinthians (1 a 1) – são quatro bolas na rede em oito jogos de 2014. Além de ter Neymar como grande aliado. O craque do Barcelona já confidenciou a amigos que o palmeirense, com quem formou dupla no Santos de 2011 a 2012, foi um dos seus melhores parceiros de ataque e o considera completo. Ajuda do “chapa”, apelido que os dois se deram pela forma de bater na bola, pode ser decisiva nos bastidores.
 
- Isso pode ajudar não só dentro, como fora de campo. Conheço o Neymar e também David Luiz, Ramires e Oscar. Tivemos um ano maravilhoso no Santos, com títulos e bom entrosamento. Isso pode influenciar, sim, e junta todo o contexto, porque eles conhecem a minha conduta profissional.

 Receber um elogio desse tipo de um dos melhores do mundo é até emocionante. Se eu tiver a chance de refazer essa dupla, vou ficar muito feliz e darei o meu melhor para completá-lo - afirma.
Ativo nos 90 minutos das oito partidas do Palmeiras no Paulistão, Kardec não quer ser poupado pelo técnico Gilson Kleina diante do Ituano, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu. Ele sabe que manter o bom desempenho com a camisa do Verdão o deixa mais perto de uma convocação, seguindo os exemplos de palmeirenses em 2013.

- Sonho muito disputar uma Copa, mas meu foco está no Palmeiras. A camisa do clube permitiu que Henrique e Leandro fossem convocados no ano passado, além de outros jogadores que serviram as suas seleções (Eguren, Valdivia). Tem um peso muito importante. Todos aqui me ajudaram muito e esses fatores me permitem sonhar com uma convocação. Não gosto de ser poupado, mas em alguns momentos você precisa ser inteligente para evitar lesões. Não senti nada até agora e espero seguir assim - deseja.

A vitória demora...

Neymar e Alan Kardec em treino do Santos (Foto: Crédito: Ricardo Saibun / Santos FC) 
Neymar e Alan Kardec: parceria desde os 
tempos de Santos (Foto: Crédito: 
Ricardo Saibun / Santos FC)
 
Chegar ao atual momento não foi fácil para Kardec. Se agora ele se permite sonhar com um chamado de Felipão, com quem teve papo amistoso durante a visita do treinador à Academia de Futebol do Palmeiras na semana passada, há pouco tempo o panorama era bem diferente. 

Depois de deixar o Santos na metade de 2012, o centroavante estava em alta e esperava ter mais oportunidades no Benfica, de Portugal, dono dos seus direitos econômicos. Mas não foi o que aconteceu. Sem ser relacionado para várias partidas, ele chegou a atuar pelo Benfica B para não perder ritmo de jogo. 

- Estava bem para jogar, mas não tive chances. Eu não era nem relacionado, e isso era mais do que um balde de água fria. Fiquei muito triste, mas o trabalho resume tudo. O treinador sempre me elogiou, dizendo que eu nunca desistia e que merecia jogar. Aquilo mexia comigo. Me machucou muito como atleta e ser humano, porque atuei muito pouco, mas meus familiares e a minha noiva não me deixaram perder as forças. Escolhi o Palmeiras porque sei o que essa camisa representa. E quando você ajuda a recolocar um gigante no seu lugar, acaba sendo reconhecido por isso - afirma.

...mas vem
Polivalente em campo, onde se desdobra para ajudar na marcação, se dispõe a atuar como meia e ainda se destaca pelos gols de centroavante, Alan Kardec repete a dose fora dos gramados. Religioso, o palmeirense católico é fã de golfe, esporte que praticava quando atuava em Portugal, mas que ainda não retomou desde o retorno ao Brasil. E também gosta dos games virtuais de futebol.

O atacante dedica as horas de lazer à noiva e a essas preferências, além do samba, gênero musical do qual é fã. Kardec até tem um pandeiro, mas não se arrisca muito na hora de tocar. Até a convocação de Felipão, ele terá pouco tempo para aperfeiçoar a habilidade com o instrumento que pode dar o som da canção favorita, possivelmente escolhida para celebrar seu maior sonho realizado como jogador de futebol. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/02/kardec-conta-com-ajuda-de-neymar-e-sonha-repetir-grafite-para-ir-copa.html

Nenhum comentário: