terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Crise sem fim? Olympiacos vence e deixa United perto da eliminação

Comandados de David Moyes têm atuação apática na primeira derrota dos visitantes nas oitavas de final da Champions. Costarriquenho Campbell é destaque com golaço

Por Pireu, Grécia

 
 
saiba mais

No Manchester United de David Moyes, a sensação é que não há nada de ruim que não possa piorar. Uma atuação completamente apática dos Diabos Vermelhos nesta terça-feira encerrou a sequência dos visitantes nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Olympiacos, mesmo com duas baixas importantes no ataque, venceu por 2 a 0, no Estádio Georgios Karaiskakis, e deu um grande passo para eliminar um dos gigantes do continente - ainda que o presente insista em expor as fragilidades do atual campeão inglês.

Dois latinos foram os responsáveis diretos pelo resultado. O argentino Alejandro Domínguez abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo ao desviar chute de Maniatis e enganar o goleiro De Gea. A falta de beleza do lance foi compensada com um lindo gol do costarriquenho Joel Campbell, aos dez do segundo. Emprestado pelo Arsenal, o atacante colocou a bola entre as pernas Carrick antes de finalizar com a canhota de fora da área. Eles poderão se reencontrar no dia 24 de junho, quando a Costa Rica e Inglaterra duelarão no Mineirão pelo Grupo D da Copa do Mundo.


Olympiacos x Manchester United (Foto: AP) 
Campbell comemora o golaço marcado diante do 
Manchester United: 'caneta' em Carrick e 
chute colocado (Foto: AP)

Foi o primeiro triunfo de um time mandante na fase mata-mata da Champions - contra cinco derrotas. O placar agregado agora é de 13 a 4. Mais cedo, o Borussia Dortmund aplicou 4 a 2 diante do Zenit na Rússia. Nesta quarta-feira, Galatasaray x Chelsea e Schalke x Real Madrid completarão os confrontos - o jogo entre alemães e espanhóis terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com com pré-jogo a partir das 16h (de Brasília).

Para o United, o resultado significa a obrigação de uma atuação fora da curva no jogo de volta, marcado para 19 de março, no Old Trafford. A vaga direta só vem em caso de vitórias por três gols de diferença. Um novo 2 a 0 a favor dos ingleses leva a partida para a prorrogação. Se fizer um gol, os gregos poderão sofrer até três - algo que o time de David Moyes não consegue desde 26 de dezembro, quando bateu o Hull City por 3 a 2 pelo Inglês.


Torcida Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
Torcida do Olympiacos fez bonita festa e ajudou 
a quebrar a sina dos donos da casa nas oitavas 
de final (Foto: AFP)

E aí, Ferdinand?

Há um outro fato curioso: o Olympiacos, ameaçado de fato apenas nos minutos finais, conseguiu construir a vantagem sem dois importantíssimos jogadores. O primeiro, o centroavante da seleção grega Mitroglou, foi vendido no último dia da janela de transferências para o Fulham, da Inglaterra - na ocasião, o zagueiro Rio Ferdinand chegou a comemorar a notícia. O argentino Javier Saviola, lesionado, também foi desfalque.


- O Fulham acabou de contratar a estrela do nosso próximo adversário na Liga dos Campeões. Bom trabalho! - disse à época o defensor.

Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
Jogadores do United desolados: Champions é a 
única oportunidade restante de grande título 
na temporada (AFP)


O Olympiacos não disputa as quartas de final desde a temporada 1998/1999, quando caiu para o Juventus em duelo apertado. Apesar da crise financeira no futebol grego, a fase é das melhores nos últimos anos. Inclusive o time pode se sagrar campeão nacional no domingo, caso vença o clássico contra o Panathinaikos e o PAOK tropece no Ergotelis Heraklion, pela 27ª rodada - a oito do fim.

Ao Manchester United, a realidade bate à porta com a ameaça real de nenhum título importante ser conquistado na temporada - apenas a Supercopa da Inglaterra, em jogo único diante do Wigan, ainda assim graças aos méritos do antecessor Alex Ferguson, que levou praticamente o mesmo elenco à glória na Premier League. Os Diabos Vermelhos já estão eliminados da Copa da Inglaterra (32 avos de final), Copa da Liga Inglesa (semifinal) e estão a 15 pontos do líder Chelsea no Inglês. 


Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
No fim de janeiro, Ferdinand comemorou a 
venda de Mitroglou, estrela do 
Olympiacos, ao Fulham (Foto: AFP)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/02/crise-sem-fim-olympiacos-vence-e-deixa-united-perto-da-eliminacao.html

Nenhum comentário: