O Flamengo
teve a maior renda bruta de bilheteria do Brasil em 2013: R$ 44,0
milhões. O ingresso médio para os seus jogos foi o segundo mais alto do
Brasil, superado apenas pelo valor médio do ingresso que foi pago pelo
torcedor do Atlético Mineiro, o líder nesse quesito: R$ 62,73 - % mais alto que o ticket médio rubro-negro: R$ 59,71.
Coube ao Cruzeiro
a liderança na maior média por partida – R$ 1,346 milhão, seguido pelo
Flamengo com a média de R$ 1,257 milhão. Fechando o pódio, o Atlético
Mineiro com a média de R$ 1,029 milhão. Números excelentes, mas todos
turbinados pelas finais de Copas e reta final do Brasileirão, com o
Cruzeiro levantando o título.
Esses novos dados foram levantados pela Pluri
Consultoria, que acaba de divulgar o Ranking Brasileiro de Público por
Clubes nos Estádios – 2013. Essa avaliação considerou todos os jogos
realizados em casa pelos clubes que disputaram as seguintes competições:
Séries A, B, C e D do Brasileirão, Copa do Brasil, Copa Libertadores,
Copa Sul Americana, Recopa, Copa do Nordeste e 26 campeonatos Estaduais,
num total de 34 competições (a Recopa é abordada em conjunto com a
Libertadores). Para esse trabalho a consultoria contou com o apoio do
site Sr Goool.
Os analistas da Pluri chamam a atenção para um fato
extremamente grave e revelador do que é, de fato, a realidade do
futebol brasileiro: os 30 clubes melhor colocados no ranking de
arrecadação total (cerca de 10% do total de 296 clubes), tiveram uma
renda total de R$ 395,4 milhões em 2013. Esse valor corresponde a mais
de 80% do total arrecadado pelos quase 300 clubes. Se considerarmos o
total dos 30 clubes de menores arrecadações, esse valor é cerca de 1.300
vezes maior.
Transcrições - os textos
dos tópicos a seguir são de autoria dos analistas da Pluri Consultoria e
o estudo completo, com todos os clubes listados, está disponível no
site da empresa: http://www.pluriconsultoria.com.br/
Média de arrecadação bruta por partida
O Cruzeiro foi o clube de maior média de renda por
partida no Brasil em 2013. Os jogos em que o time foi mandante tiveram
renda média de R$ 1,346 milhão, considerando todas as competições que
disputou. Em seguida vem o Flamengo com R$ 1,257 milhão, o Atlético
Mineiro com R$ 1,029 milhão, Corinthians com R$ 896 mil e Grêmio com R$
875 mil.
Apenas 33 dos 296 clubes do ranking tiveram média
de renda superior à média total Brasileira, que foi de R$ 121 mil por
jogo. Por outro lado, quase a metade dos clubes (142 dos 296) tiveram
média de renda inferior a R$ 10.000 por jogo.
Acredite, o que você vai ler a seguir não é
brincadeira: o Sul América, do Amazonas foi o clube com menor média de
renda em 2013: R$ 683 por jogo. Em seguida vem o Trem, do Amapá, com R$
747 e o Holanda, também do Amazonas, com média de R$ 936 por partida.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:
Sudeste – Cruzeiro (R$ 1,346 milhão/jogo);
Sul – Grêmio (R$ 875 mil/jogo);
Nordeste – Bahia (R$ 443 mil/jogo);
Norte – Remo (R$ 355 mil/jogo);
Centro Oeste – Goiás (R$ 240 mil/jogo).
Arrecadação Total
O Flamengo foi o clube que mais arrecadou com
bilheteria no futebol brasileiro em 2013, com um total de R$ 44 milhões
de receita bruta em todas as competições de que participou, o que
equivale a quase 10% de toda a arrecadação do futebol Brasileiro no ano.
Em seguida veio o Cruzeiro com R$ 39 milhões, o Atlético Mineiro com R$
35 milhões, o Corinthians com R$ 32,2 milhões e o Grêmio com R$ 30,6
milhões.
A distribuição dos recursos arrecadados com
bilheteria é a pior possível, evidenciando o processo de morte lenta dos
clubes de menor porte pelo Brasil. Os 30 clubes mais bem colocados no
ranking (10% de um total de 296 times) tiveram uma renda somada de R$
395,4 milhões em 2013, o
equivalente a 83% do total, um valor cerca de 1.300 vezes superior ao
dos 30 clubes com menor renda, que tiveram receita somada de R$ 306 mil,
0,06% do total.
Os clubes que mais arrecadaram com bilheteria por região do Brasil em 2013 foram:
Sudeste – Flamengo (R$ 44 milhões);
Sul – Grêmio (R$ 30,6 milhões);
Nordeste – Bahia (R$ 13,7 milhões);
Norte – Paysandu (R$ 5,9 milhões);
Centro Oeste – Goiás (R$ 8,4 milhões).
Ticket Médio por torcedor / jogo
O Atlético-MG foi o clube com maior ticket médio
por torcedor em 2013. Cada torcedor do Galo pagou, em média, R$ 62,73
por ingresso para assistir aos jogos em que o clube foi mandante na
temporada. Em seguida vem o Flamengo com R$ 59,71, o Cruzeiro com R$
50,17, o Santos com R$ 41,97 e o Grêmio com R$ 41,20.
Apenas 28 dos 296 clubes do ranking (menos de 10%
do total) tiveram ticket médio superior à média total brasileira, que
foi de R$ 25,80 por torcedor/jogo. Por outro lado, 97 dos 296 clubes
tiveram ticket médio inferior a R$ 10,00 por torcedor/jogo.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:
Sudeste – Atlético-MG (R$ 62,73);
Nordeste – Bahia (R$ 28,98);
Sul – Grêmio (R$ 41,20);
Norte – Remo (R$ 22,86);
Centro Oeste – Luverdense (R$ 33,91).
Público médio por jogo
O Cruzeiro
foi o clube de maior média de público no Brasil em 2013. Os jogos em
que o time foi mandante tiveram público médio de 26.830 pagantes,
considerando todas as competições que disputou. Em seguida vem o
Corinthians com 24.742, o São Paulo com 24.113, Santa Cruz com 22.384 e
Grêmio com 21.243.
Apenas 45 dos 296 clubes do ranking tiveram média
de público superior à média total brasileira, que foi de 4.672
torcedores por jogo. Por outro lado, mais da metade dos clubes (151 dos
296) tiveram média inferior a 1.000 torcedores por jogo.
O Trem, do Amapá, foi o clube com menor média de
público em 2013, com 86 torcedores por jogo. Em seguida vem o Sul
América, do Amazonas, com 89, e o Holanda, também do Amazonas, com média
de 106 por partida.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:
Sudeste – Cruzeiro (26.830);
Nordeste – Santa Cruz (22.384);
Sul – Grêmio (21.243);
Norte – Remo (15.917);
Centro Oeste – Goiás (11.974).
Público Total
O São Paulo
foi o clube que mais levou torcedores aos estádios em 2013, com um
total de 940.391 pagantes, resultado que só foi possível em função da
promoção nos preços dos ingressos realizada durante a maior parte do
Campeonato Brasileiro. Em seguida veio o Corinthians com 890.720
torcedores, o Cruzeiro com 778.065, o Grêmio com 743.504 e o Flamengo
com 736.587 torcedores no total de seus jogos.
Os 30 clubes mais bem colocados no ranking (10% de
um total de 296 times) levaram um público somado 13,1 milhões de
torcedores em 2013, o equivalente a 71% do total. Por outro lado, os 30
clubes com menor público total levaram 31.980 torcedores, apenas 0,17%
do total.
Os clubes que mais levaram torcedores aos estádios por região do Brasil foram:
Sudeste – São Paulo (940.391);
Sul – Grêmio (743.504);
Nordeste – Santa Cruz (604.375);
Norte – Paysandu (302.140);
Centro Oeste – Goiás (419.073).
Alguns comentários do OCE
Apesar de ter alcançado a maior receita bruta do nosso futebol em 2013, o Flamengo
foi apenas o quinto colocado em público total e o sexto em média por
partida. Pesou nesses números a conquista da Copa do Brasil,
especialmente o jogo final, o que repetiu, em escala menor, o tremendo
impacto da partida final da Copa Libertadores sobre os números do Atlético Mineiro.
O melhor equilíbrio foi, sem dúvida, do Cruzeiro e depois do Corinthians, que ainda foi penalizado por perdas de mando.
A tabela acima mostra com clareza que o maior desequilíbrio entre os grandes clubes brasileiros foi, sem dúvida, daquele que mais levou torcedores ao estádio em 2013, o São Paulo,
que chegou próximo da marca do milhão. Entretanto, o Tricolor foi
somente o sexto colocado na receita total e teve a mesma posição na
receita média por jogo. Os mais de 940 mil torcedores deixaram o clube
com a terceira melhor média de público por partida disputada. O grande
ponto de desequilíbrio foi o valor médio do ingresso pago pelo torcedor
são-paulino em 2013: R$ 24,45. Esse valor foi somente o 34º maior na lista de Ticket Médio dos quase 300 clubes que compuseram o estudo.
Por
fim, uma lembrança importante: vários clubes foram prejudicados por não
poderem usar seus estádios, o que fica fácil de perceber nos números do
Internacional, Atlético Paranaense e também do Botafogo
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/os-campeoes-de-bilheteria-de-2013.html
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