terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Com dois de Lewa, Borussia supera baixas e amplia recorde dos visitantes

Hulk até marca de pênalti, mas Zenit vira presa fácil após dois meses de 'inatividade', perde por 4 a 2 e depende de milagre na Alemanha para avançar às quartas de final

Por São Petersburgo, Rússia

saiba mais

Nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o fator casa é apenas mero detalhe. O mais novo time a entrar para a estatística foi o Zenit de Hulk, derrotado por 4 a 2 pelo Borussia Dortmund no Estádio Petrovsky, nesta terça-feira. Nem mesmo os muitos desfalques dos aurinegros e a fase instável no Campeonato Alemão atrapalharam os planos do artilheiro Lewandowski e sua trupe: eles são agora mais um visitante com um pé nas quartas após o jogo de ida.

Há uma explicação técnica: pelas regras da Uefa, todos os primeiros colocados na fase de grupos iniciariam os confrontos fora de casa. Se na teoria já seriam mais fortes, a prática tem mostrado um desequilíbrio até certo ponto exagerado. O placar até aqui aponta 13 a 2 a favor dos "intrusos". Restam três jogos: Olympiacos x Manchester United, ainda nesta terça, e Galatasaray x Chelsea e Schalke x Real Madrid na quarta – este último com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com a partir das 16h (de Brasília).



Robert Lewandowski comemoração gol Borussia Dortmund e Zenit (Foto: Getty Images) 
Robert Lewandowski marcou duas vezes para o 
Borussia Dortmund (Foto: Getty Images)

Vantagem relâmpago

Robert Lewandowski foi quem mais contribuiu em São Petersburgo. De contrato assinado com o Bayern de Munique para a próxima temporada, o polonês era dúvida para o duelo por conta de uma forte gripe, mas entrou em campo e marcou duas vezes sob o frio de quase 0ºC. Marco Reus foi outro destaque ao deixar o seu e também dar bela assistência para Mkhitaryan – ambos os gols abriram a vitória com cinco minutos. Shatov e Hulk, em cobrança de pênalti, descontaram.


Marco Reus comemoração gol Borussia Dortmund e Zenit (Foto: EFE)Marco Reus também teve grande atuação (EFE)
Apenas um milagre será capaz de classificar o Zenit. Os russos mostraram principalmente falta de ritmo depois de ficarem mais de dois meses sem disputar uma partida oficial – a última foi na goleada sofrida para o Austria Viena, por 4 a 1, justamente pela última rodada do Grupo G da Champions.

A equipe do italiano Luciano Spalletti havia sido o pior segundo colocado da história, com apenas uma vitória – ironicamente como visitante – e seis pontos conquistados contra Atlético de Madrid, Porto e o próprio Austria Viena. Pesaram contra ainda as baixas do português Danny, do russo Shirokov e do argentino Ansaldi.

Desfalques, porém, são algo que os russos não podem se queixar. O Borussia Dortmund foi a campo sem cinco de seus titulares: Subotic, Hummels, Bender, Gündogan e Kuba. O primeiro e o último, inclusive, já estão fora de toda a temporada 2013/2014. Para o confronto da volta, dia 19 de março, no Westfalenstadion, a expectativa é de que ao menos Hummels esteja pronto. A equipe pode até perder por um gol de diferença – ou até dois, desde que os placares sejam 2 a 0 ou 3 a 1 – que ainda assim avança de fase.



Hulk na partida do Zenit contra o Borussia Dortmund (Foto: AFP) 
Hulk marcou de pênalti e não conseguiu ajudar o 
Zenit a impedir mais uma derrota dos mandantes 
(Foto: AFP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/02/com-dois-de-lewa-borussia-supera-baixas-e-amplia-recorde-dos-visitantes.html

Nenhum comentário: