domingo, 18 de agosto de 2013

'Especialista em cotoveladas' espera por duelo com Neymar, sem cai-cai

Famoso por deixar olho de Cristiano Ronaldo roxo e quebrar nariz de argentino, David Navarro diz para craque se mirar em Messi e evitar quedas

Por Cláudia Garcia, especial para o GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

David navarro levante (Foto: Agência Getty Images) 
David Navarro em ação pelo Levante: fama pelo estilo duro (Foto: Agência Getty Images)
 
Do alto de seu 1,88m de altura, o zagueiro David Navarro, de 33 anos, é dos mais temidos da Espanha. Não pela sua habilidade em desarmar atacantes, tampouco pela eficiência nas bolas aéreas. O jogador do Levante, adversário do Barcelona neste domingo, às 14h (de Brasília), no Camp Nou, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol, foi protagonista de diversas entradas duras e agressões a adversários nos últimos anos, especialmente com cotoveladas. Neymar que se cuide quando entrar em campo para sua estreia oficial.

O espanhol não faz questão de esconder sua forma bruta de jogar, apesar de negar a fama de desleal. Titular do setor direito da defesa do time de Valência, deve encarar justamente Neymar, escalado na pré-temporada no lado esquerdo do ataque catalão, mas que deve começar no banco de reservas, segundo insinuou o técnico Gerardo Tata Martino na véspera da partida. Observador do estilo do brasileiro, o rival mandou um conselho claro ao craque da Seleção: não quer cai-cai.

- É um grande jogador, mas tem de se adaptar ao futebol espanhol. Você vê o Messi, nunca está sozinho, sempre conduz a bola no meio de três ou quatro jogadores, sofre alguns toques, mas raramente cai. O Neymar está sempre caindo, talvez o futebol brasileiro seja diferente - afirmou o zagueiro por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

David navarro levante lionel Messi barcelona (Foto: Agência Getty Images) 
David Navarro usa o braço para conter Messi: respeito ao estilo do argentino (Foto: Agência Getty Images)
 
Apesar de ter estudado o estilo de jogo do camisa 11 do Barça, Navarro admite não ter um plano específico para travar Neymar. O zagueiro tranquiliza o ex-santista sobre as duras faltas e assegura que a cotovelada que deu em Cristiano Ronaldo no confronto com o Real Madrid na temporada passada foi involuntária.

- Esse incidente foi involuntário. Eu não quero machucar colegas de profissão, muito menos o Messi, o Cristiano e o Neymar. Mas, infelizmente, são coisas que, por vezes, acontecem no futebol. Não me considero um zagueiro agressivo, demonstro confiança em campo, é o estilo espanhol. Com Neymar, simplesmente vou tentar evitar que ele chegue na bola, tenho de me antecipar. Mas não será só o Neymar em campo. Xavi, Iniesta e Messi são craques e estarão lá também, vou estar atento a todos - afirmou Navarro.

Cristiano Ronaldo olho inchado (Foto: EFE) 
Cristiano Ronaldo com o olho inchado depois de encarar David Navarro no Espanhol (Foto: EFE)
 
Apesar de recusar o rótulo de jogador agressivo, o currículo de Navarro demonstra precisamente o contrário. O zagueiro espanhol protagonizou várias agressões voluntárias em sua carreira. A cotovelada em Cristiano Ronaldo deixou o português sem enxergar do olho direito durante alguns dias. No intervalo, o craque teria desmaiado no vestiário, forçando uma substituição.

Na temporada passada, Navarro repetiu a agressão em Sapunaru, do Zaragoza. Dois anos antes, a vítima foi Llorente, num lance idêntico, uma cotovelada. O ex-atacante do Athletic Bilbau chegou a ficar desacordado durante alguns instantes no gramado.

Figo e Messi também sofreram duras agressões das chuteiras de Navarro, mas não ficaram machucados. Porém, foi durante as oitavas de final da Liga dos Campeões de 2006/2007, quando defendia o Valencia, que Navarro protagonizou uma das cenas mais violentas do futebol europeu nos últimos anos. No fim do confronto com o Internazionale, o zagueiro entrou em campo e deu um soco no argentino Nicolás Burdisso, que ficou com o nariz quebrado em vários pontos.

 Companheiros de time do sul-americano, Ibrahimovic e Córdoba chegaram a perseguir o agressor, que correu para fora do campo e escapou ileso. Depois, a UEFA suspendeu o jogador por sete meses.

Uma punição que pouco ou nada alterou o comportamento de David Navarro em campo. Um zagueiro que Neymar terá oportunidade de conhecer em sua estreia no Espanhol, seja como titular ou do banco de reservas.

Barcelona com mesma cara, Levante renovado
Sob o comando também de um novo técnico, Joaquin Caparrós, o Levante vai tentar surpreender o Barcelona em casa e mudar uma história que nos últimos 50 anos foi sempre favorável ao anfitrião. Há meio século o time de Valência não pontua na Catalunha.

David navarro levante fabregas barcelona (Foto: Agência Getty Images) 
David Navarro se joga com tudo para evitar a conclusão de Fàbregas (Foto: Agência Getty Images)
 
O último confronto, na temporada passada, aconteceu antes das semifinais da Liga dos Campeões. Lesionado, Messi não entrou em campo, e Fàbregas foi o autor do gol da vitória por 1 a 0. Apesar do jejum, o Levante tem conseguido impor seu jogo na casa do adversário, criando bastante dificuldades ao time catalão. Nos últimos três anos, as vitórias do Barça no Camp Nou foram todas por apenas um gol de diferença.

Neste domingo, a pressão é maior, porque a partida marca a estreia dos dois treinadores. O espanhol Joanquín Caparrós trocou o Mallorca pelo Levante no ano em que se assume como treinador mais experiente do Espanhol. Em 13 anos de carreira, o técnico já comandou Sevilla, Villarreal, La Coruña e Athletic de Bilbao. Do outro lado do gramado estará Tata Martino, um argentino que nunca dirigiu um clube europeu. Um duelo interessante, visto do banco, em que nenhum dos dois vai querer arriscar muito.

Tata Martino deve escalar o time habitual do Barça, com Messi, Alexis Sanchez (ou Neymar) e Pedro como titulares, Xavi, Iniesta e Busquets no meio de campo e Daniel Alves, Jordi Alba, Piqué e Mascherano à frente de Valdés. O brasileiro é a única dúvida entre os 11. Quase certo é que o craque não vai jogar os 90 minutos, porque ainda não está 100% fisicamente e também para se poupar para o jogo de ida da Supercopa da Espanha, na quarta-feira, contra o Atlético de Madri, na capital espanhola.

treino Barcelona   (Foto: MIguel Ruiz / FC Barcelona) 
Treino do Barcelona no sábado: Neymar, com a bola, é a única dúvida (Foto: MIguel Ruiz / FC Barcelona)
 
Do lado do Levante, há muitas novidades. O time vendeu e contratou vários jogadores neste mercado. Alguns dos principais reforços vão entrar em campo como titulares. Entre os atacantes, Xumetra, goleador da segunda divisão no ano passado, o espanhol David Barral, o camaronês Aloys Nong e o senegalês Baba Diawará disputam vaga, sendo que este último é o que tem mais chances de jogar desde o início, apesar de se ter juntado ao novo time apenas na sexta-feira.

O ex-jogador do Ordusport da Turquia servirá para dar experiência no ataque. No meio de campo, Andreas Ivanschitz, o "Beckham austríaco", e Sérgio Pinto, ambos provenientes do futebol alemão, são as novidades. Na defesa, o time joga com os seus históricos Pedro López e Juanfran, ao lado de David Navarro. A única novidade será Pallardó.

Reforços jovens e experientes que não intimidam o estreante Tata Martino. O argentino lembrou a importância de vencer na estreia numa liga em que há apenas dois favoritos, como Barcelona e Real Madrid, e por isso um simples empate pode mesmo custar o título.

- Conheço bem o treinador do Levante, é o que mais experiência tem neste campeonato e merece todo o respeito. O Levante já tinha uma equipe competitiva, fez várias alterações, saíram uns, entraram outros, mas o time continua forte. Nós temos de vencer para ganhar confiança e abrir um caminho de vitórias no Espanhol. No ano passado, o Barcelona iniciou com seis vitórias consecutivas que depois valeram o título.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/08/especialista-em-cotoveladas-espera-por-duelo-com-neymar-sem-cai-cai.html

Nenhum comentário: