terça-feira, 16 de julho de 2013

Marquinhos completa 50 jogos no Coxa e se avalia como mais maduro

Técnico alviverde está desde setembro do ano passado no cargo, com 68% de aproveitamento, 29 vitórias, nove derrotas e 12 empates

Por Gabriel Hamilko Curitiba

A vitória sobre o rival Atlético-PR representou mais para o técnico Marquinhos Santos do que o retorno para a liderança do Campeonato Brasileiro. O triunfo deu mais tranquilidade, justamente quando ele chegou na marca de 50 jogos no comando do Coritiba. Com um retrospecto invejável, ele já acumulou um título paranaense, conseguiu livrar o clube do rebaixamento no ano passado e projeta um restante de temporada otimista.

Com apenas 34 anos, Marcos Vinícius dos Santos Gonçalves assumiu o Verdão em setembro do ano passado. Ele mudou a cara da equipe, que era comandada por Marcelo Oliveira, e terminou um período de 16 jogos com um aproveitamento de 54,16%. No início do ano, conseguiu o alívio do primeiro título, ao levantar a taça do tetracampeonato paranaense. O único fracasso mais forte na passagem dele pelo Alto da Glória foi a eliminação precoce na Copa do Brasil, após três jogos disputados.

Marquinhos Santos Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba) 
Marquinhos Santos completa 50 jogos, com apenas nove derrotas (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)
 
Nos 50 duelos, Marquinhos só amargou nove derrotas, sendo que seis foram no ano passado. Em 2013, o Coritiba só foi derrotado três vezes - Paraná Clube, Atlético-PR e Nacional-AM. Modesto, o comandante alviverde reconhece que ainda precisa aprender muita coisa, mas já notou uma maior maturidade em dez meses de trabalho profissional.

A gente aprende na vida. Ainda tem muita coisa para acontecer. É praticamente um início de carreira para mim"
Marquinhos Santos
 
- A gente aprende na vida. Ainda tem muita coisa para acontecer. É praticamente um início de carreira para mim. Não completei nem um ano de clube. Acredito que hoje é um Marquinhos Santos mais experiente e mais maduro do que aquele do primeiro jogo em setembro do ano passado, quando nós assumimos o clube.

Após virar um especialista em categorias de base - passando pelo Atlético-PR, Coritiba e Seleção Brasileira -, Marquinhos ainda é novo no ramo profissional. Para pegar mais ritmo na beira do gramado, ele contou com uma comissão técnica que mesclou a juventude de Tcheco com a experiência de Édison Borges.

- Tudo isso respeitando, estudando e trabalhando muito e tendo o respaldo da diretoria para que possa trabalhar. A nossa comissão é fechada e unida, em que cada um sabe da função a ser exercida, com cada um se ajudando. Isso é difícil acontecer.

Invicto no Brasileirão, o líder Coritiba encara o Santos somente no domingo, às 16h (de Brasília). Enquanto os jogadores alviverdes que atuaram no Atletiba folgaram nesta segunda, Marquinhos treinou o restante da equipe pela manhã, no CT da Graciosa. A reapresentação de todo o grupo acontece na terça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/07/marquinhos-completa-50-jogos-no-coxa-e-se-avalia-como-mais-maduro.html

Nenhum comentário: