terça-feira, 16 de julho de 2013

Conmebol encerra discussão e define o Mineirão como palco da final

Entidade sul-americana garante que estádio Defensores del Chaco tem capacidade superior a 40 mil lugares, diferentemente do Independência

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, confirmou que a partida decisiva da Libertadores, entre Atlético-MG e Olimpia, do Paraguai, será mesmo realizada no Mineirão. Uma nota oficial foi enviada ao presidente da CBF, José Maria Marín, que havia solicitado que o Galo fosse atendido no desejo de realizar a partida da semana que vem no Independência, onde vinha mandando seus jogos na competição.

Mineirão Brasil x Uruguai (Foto: Getty Images) 
Mineirão será o palco da grande final da Libertadores (Foto: Getty Images)
 
O presidente do Galo, Alexandre Kalil, vinha tentando nos bastidores a manutenção do Independência como sede da final. A alegação era de que o Defensores Del Chaco, estádio do Olimpia, também não tem a capacidade mínima de 40 mil lugares exigida pela Conmebol - o jogo de ida está marcado para o Defensores na noite desta quarta.

A alegação da Conmebol para manter o estádio paraguaio é de que a capacidade oficial é de 40.759 lugares, apesar de não usar a totalidade dos assentos. O Independência tem apenas 23 mil lugares.

O secretário-executivo da Associação Paraguaia de Futebol, Francisco Brítez, já havia explicado que o Defensores del Chaco teria, além dos 32 mil ingressos colocados à venda, mais 8.759. Esses lugares estariam reservados para sócios-torcedores, convidados especiais e patrocinadores, além dos profissionais de imprensa. Assim, está encerrado o assunto, e o Galo terá mesmo que jogar no Mineirão.

Confira a íntegra da nota enviada à CBF nesta terça-feira:
“Estimado Presidente e amigo,

Em referência à sua carta de ontem, que fez menção às partidas finais da Taça Libertadores e aos estádios onde serão sediados os duelos entre Olimpia e Atlético-MG.

A este respeito, lhe comunicamos que, conforme informação da Associação Paraguaia de Futebol, o estádio Defensores del Chaco conta com 40.759 lugares, discriminados corretamente, de acordo com a documentação anexa, adequado para receber jogos finais.

Vale ressaltar que o estádio Defensores del Chaco já foi sede, em várias oportunidades, de partidas finais deste mesmo torneio e das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Fifa.

Quanto à razão pela qual a Conmebol determinou que a partida de volta seja realizada no estádio Mineirão, e não no Independência, é simplesmente pelo fato de que o citado estádio não cumpre com os requisitos estabelecidos pelo regulamento (art. 9.4), quanto à capacidade para uma partida final (40 mil pessoas). O Independência tem capacidade inferior (23 mil pessoas).

Espero que possa compreender que a posição se baseia em fundamentos, no regulamento vigente e, principalmente, para dar maior brilho e realce ao evento, o mais importante da Conmebol.

Com o apreço de sempre,

Eugênio Figueiredo
Presidente da Conmebol”


Veja os vídeos do Atlético-MG


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/conmebol-encerra-discussao-e-define-o-mineirao-como-palco-da-final.html

Nenhum comentário: