sexta-feira, 19 de julho de 2013

É de todos: atleticanos e secadores conhecem a taça da Libertadores

Até cruzeirense com camisa do Olimpia aparece para tirar fotos com o troféu. Torcida do Galo confia que ficará com ela na próxima quarta-feira

Por Alexandre Alliatti Belo Horizonte

Os atleticanos comem, bebem, dormem pensando nela. A taça da Libertadores está em Belo Horizonte desde a madrugada desta sexta-feira. E seguirá na cidade até ser erguida ou por Atlético-MG ou por Olimpia - quarta, na finalíssima continental, no Mineirão. Exposta em um dos símbolos da capital mineira, o Mercado Central, a peça atrai os olhares e a cobiça especialmente da torcida do Galo. Mas não só dela. A turma da secação também resolveu ver de perto o troféu que o Cruzeiro ergueu duas vezes.

Desde cedo, havia filas no estacionamento do Mercado Central. Para tirar foto ao lado da taça, no espaço reservado, era preciso trocar um comprovante de compras de R$ 50 por uma miniatura da peça. Os demais só podiam chegar até uns dois metros de distância dela.

Muitos torcedores foram vestidos com a camisa do Atlético. Ao chegar perto da taça, beijavam o escudo, apontavam para ela, faziam gestos com as mãos, simbolizando raça. Eles acreditam em uma virada depois da derrota de 2 a 0 no Paraguai.

Mosaico Taça Libertadores (Foto: Editoria de Arte) 
Exposta no Mercado Central de BH, a taça da Libertadores desperta atenção de atleticanos e cruzeirenses, que secam o rival. Um deles veste até camisa do Olimpia, adversário do Galo  (Foto: Editoria de Arte)
 
- A taça é linda. E ela virá para nós. Já vivi momentos piores com o Atlético. Como é que não vou acreditar agora, depois de tudo que aconteceu, depois das defesas do Victor? - comentou o torcedor Tiago Diego, de 26 anos.

Waldir Júnior, 31 anos, levou o sobrinho Eric Moreira, de oito, para ver a taça de perto. Ambos estavam com camisa do Galo.

- Ela é linda, maravilhosa! E vai ser nossa! - avisou Waldir.

Mas torcedores rivais também apareceram por ali. E uniformizados. Um cruzeirense escancarou a secação ao vestir uma recém-comprada camisa do Olimpia. Feliz da vida, tirou foto ao lado da taça, enquanto ouvia brincadeiras dos atleticanos que estavam no local.

- Vou dar uma secada agora. É a minha vez. É o troco pela final de 2009 - disse Felipe Honório, 26 anos, se referindo à torcida dos atleticanos pelo Estudiantes na final da Libertadores de 2009, contra o Cruzeiro.

Outro torcedor chegou ao Mercado Central à paisana. Quando ficou perto da taça, tirou da mochila uma camisa do Cruzeiro.
- Gosto de futebol. Minha intenção era ver a taça, até porque o Cruzeiro já ganhou duas vezes. Mas não vou secar. Não quero o mal do próximo. Quero que eles ganhem. Mas, se ganharem, que fiquem quietinhos, porque nós já temos duas - disse o torcedor, chamado Antônio Moisés, de 38 anos.

A taça ficará exposta no mercado central até a próxima terça-feira, das 7h às 19h. A peça tem 18 quilos e altura de um metro. O campeão da edição de 2013 ficará com ela até 19 de dezembro, quando o troféu será devolvido à Conmebol, que dará, em troca, uma réplica fiel ao time vencedor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/07/ela-e-de-todos-atleticanos-e-secadores-conhecem-taca-da-libertadores.html

Nenhum comentário: