sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bad boy russo, 'Tintim' foi suspenso por embriaguez e é amigo de Vissotto

Principal personagem da vitória da Rússia contra o Brasil, Spiridonov volta à seleção após problemas com álcool e conversa com brasileiro por 'emoticons'

Por Irene Vasconcellos, Joanna de Assis e João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Há quem não tenha gostado. Quando aquele russo de topete engraçado passou a desferir provocações para o outro lado da rede, Bernardinho se enfureceu. “É doente mentalmente”, afirmou. Alexey Spiridonov, que passou a ser conhecido como “Tintim”, herói de uma revista de quadrinhos belga, acabou se tornando o principal personagem da derrota brasileira para os campeões olímpicos, na última quarta, pela fase final da Liga Mundial, em Mar del Plata. Mas a história do rapaz vai além (assista ao vídeo).

No fim de 2011, Spiridonov era uma das apostas da seleção russa para as Olimpíadas do ano seguinte, em Londres. Mas, logo após o título da Liga Mundial daquele ano, o ponteiro se envolveu em uma confusão com a federação russa. Com frequência, “Tintim” chegava aos treinos apresentando sinais de embriaguez. Foi assim também em um embarque para uma competição. Irritado, o então técnico Vladmir Alekno disse que o jogador não seria mais convocado. Spiridonov pediu desculpas, mas, sem o perdão, ficou fora da campanha que resultou na conquista do ouro olímpico. Com a chegada do novo treinador, Andrey Voronkov, Spiridonov ganhou mais uma chance. Diz ter mudado seus hábitos e garante estar pronto para se manter longe dos problemas na seleção.

- É difícil de pensar isso, foi muito triste ter perdido as Olimpíadas, mas eu estou de volta, estou muito orgulhoso e adorando. Vou tentar dar o meu melhor – garante o jogador.

Spiridonov russo vôlei tintim bebê incríveis (Foto: Reprodução/Instagram) 
Spiridonov posta na web seus 'clones': Tintim e o bebê do filme 'Os Incríveis' (Foto: Reprodução/Instagram)
 
As declarações de Bernardinho chegaram ao ouvido do bad boy russo. Após o jogo, amigos do ponteiro mandaram mensagens, perguntando o porquê da revolta do técnico brasileiro. Spiridonov explica que não faz por mal. É seu estilo de jogo, embora admita que seu ânimo fique exaltado quando enfrenta o Brasil ou a Itália.

- Eu fiquei chateado com o Bernardinho porque tudo o que ele falou repercutiu na Rússia. As pessoas vieram falar comigo, me mandaram mensagens. Mas é meu jeito de jogar. Não quer dizer que sou assim o tempo todo. É que, contra o Brasil ou contra a Itália, tem de ser assim. É luta – brincou.

A comparação com Tintim, porém, não é um problema. Acostumado a ser chamado pelo nome do personagem dos quadrinhos, o russo riu da montagem feita ao lado do desenho. E disse gostar de ser lembrado assim.

- Já fizeram várias brincadeiras comigo por isso. Mas é legal, porque eu gosto do Tintim. É um personagem de bom caráter. Eu até gosto.

Amizade com Leandro Vissotto
A ligação com o Brasil não é só de polêmicas. Até a última temporada, Spiridonov atuou ao lado de Leandro Vissotto no Ural Ufa, da Rússia, e os dois se tornaram grandes amigos. O idioma não foi um problema. Mesmo sem falar quase nada de inglês, o russo se comunica com o brasileiro através de emoticons no celular e de fotos para o amigo no Instagram. Em uma delas, por exemplo, desenhou um coração e escreveu: “O amor é Leandro Vissotto”. O amigo, então, defende o estilo do Tintim russo.

- Ele é muito bacana, já rimos muito juntos. A gente estava conversando, e ele falou que este é o estilo dele de jogar. Eu brincava com ele, dizia que ia cortar o pescoço dele. Ele é um jogador enérgico. Mas é uma pessoa ótima, fomos companheiros de clube, mas, realmente, jogar contra, quando você não conhece ele, é bem difícil. Um monte de brasileiros mandaram mensagem, recriminando ele. E ele falou que não tem nada a ver. Vôlei é um show. Ele está ali para fazer show.
MOSAICO - Tintim russo: amizade com Vissotto e brincadeiras na web (Foto: Reprodução )
O técnico russo também defende o jogador. Andrey Voronkov, responsável por levar o ponteiro de volta à seleção, diz não se incomodar com o estilo de Spiridonov em quadra.

- Sei que ele teve problemas, mas o convoquei porque ele é muito bom. Mas acho o estilo dele normal. Não vejo nada demais, acho balanceado.

A Rússia não entra em quadra nesta sexta-feira. Com uma vitória contra o Brasil e uma derrota para o Canadá, a equipe aguarda o confronto entre os rivais para definir a classificação para as semifinais. O SporTV transmite o duelo entre brasileiros e canadenses, às 16h30m, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Nenhum comentário: