terça-feira, 30 de julho de 2013

Aliviado, Cielo afasta pressão: 'Entro nos 50m livre mais para competir'

Depois do ouro nos 50m borboleta, nadador brasileiro evita criar muitas expectativas para a conquista do tricampeonato na sua principal prova

Por Lydia Gismondi Direto de Barcelona
 
Alívio. Essa foi a sensação que Cesar Cielo sentiu depois de conquistar o bicampeonato mundial dos 50m borboleta do Mundial de Barcelona, nesta segunda-feira. Mais do que subir no pódio, o brasileiro precisava tirar das costas o peso que carregava desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Relaxado com a medalha no peito, agora ele se prepara para encarar, sem pressão, a missão mais difícil na Espanha: garantir o tricampeonato dos 50m livre.

- Estou muito mais aliviado. Entrei nessa competição para tentar representar o Brasil da melhor forma possível. Agora entro nos 50m livre mais para competir e tentar fazer o meu melhor, sem aquela pressão de ter que dar desculpa. Imagina se eu ficasse em quinto lugar e falasse que o meu joelho doeu. O pessoal poderia achar que eu estava dando desculpa. Mas, graças a Deus, não tem desculpa, não. Espero que nos 50m livre venha mais medalha - disse Cielo, que disputa as eliminatórias da prova mais rápida da natação na próxima sexta-feira pela manhã.

Cesar Cielo ouro 50m borboleta Mundial (Foto: AP) 
Cielo comemora o bicampeonato mundial nos 50m borboleta, em Barcelona (Foto: AP)
 
Mesmo somando em seu currículo três medalhas olímpicas e quatro mundiais (em piscina longa), Cielo estava nervoso na final dos 50m borboleta nesta segunda. O resultado inferior ao que tinha programado para Londres, ao sair com uma medalha de bronze nos 50m livre, e a dúvida se conseguiria voltar a ser tão veloz depois das cirurgias nos joelhos, pesaram até subir ao bloco de partida do Palau Sant Jordi. Mas, quando o árbitro geral deu a largada, o brasileiro esqueceu de tudo.

- Anos atrás eu ficava nervoso e sentia minha mão tremendo, minha perna tremendo. Dessa vez, fiquei nervoso e fiquei com aquela briga interna de pensamentos. Ao mesmo tempo que eu estava nervoso, ficava me perguntando o motivo de estar nervoso. Foi uma conversa interna meio maluca - contou Cielo, que agora soma dez medalhas em mundiais, contando as disputas em piscinas curtas e longas.

Cesar Cielo ouro 50m borboleta Mundial (Foto: Agência AP) 
Brasileiro ficou nervoso antes da largada, mas conseguiu bater na frente (Foto: Agência AP)
 
O ouro tirou alguns quilos das costas do nadador. Foi a prova que precisava de que está recuperado da cirurgia nos joelhos, realizada em setembro do ano passado, para corrigir uma tendinopatia (inflamação no tendão patelar) nos joelhos. Só a dor que ainda insiste em permanecer com ele.

- Está doendo agora. Durante a prova, tem tanta adrenalina que você acaba não sentindo nada. Para dizer a verdade, hoje eu nem senti a água. Parecia que estava nadando em uma geleia, em um óleo, sei lá - brincou.

FONTE:http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/07/aliviado-cielo-afasta-pressao-entro-nos-50m-livre-mais-para-competir.html

Nenhum comentário: