quarta-feira, 26 de junho de 2013

'Reinício' anima, e Bernardinho elogia novo grupo: 'Tem a essência de tudo'

Com grupo reformulado, técnico festeja bons resultados nos primeiros jogos na Liga Mundial, mas cobra evolução: 'Há uma margem de melhora ainda'

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Os primeiros resultados animaram. Ainda que os erros estejam ali, Bernardinho não se preocupa.  Ao enfrentar um processo de reformulação no grupo, o rendimento da seleção no início do novo ciclo olímpico agradou. O técnico, porém, tenta dar mais ritmo de jogo à equipe, que teve pouco tempo de preparação para a Liga Mundial. Na sexta e no sábado, o Brasil volta à quadra para enfrentar a França, em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera.

O novo grupo mescla remanescentes da seleção que conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Londres com jovens revelações das quadras nacionais. Bernardinho afirma que, apesar das mudanças, o espírito da equipe é o mesmo das últimas gerações.

- Esse é o reinício, depois de 12 anos. Muitos permaneceram, mas eles têm o espírito, têm a essência de tudo, que é o trabalho, dedicação. Eles estão muito conscientes de que só vamos conseguir alguma coisa se o grupo for coeso e eficiente.

Bernardinho treino seleção Saquarema (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Bernardinho treino seleção Saquarema (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
O treinador acredita que a presença de nomes como Dante e Bruninho, que já estão no grupo há alguns anos, ajuda a dar uma maior consistência à seleção dentro de quadra.

- É importante ter a presença de alguns veteranos, como o Dante, o Bruno em função dos anos que está no grupo, o Lucão, o Vissotto. São remanescentes de um ciclo anterior que têm a missão de assumir as responsabilidades e tirar o peso de alguns mais jovens e passar um pouco daquilo que são os nossos valores.

Bernardinho elogia o desempenho da equipe nas primeiras partidas da Liga. Até agora, quatro vitórias fora de casa diante de Polônia e Argentina. O treinador, porém, afirma que a equipe ainda tem condições de diminuir os erros e evoluir na Liga Mundial.

- Embora a gente tenha cometido um excesso de erros contra a Polônia, é um time que vem trabalhando bem a questão de saque, temos uma condição de bloqueio melhor pela estatura, isso é interessante. Sabemos que há uma margem de melhora ainda, o sistema como um todo pode melhorar. Tem uma sintonia que ainda pode ser melhorada, mas o mais positivo é a disposição para o trabalho.

Apesar dos bons resultados até aqui, Bernardinho acredita que, mesmo sem tanta tradição no vôlei, a França pode ser um rival ainda mais perigoso que Polônia e Argentina. Os franceses, que venceram os poloneses nas duas partidas da rodada anterior, receberam elogio do técnico brasileiro.

- Os resultados foram bons, esperamos sempre o melhor, fazer sempre o nosso melhor. Mas a nossa chave é equilibrada. A França vem de duas vitórias contra a Polônia. É uma equipe extremamente habilidosa. A Polônia parece ter sentido um pouco a pressão depois do título da Liga no ano passado, já não tinha ido muito bem nas Olimpíadas. A França já vem como um franco atirador. Talvez seja até mais perigosa pela qualidade que tem e pelo espírito que vem, de querer ganhar do Brasil, independentemente do nosso momento.

O Brasil encara a França na próxima sexta-feira, às 10h, no ginásio do Ibirapuera. No sábado, as equipes voltam à quadra às 10h10m. Os dois jogos terão transmissão do SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/reinicio-anima-e-bernardinho-elogia-novo-grupo-tem-essencia-de-tudo.html

Nenhum comentário: