quarta-feira, 22 de maio de 2013

'Baixinha', Ellen tem Fernanda Garay como modelo para crescer na seleção


Destaque do Pinheiros na última Superliga, ponteira aprimora o passe e sonha com físico da campeã olímpica para ganhar espaço no time de Zé Roberto

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

Pequenina para os padrões atuais do vôlei, Ellen Braga se agigantou na última Superliga. Aos 21 anos, a ponteira de 1,79m foi um dos destaques do Pinheiros na brava campanha do time na edição 2012/2013. Incomodou tanto o Campinas de José Roberto Guimarães nos playoffs que ganhou uma chance na convocação do técnico na seleção brasileira adulta. Além de não poupar esforços durante os treinos, a jovem atleta se inspira no exemplo de Fernanda Garay para também crescer no grupo verde-amarelo.

vôlei Ellen e Fernanda Garay treino (Foto: Divulgação / CBV)Ellen ao lado de Fernanda Garay: campeã olímpica é exemplo para novata (Foto: Divulgação / CBV)

Ellen já havia sido convocada para a seleção de novos na temporada passada. O bom desempenho na última Superliga, somado à renovação da equipe principal devido ao afastamento temporário de algumas campeãs olímpicas, abriu as portas para um salto maior na carreira. Ciente de suas limitações, a ponteira tem ouvido atentamente as orientações de Zé Roberto e das atletas mais experientes, sobretudo no que diz respeito ao passe.

- As estrangeiras são muito altas e, como não temos como ficar mais altas, temos que compensar com outras coisas. Eu tento tirar do bloqueio ou explorar, e agora estou tentando melhorar principalmente o passe. O meu não é dos melhores, e sei que a seleção precisa de ponteiras passadoras. Isto é o mais importante no momento, então não estamos tendo moleza. Eu gosto muito da Fé Garay e tento aprender um bocado com ela. Ela tem uma musculatura e tanto, queria ficar forte que nem ela. Gosto muito do estilo de jogo dela – disse Ellen.

Ellen Pinheiros - seleção da galera (Foto: Reprodução / Facebook)Ellen em ação pelo Pinheiros: gratidão e mais uma
temporada no clube (Foto: Reprodução / Facebook)

Apesar de ter recebido propostas de pelo menos três equipes de ponta, a ponteira renovou seu contrato e defenderá o Pinheiros por mais uma temporada. Além do otimismo pelo que o time apresentou na última edição da Superliga – quase todo o elenco renovou o vínculo -, a atleta também tem uma dívida de gratidão com o clube.

No ano passado, durante um treino com a seleção de novos em Saquarema, a levantadora Claudinha caiu sobre seu cotovelo direito, rompendo ligamentos e fraturando um osso. Quando as lesões foram curadas, a ponteira descobriu que o período de inatividade devido à imobilização gerou uma fibrose nas articulações do ombro e precisou ficar ainda mais tempo afastada. Durante todo este processo, contou com a estrutura física e profissional do Pinheiros.

- Graças a Deus tive propostas, reconhecimento, mas eu achava que não era o mais importante neste momento. Acho que eu não estou preparada para uma equipe grande. Tenho que jogar mais, que praticar mais o meu voleibol, e acho que o Pinheiros vai me proporcionar isso. Além do agradecimento que eu tenho por ter me lesionado na seleção e eles terem me ajudado, dado apoio integral. Devo muito a eles. Eu sentia isso, me sentia na obrigação de ajudar o time. Quase todas as meninas renovaram, e acho que a gente tem tudo para ter uma ótima temporada. Tenho certeza de que não vou me arrepender.

vôlei Camila Brait, Ellen e Suelen (Foto: Divulgação / CBV)Camila Brait, Ellen e Suelen: novatas ganham chance com renovação após Londres (Foto: Divulgação / CBV)

Ao lado de Fernanda Garay, Pri Daroit e Michelle Pavão, Ellen compõe o quarteto de ponteiras à disposição de Zé Roberto para a disputa da Montreux Volley Masters, de 28 de maio a 2 de junho, na Suíça, e o Torneio de Alassio, de 4 a 10 de junho, na Itália. Para as competições, o treinador conta também com as opostos Tandara e Monique, as levantadoras Fabíola, Dani Lins e Claudinha, as centrais Adenízia, Letícia Hage e Bia, as líberos Camila Brait e Suelen.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/baixinha-ellen-tem-fernanda-garay-como-modelo-para-crescer-na-selecao.html

Nenhum comentário: