segunda-feira, 11 de março de 2013

Phelps nada ao lado de crianças da Rocinha e se derrete pelo Rio


Maior medalhista olímpico da história, ex-nadador americano faz clínica de natação para jovens carentes ao lado de Daniel Dias e de Chad le Clos

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro



Phelps em visita na Rocinha  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Phelps visita Complexo Esportivo da Rocinha (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Daniel Dias foi o anfitrião da visita de Phelps no projeto social da famosa comunidade do Rio de Janeiro. O rápido encontro, que também contou com a presença do campeão olímpico sul-africano Chad le Clos, foi marcado por muita diversão. Primeiro, o ex-nadador dono de 22 medalhas olímpicas em sua carreira, incluindo 18 medalhas de ouro, respondeu a perguntas das crianças, depois nadou ao lado delas e dos outros dois nadadores. Simpático, deu dicas, distribuiu toucas da Fundação Michael Phelps e se despediu entregando medalhas para todo mundo.

Galeria de fotos: confira as imagens da visita de Phelps
O paralímpico brasileiro conversou com o companheiro de esporte e ficou feliz em saber que Phelps sabia um pouquinho sobre sua história. Apesar das conquistas nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012, esta foi a primeira vez que Daniel Dias pôde ver de perto o seu ídolo.
- Ter uma celebridade como Phelps aqui é algo incrível. Fico feliz em estar somando, mas a estrela é o Phelps. Conheci ele hoje e já tive a chance de nadar ao lado dele. Acho que não fiquei muito atrás, não. Ele é uma grande inspiração para mim e para muitas pessoas - disse Daniel Dias, que pretende bater o recorde de 22 medalhas do ídolo.

Phelps em visita na Rocinha (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Phelps, Chad le Clos e Daniel Dias entram na piscina da Rocinha (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Quem também saiu todo orgulhoso da piscina do Complexo Esportivo da Rocinha foi Wiliam de Sousa, de apenas 12 anos. O menino, que está há três anos no projeto, garante que venceu Phelps nesta segunda.

- Eu estava na borda da piscina e vi que ele pulou. Aí, pensei: "Vou ganhar dele agora". Entrei na piscina e consegui ultrapassar o Phelps. Foi muito emocionante. Depois, ele perguntou meu nome, quantos anos eu tinha e disse que voltaria para me visitar quando eu fosse um nadador profissional - contou Wiliam.

Campeão solidário

Phelps em visita na Rocinha (Foto: Reuters)Phelps entrega medalhas para cada criança do projeto social (Foto: Reuters)

O astro americano criou a Fundação Michael Phelps após seu histórico desempenho nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando faturou oito medalhas de ouro. Desde então, constantemente tem se engajado nas questões sociais, principalmente, nos últimos sete meses. Em outubro do ano passado, em sua primeira visita ao Brasil, o ex-nadador conheceu o projeto social da Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão.
O Complexo Esportivo da Rocinha, inaugurado em dezembro de 2010, beneficia cerca de 4.500 pessoas. O local oferece 17 diferentes modalidades esportivas, além de serviços sociais e de saúde para as crianças e jovens da comunidade carente. Um dos programas mais conhecidos é o do medalhista olímpico Flávio Canto. Alguns destaque da seleção de judô já saíram da iniciativa do ex-atleta.

Na noite desta segunda, Michael Phelps tenta ganhar um dos poucos prêmios que ainda não tem: o Laureus - considerado o "Oscar do Esporte". O americano disputa na categoria Melhor Atleta Masculino, ao lado de feras como o jamaicano Usain Bolt e o britânico Mo Farah (atletismo), o argentino Lionel Messi (futebol), o alemão Sebastian Vettel (Fórmula 1) e o britânico Bradley Wiggins (ciclismo).

O GLOBOESPORTE.COM fará um aquecimento ao vivo do evento mostrando a chegada dos convidados e atletas ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O início está previsto para as 17h, com apresentação de Christiane Mussi e comentários de Gabriele Lomba (editora de Esportes Olímpicos do Globoesporte.com) e Sidney Garambone (editor de qualidade e projetos especiais da TV GLOBO). Além disso, Daniel Cardoso fará as entrevistas direto do tapete vermelho. O internauta poderá participar da transmissão através da hastag #vccomenta. Na sequência, o SporTV transmite a premiação ao vivo, a partir das 19h, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Phelps em visita na Rocinha  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Phelps entra na piscina e nada com crianças (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/premio-laureus/noticia/2013/03/antes-do-premio-laureus-michael-phelps-visita-rocinha-e-cai-na-piscina.html

Nenhum comentário: